terça-feira, 31 de maio de 2011

Sargento da Força Nacional é baleado em assalto


Um sargento da Força Nacional de Segurança do Ministério da Justiça foi baleado, na noite de segunda-feira (30/5), durante um assalto com restrição de liberdade no Núcleo Bandeirante, em Brasília - DF. Segundo a polícia, ele estava em um Astra prata da Polícia Rodoviária Federal, emplacado no Rio Grande do Sul, quando foi abordado por dois homens, suspeita-se que uma terceira pessoa estaria dirigindo um outro veículo que dava apoio aos assaltantes. O caso é investigado pela 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante).

O sargento, oriundo do estado de Mato Grosso, com 34 anos, foi abordado quando estacionava na frente de casa, na Segunda Avenida. Ele levou um tiro na região da coluna e foi colocado dentro do carro dos assaltantes, que saíram em fuga. O grupo seguiu até as proximidades do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), onde deixou o policial e continuou o trajeto. Uma vendedora de 25 anos encontrou o sargento próximo ao meio-fio ainda consciente, mas sem reação nos braços e pernas.

A vítima foi encaminhada ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e em seguida transferida para um hospital particular na Asa Sul. Em um breve depoimento, o sargento disse ter contado aos assaltantes que era policial e pedido que lhe poupassem a vida, alegando ter um filho pequeno. De acordo com o último boletim médico, divulgado no começo da tarde desta terça (31), o oficial corre risco de ficar tetraplégico, mas ainda passa por uma bateria de exames.

A família da vítima, que mora no Mato Grosso, ainda não se manifestou sobre o caso. Segundo informações de policiais da Força Nacional, a inteligência do Departamento da Força Nacional está buscando novas informações sobre os fatos para que se chegue à prisão dos assaltantes. O Sargento vítima do assalto é oriundo do Estado de Mato Grosso e se encontra à disposição da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com vínculo na Força Nacional.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Antonio Banderas afirma que voltará ao Brasil com a família


O ator Antonio Banderas realizou na noite desta terça-feira (24) o lançamento do perfume masculino "The Secret" no Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. O ator também apresentou a exposição fotográfica "Secretos Sobre Negro", de sua autoria. Seis das 22 obras estiveram em leilão, com lance inicial de R$1.500. No total foram arrecadados R$ 560 mil, que serão repassados à ONG RioInclui, que cuida de crianças de baixa renda com deficiências físicas.

"A ideia de fazer essa exposição surgiu junto com a ideia do perfume. Sou ator, não sei vender perfume, mas procuro fazer atividades que não são da minha área profissional", disse o espanhol.

Em seguida ele falou sobre a exposição. "Achei uma boa ideia fazer as fotos, que foram contempladas com poesias. É a quarta vez que as exponho, já foram vistas no instituto Cervantes, em Madri, Nova York e Buenos Aires."

Banderas disse como está sendo sua estadia no Brasil. "É minha primeira visita ao Rio de Janeiro. Cheguei ontem muito cansado do Festival de Cannes. Mas acordei com um sol precioso, fiz uma visita à TV Globo e fui recebido com muitos sorrisos. Queria agradecer ao Mario Cohen (que o homenageou com um almoço)". O ator gostou do que viu até agora. "Tenho a impressão que vou voltar muitas vezes. Quero aproveitar a cidade e voltar com meus filhos e minha mulher. O Rio é uma cidade belíssima", elogiou.

Câmara Municipal de Cuiabá sofre tentativa de invasão que acabou em tiroteio


Um homem se passando por segurança tentou invadir nesta madrugada o prédio da Câmara Municipal de Cuiabá. Ele atirou contra o segurança de plantão, Aguinaldo Luiz de Amorim, de 44 anos, que revidou os tiros.

No confronto, ocorrido por volta da meia noite, o bandido fugiu largando uma motocicleta Honda Twister preta, placas NJD 0318. Um dos vidros da porta da frente ficou destruído com os tiros. Ele teria embarcado em um Fiat Uno branco visto nas proximidades. Apesar do tiroteio, o vigia saiu ileso.

Segundo o guarda, um homem se passando por supervisor da empresa de segurança Forte Sul que presta serviços à Câmara chegou com uniforme completo e queria ter o acesso ao livro de ocorrências. Desconfiado, o vigia passou o livro através da fresta da porta.

"Ele (o desconhecido) pegou o livro com uma mão e atirou com a outra", relatou o vigia que revidou os tiros, atirando seis vezes. O desconhecido, então, fugiu a pé. Aguinaldo chegou do lado de fora, mas não havia manchas de sangue. Ao perceber que havia uma câmera de segurança, os ladrões tentaram destruí-la à bala.

Para o vereador Antônio Fernandes, é estranho o ataque à Câmara, uma vez que não existe mais caixa eletrônico instalado no prédio. Ele lembrou que há cerca de 10 dias criminosos tentaram destruir uma câmera lateral.

Ele não descarta a hipótese dos bandidos estarem atrás de documentos. "Temos processos aqui que estão em papel, pois nem tudo é digitalizado", frisou. As câmeras, no entanto, não capturam as imagens do tiroteio, uma vez que o sistema de filmagem parou de funcionar.

O caso está sendo investigado pela Delegacia do Complexo do Verdão.

Dilma não autoriza entrega de Kit anti-homofobia nas escolas


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (26) que não aprova o kit anti-homofobia que estava em elaboração pelo Ministério da Educação para ser distribuído como material didático às escolas. Segundo ela, o governo não pode interferir na vida privada dos brasileiros. Nesta quarta-feita (25), ela suspendeu a produção e entrega das cartilhas e vídeos contidos no kit.

“O governo defende a educação e também a luta contra práticas homofóbicas. No entanto, não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais”, afirmou, após cerimônia de assinatura de termos de compromisso para a construção de 138 creches.

Segundo Dilma, a função do governo é apenas educar para que se evite agressões e desrespeitos à diferença. “Nós não podemos interferir na vida privada das pessoas . Agora, o governo pode sim fazer uma educação de que é necessário respeitar a diferença, que você não pode exercer práticas violentas contra aqueles que são diferentes de você”, disse.

O kit seria composto por vídeos que tratavam de transexualidade e bissexualidade e que deveriam ser exibidos e debatidos em salas de aula do ensino médio no segundo semestre deste ano. O objetivo do material, composto de três filmes e um guia de orientação aos professores, seria trazer para o ambiente de 6 mil escolas o "tema gay" como forma de reconhecimento da diversidade sexual e enfrentamento do preconceito.

Logo depois do evento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os vídeos do kit anti-homofobia poderão ser integralmente refeitos.

“A presidenta entendeu que esse material não combate a homofobia. Não foi desenhado de maneira apropriada para promover aquilo que ele pretende, que é o combate a violência. (...) Os vídeos poderão ser integralmente refeitos”, afirmou Haddad.

De acordo com Haddad, o kit anti-homofobia ainda não tinha sido aprovado pelo comitê de publicações do Ministério da Educação. Mesmo depois da rejeição da presidente, o material será avaliado pelo ministério e pela Presidência da República para que seja refeito, mas não será distribuído.

Bancada religiosa


Na quarta, após protestos das bancadas religiosas no Congressso, a presidente determinou nesta quarta-feira a suspensão do kit, informou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Diante da decisão de Dilma, o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR-RJ), que participou da reunião com Carvalho, afirmou que estão suspensas as medidas anunciadas pelas bancadas religiosas em protesto contra o "kit anti-homofobia". Em reunião, os parlamentares haviam decidido colaborar com a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para que ele explique sua evolução patrimonial.

O ministro Gilberto Carvalho negou ter pedido que os parlamentares desistissem de trabalhar pela convocação de Palocci diante da decisão da presidente sobre o "kit anti-homofobia".

Petkovic deixa os campos mas continua no Flamengo


O Flamengo definiu as datas das partidas de despedida de Petkovic com a camisa do Flamengo. Em uma reunião com a presidente do Flamengo Patricia Amorim e o diretor de futebol do clube Luis Augusto Veloso, eles assinaram um documento garantindo a presença do Flamengo num amistoso, que será realizado no dia 9 de agosto, diante do Estrela Vermelha, da Sérvia, no Marakana, em Belgrado.

Ontem, Petkovic foi ao centro de treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, para conversar com a comissão técnica sobre sua reintegração ao elenco, já que ele também fará uma despedida oficial, diante do Corinthians, no dia 5 de junho, no Engenhão. Depois destes jogos, ficou acordado que sérvio continuará seu vínculo com o Flamengo, se tornando embaixador do clube no Brasil e no exterior.

Diario de Cuiaba

Estudante é condenado a mais de dois anos de prisão


A juíza Maria Cristina de Oliveira Simões, da 9ª Vara Especializada em Delitos de Tóxicos, sentenciou a dois anos e 11 meses de prisão o estudante de Direito Guilherme Ferreira Costa, de 23 anos. Ele foi preso em flagrante em outubro no ano passado pela Polícia Militar com uma cartela do narcótico LSD em frente ao edifício no bairro Baú, onde residia em Cuiabá. O estudante é filho do delegado de Polícia Civil Aldo da Silva Costa.

De acordo com a sentença, a pena aplicada inicialmente seria mínima de cinco anos e 10 meses, mas a magistrada acabou reduzindo a condenação levando em conta os bons antecedentes e pelo fato de não participar de organizações criminosas.

O estudante alegou que era usuário de drogas e o entorpecente sintético era para “melhorar a aptidão física nas competições que utilizava como lutador”. A magistrada, no entanto rebateu o argumento considerando que tal possibilidade não existe, uma vez que o poder alucinógeno da droga é imenso, podendo causar um mal maior ao usuário quando utilizado rotineiramente, podendo levar até a óbito em razão da overdose, ante ao alto índice da substância atingindo o sistema nervoso central.

Segundo a Polícia Federal, O ecstasy e o LSD são drogas sintéticas produzidas fora do Brasil cujo uso, mesmo eventual, causa danos ao cérebro como qualquer entorpecente. A magistrada também não levou em consideração a acusação de que ele traficava o entorpecente para estudantes da escola localizada em frente ao prédio onde residia.

A prisão do estudante ocorreu no dia 14 de outubro do ano passado em Cuiabá. Ele estava sendo investigado pelo Serviço de Inteligência do 1º Batalhão de Polícia Militar há cerca de um mês.

Segundo a PM, durante as investigações, a polícia descobriu que o estudante vendia ecstasy em festas e casas noturnas de Cuiabá. As investigações da PM apontavam que o público que consumia a droga vendida por ele era formado por frequentadores de festas e boates badaladas da Capital.

Na hora da prisão, os policiais militares encontraram com Costa uma cartela com 50 adesivos de LSD. “Cada adesivo era vendido por R$ 50. Só com a venda de uma cartela ele conseguia lucrar R$ 2,5 mil”, disse um militar. No bolso do jovem, a polícia encontrou R$ 2.230 em dinheiro.

No apartamento de Costa, que ele divide com um irmão advogado – com quem também trabalha em um escritório de advocacia de Cuiabá -, foram encontrados cerca de 30 comprimidos de ecstasy e 40 cápsulas de uma substância em pó, que o suspeito disse ser ecstasy em pó. A substância, de acordo com o jovem, é misturada com bebida alcoólica. O irmão do estudante disse à polícia que não sabia da atividade ilícita do suspeito.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Jovem bate em vários automóveis no bairro Terra Nova


O jovem Andrey Maiolino Garcia Santos, de 23 anos, foi detido nesta madrugada após fazer um verdadeiro "strike", batendo o Honda Civic que dirigia em, ao menos, 10 automóveis. O fato ocorreu após ele levar uma amiga no residencial Terra Nova I.

Ao sair do condomínio, acabou danificando três veículos estacionados nas garagens - sendo um Fiat Doblô, um Golf e um Celta prata.

Na saída, danificou o portão que teve "perda total", ou seja, terá que ser trocado por inteiro. Ainda na rua, acertou um caminhão, um Renault Clio e outros dois veículos estacionados próximos.

De lá, foi parar em frente ao condomínio Topázio, onde danificou um Celta branco destruindo a frente do veículo. Ele foi detido assim que desceu do carro e acabou desmaiando. Segundo a Polícia, ele aparentava estar embriagado.

Nesse ínterim, os proprietários dos veículos foram avisados e acionaram a Policia Militar.

No Plantão Metropolitano, ele foi autuado por danos materiais que prevê apenas a detenção. Os proprietários dos automóveis, no entanto, querem o ressarcimento dos prejuízos.

"Vamos entrar com uma ação coletiva e vamos receber tudo. No meu carro, por exemplo, (Clio) quebrou o eixo e o conserto não será barato", informou uma das vítimas.

Na Delegacia, um irmão de Andrey queria impedir que ele fosse colocado numa cela, entrando em atrito com umas das vítimas. O jovem, por ter curso superior, foi colocado numa cela especial.

De acordo com as vítimas, muitos proprietários de carros ainda não sabem que foram danificados, pois apenas três deles estavam dentro do condomínio.

Sabrina Sato afirma que reatou com Deputado Fábio Faria


Durante a inauguração da boate The Society em São Paulo, Sabrina Sato aproveitou para confirmar um boato e desmentir outros. A apresentadora disse que está sim namorando o deputado Fábio Faria. “Ah... Voltei, né! Estamos conversando, estamos indo...”, revelou Sabrina na noite desta terça-feira, 24.

No entanto, a bela negou que esteja grávida e até fez graça posando com a mão na barriga. “Se eu estivesse grávida, estaria muito feliz. Mas não estou. Tomo anticoncepcional direitinho. Não tem como.” No dia em que foi noticiada a suposta gravidez, Sabrina recebeu uma ligação da mãe Kika e tratou de acalma-la: “Não estou grávida não, mãe. É a imprensa que está sem notícia, a semana está parada”, disse ela na ocasião.

Sobre os rumores de que sua família não gostaria de seu namorado Fábio Faria, Sabrina afirma: Minha família sempre gostou dele. Eles querem me ver feliz.”

Uma das vítimas do naufrágio em Brasília é de Mato Grosso

Familiares do sargento do Exército Adail de Sousa Borges - uma das vítimas do naufrágio da embarcação no Lago de Paranoá, em Brasília (DF) – que moram em Rondonópolis seguiram para a capital federal nesta terça-feira, onde o corpo será enterrado.

De acordo com a irmã da vítima, moradora do bairro Participação, Irades Borges, o sargento estava a trabalho na embarcação que afundou na noite de domingo. Adail, de 45 anos, era casado e deixou uma filha de 17 anos.

Natural de Guiratinga, ele morava em Brasília desde 1978 quando a família mudou-se de Rondonópolis. Há vários anos os pais e os cinco irmãos retornaram para o município, sendo que apenas o sargento optou por seguir a vida em Brasília.

“Estamos transtornados com tudo isso. Estivemos com ele no Carnaval e sempre nos falávamos. Nossa família é muito unida e só eu fiquei para dar apoio para minha mãe”, disse Irades à reportagem. O marido dela, irmãos, cunhados e sobrinhos seguiram para a capital federal.

A família da esposa do sargento é de Brasília e, segundo informações, alguns parentes foram responsáveis pelo reconhecimento do corpo, que só foi localizado ontem.

A família optou por fazer o enterro em Brasília por conta do estado do corpo. Ele trabalhava no buffet do navio, fazendo um trabalho extra.

Conforme informações, ao todo 94 pessoas sobreviveram ao naufrágio, mas a embarcação tinha mais de 100 pessoas. Ainda há pelo menos três desaparecidos do naufrágio. Os bombeiros continuam as buscas no lago. O naufrágio aconteceu por volta das 21h do domingo e as primeiras buscas seguiram até cerca de 2 h da segunda-feira. Quando ocorreu o naufrágio, era realizada no barco uma festa organizada pelo buffet.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Sexta vítima fatal de naufrágio foi localizada em Brasília


O Corpo de Bombeiros encontrou na manhã desta terça-feira (24) a sexta vítima do naufrágio da embarcação Imagination no Lago Paranoá, em Brasília. O corpo de um homem foi localizado a 150 metros da embarcação e a 18 metros de profundidade.

Esse é o segundo corpo encontrado nesta terça. No início dos trabalhos de resgate, os bombeiros localizaram outro corpo de um homem que já foi retirado da água. A vítima ainda não foi identificada.

Na segunda-feira (23) foram encontrados três corpos que já foram identificados. No dia do acidente (22), um bebê de sete meses foi retitado com vida da água, mas morreu quando os bombeiros tentavam reanimá-lo.

Existem ainda de três a quatro pessoas desaparecidas, segundo o Corpo de Bombeiros. "A expectativa [de encontrar os corpos] sempre existe. Gostaríamos de entregar as pessoas vivas para as famílias. Mas a cada minuto que passa a expectativa diminui", disse a major Vanessa Signali, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Falece de infarto em Nova Xavantina Luiz Branquinho


Faleceu na noite desta segunda-feira (23), vítima de infarto, o empresário de Nova Xavantina Luiz Carlos Branquinho. Luiz Branquinho tinha 48 anos, era natural de Santa Helena de Goiás. Morou em Caiapônia no estado de Goiás e há aproximadamente 17 anos residia em Nova Xavantina.

De acordo com Alones Carvalho, genro da vítima, informou que Luiz Branquinho faleceu as 19h00min desta segunda-feira, (23). “Ele sentiu mal em Nova Xavantina e achamos por bem trazê-lo a Barra do Garças para fazer alguns exames. Chegando aqui, os exames foram feitos, pegamos o resultado, ele tomou alguns remédios e estava tudo bem; mas quando foi por volta das 18 horas, ele sentiu mal novamente e tivemos que interná-lo. Quando foi lá pelas 19h00min ele sofreu uma parada cardíaca e veio a faleceu”, disse.

Há 17 anos, quando veio para Nova Xavantina, Luiz Branquinho iniciou sua carreira como empresária no ramo de panificadora, instalando a Panificadora Pão de Mel, situada à época na Avenida Ceará. Mais tarde muda-se para Av. Mato Grosso, onde funciona hoje a Drogaria Evangélica. Sempre com visão futurista, Luiz Branquinho enquanto trabalhava no novo endereço, fitou os olhos no terreno que ficava do outro lado da rua e juntamente com sua esposa e os filhos, trabalharam bastante até adquiri-lo. Com tanto esforço conjunto, conseguiu construir a sede própria da Panificadora Pão de Mel, na Av. Mato Grosso, de frente com a BR 158.

Recentemente, Luiz Branquinho havia deixado o ramo de panificadora e investido no ramo de churrascaria, atuando por um curto espaço de tempo na antiga Churrascaria do Juquinha, voltando logo depois para o prédio onde havia iniciado no ramo de panificadora, na Av. Ceará, agora servindo almoço e marmitex. De uns tempos para cá, o empresário havia diminuído seu ritmo de trabalho no comércio para dedicar parte do seu tempo à sua fazenda que fica próximo ao Balneário Chiquito.

Branquinho deixou a esposa, senhora Érica Viviane Santos Branquinho e duas filhas: Patrícia Banquinho de 22 anos, e a adolescente Angélica Branquinho, de 17. O corpo de Luiz Branquinho está sendo velado na sede da Maçonaria Roncador.

Novas regras para cartões de crédito entram em vigor em junho


O Banco Central publica nesta terça-feira uma cartilha sobre o uso do cartão de crédito, para evitar o endividamento excessivo das famílias. A explicação acompanha a chegada das novas regras para cartões, definidas no início deste ano, e que entram em vigor no dia 1º de junho. Entre as principais mudanças, está a redução do número de tarifas cobradas – de até 80 atualmente para, no máximo, cinco – e o estabelecimento de um percentual mínimo de pagamento mensal definido por norma.

Atualmente, os bancos exigem cerca de 10% de pagamento mínimo na fatura mensal, segundo a conveniência de cada instituição. A partir de junho, esse mínimo será de 15% e, em dezembro, esse piso sobe a 20%. “As novas regras incentivarão o uso racional do cartão, evitando que as famílias se endividem em excesso”, diz o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Para Tombini, as novas medidas contribuirão para que o cartão continue crescendo de forma sustentável e transparente. Ele destacou que, nos últimos anos, o número de cartões emitidos e o volume de recursos gastos por esse meio de pagamento cresceram bastante, evidenciando que mais pessoas estão usando-o. “Cartões já são usados no dia-a-dia de famílias que compõem a base da pirâmide social.”

Por isso, o BC notou um crescente risco operacionais e legais, que poderiam prejudicar os usuários – muitos deles tendo, pelo cartão, o primeiro acesso a serviços financeiros de suas vidas. O elevado número de tarifas, por exemplo, leva a uma relação mais hostil entre fornecedores e usuários de cartão de crédito, diz Tombini.

Para o procurador-geral da República, o consumidor de cartões vai poder, de fato, comparar as tarifas de cartões depois da resolução 3919, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que reformou essas normas para os cartões de crédito. “Isso vai fomentar a concorrência e a redução de preços nesse mercado.”
O Banco Central promove hoje, em sua sede Brasília, seminário sobre as novas regras para os cartões de crédito.

Policiais civis morrem em acidente após ocorrência policial


Os policiais civis Edson Leite e João Osni Guimarães, o “João Caveira”, morreram na tarde de ontem num acidente de trânsito na avenida Filinto Müller, em Várzea Grande. O carro em que os dois estavam se espatifou contra um muro quando Caveira tentava levar o colega para o Pronto-Socorro. Edson fora baleado, segundo a polícia, numa troca de tiros no Posto 2006 da Rodovia dos Imigrantes. Durante o tiroteio, atingiu fatalmente Gilson Sílvio Alves, que morreu no local.

Há versões conflitantes sobre o tiroteio que antecedeu a morte dos dois policiais e que vitimou Gilson, de 33 anos.

De um lado, a polícia afirma que Edson e um outro policial civil, Maxwel Pereira, estavam realizando uma diligência (o objeto da investigação não foi informado) no posto e, quando foram abordar Gilson, ele tentou fugir. Considerado suspeito, ele entrou em luta corporal com Maxwel, quando conseguiu retirar a arma do policial e disparar contra uma perna dele e contra o abdômen de Edson, que revidou alvejando Gilson até a morte (três tiros nas costas, dois na cabeça e um na perna). Um policial militar socorreu Maxwel. Já Edson teria telefonado para João Caveira, que morava na região, e este foi com seu carro socorrer o colega. Em altíssima velocidade, na avenida Filinto Müller, ele acabou “patrolando” um quebra-molas, perdeu o controle do veículo e morreu ao se colidir contra um muro.

Do outro lado, a família de Gilson, que na tarde de ontem estava no Posto 2006 com sua esposa Josiane Carlos Santos, de 32 anos, afirma que o incidente no Posto 2006 foi consequência de um acerto de contas. A casa da família em Várzea Grande, no bairro Jardim Eldorado, foi roubada na última sexta-feira e Gilson teria agredido fisicamente um dos suspeitos pelo roubo, que teria ligações com Caveira.

A família explica que a polícia nada fez em relação ao roubo desde sexta-feira. No sábado, uma pessoa ligou informando os nomes dos ladrões, que seriam do mesmo bairro. A mesma pessoa, depois, ligou novamente, desta vez pedindo resgate pelos objetos roubados – como um videogame, um notebook e uma câmera fotográfica.

A família levou tudo ao conhecimento da polícia. No domingo, a casa foi apedrejada e um dos assaltantes – de nome Diego - teria ido tirar satisfações com a família na casa da mãe de Josiane. Gilson teria se irritado e o agredido fisicamente. Ontem de manhã, Gilson foi registrar um boletim de ocorrência relatando os fatos à Polícia Civil. Ainda ontem, a casa chegou a ser estranhamente rondada por uma Blazer preta supostamente da tia de um dos assaltantes, segundo familiares de Josiane.

Com medo, Josiane e Gilson foram para o Posto 2006, onde ele já trabalhou como gerente. Lá, o Golf preto de Caveira teria aparecido. Além dele, desceram Maxwel e Edson Leite. Ao vê-los atirando para cima, Gilson teria corrido para o mato com medo. Um entregador que estava no local naquele momento relata que, na confusão, somente os policiais atiraram. Ao contrário do que diz a polícia (segundo a qual Gilson pegou a pistola de Maxwel), os tiros que atingiram Edson e seu colega teriam sido “fogo amigo”; o entregador, que não quis se identificar, afirma que não viu arma ao lado do corpo de Gilson, que trabalhava com promoção de eventos. “Ela foi plantada lá, tenho certeza absoluta”.

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso, que ficará sob responsabilidade da delegada Silvia Pauluzzi. O delegado Antônio Carlos Garcia não soube informar de que se tratava a investigação no Posto 2006 que teria Gilson como suspeito

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Naufrágio de barco no lago Paranoá já fez quatro vítimas fatais




O Corpo de Bombeiros suspendeu nesta segunda-feira as buscas por vítimas do naufrágio de um barco no lago Paranoá, em Brasília, ocorrido na noite de ontem. Dois corpos foram encontrados na tarde de hoje, totalizando quatro mortos até agora, dentre eles uma mulher e um bebê de sete meses.

As buscas serão retomadas amanhã. O número de desaparecidos pode chegar a sete. Os dois corpos resgatados nesta tarde foram encaminhados ao IML.

As buscas por desaparecidos foram prejudicadas pela baixa visibilidade no lago, que hoje está em menos de um metro. Os trabalhos estão concentrados no local do acidente e no trajeto que ele faria, sentido Lago Norte.

Ao menos 25 mergulhadores foram mobilizados. Também são feitos mergulhos no naufrágio para o recolhimento de materiais --um papel com a lista de passageiros foi encontrado entre os destroços.

O comandante Rogério Leite, da Delegacia Fluvial de Brasília, informou que o barco tinha rachadura em um de seus tubulões --estruturas que auxiliam na flutuação das embarcações. Mergulhadores foram até o barco "Imagination", que está a 17 metros de profundidade, e constataram a rachadura.

Leite não informou o tamanho da avaria nem se ela pode ser apontada como a causa do naufrágio. Segundo ele, o comandante do barco poderia nem saber da existência da rachadura, já que os tubulões ficavam submersos.

No momento do acidente, por volta das 21h, quatro homens da Marinha eram responsáveis pela fiscalização do lago. Leite afirmou que o número era suficiente para a fiscalização e estava dentro da média de servidores usados pela Marinha para a tarefa.

"O trabalho de fiscalização é aleatório, não podemos estar em todos os barcos ao mesmo tempo", disse. Ao falar sobre o acidente, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), afirmou que é necessário ter "um grau de fiscalização muito grande em todo o tipo de embarcação".

O comandante da Delegacia Fluvial de Brasília disse ainda não saber quando será feito o içamento do barco do fundo do lago, mas que só ocorrerá depois que todos os desaparecidos forem encontrados.

A Marinha abriu um inquérito para investigar os motivos do acidente, com prazo de conclusão de 90 dias.

O "Imagination" estava com o número de ocupantes acima da capacidade permitida, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Segundo a major Vanessa Signale, o barco tinha autorização para navegar com 90 passageiros e dois tripulantes, mas ao menos 104 pessoas estavam a bordo.

A última vistoria feita na embarcação ocorreu em novembro, e foi atestado que ele estava em boas condições e tinha todos os itens de segurança, como boias e coletes salva-vidas. Passageiros relataram, porém, que ninguém usava os coletes na embarcação na noite de ontem.

As famílias que estavam na beira do lago foram orientadas a ir para o IML de Brasília para aguardar informações.

A mãe do bebê morto no naufrágio foi identificada apenas como Valdelice e permanece desaparecida. "Não temos mais esperança de encontrá-la viva", disse o cunhado, Joeci. O enterro do corpo do bebê só deverá ocorrer quando a mulher for encontrada.

Segundo Joeci, o marido de Valdelice e outra filha do casal estavam na embarcação, mas sobreviveram e estão fisicamente bem.

O "Imagination" havia partido de um clube e passava por outros recolhendo passageiros para uma festa que era realizada na própria embarcação. Ela enfrentou problemas quando passava próximo da ponte Juscelino Kubitschek.

Segundo relato de sobreviventes, o barco virou após uma lancha passar muito perto e provocar ondulações, mas as circunstâncias do acidente ainda estão sendo investigadas. O garçom Everaldo Sales da Silva, 43, negou que a lancha tenha provocado ondulações.

"Já ouvimos relatos de colisão, de problema, de explosão, mas isso é prematuro. Só teremos certeza com a perícia", afirmou o delegado titular do 10º DP, Adival Cardoso de Matos, que investiga o caso.

O comandante do barco, Airton da Silva Maciel, era habilitado para a função. Ele e o proprietário da embarcação foram ouvidos pela Polícia Civil e, segundo o delegado, afirmaram que o barco era legalizado.

Passageiros relataram que ninguém usava coletes salva-vidas na noite de ontem. O comandante afirmou que começou a distribuir os coletes assim que o problema começou, mas que o barco submergiu muito rápido, o que teria dificultado a distribuição.

No dia 22 de maio de 2010, o naufrágio de uma lancha com 11 pessoas no lago Paranoá resultou na morte de duas irmãs de 18 e 21 anos.

A embarcação estava superlotada e tinha capacidade para apenas seis passageiros. Após a tragédia, a Marinha informou que iria intensificar a fiscalização no lago, inclusive no período noturno.

Fantástico veicula Secretário de Barra do Bugres comemorando recebimento de propina



O Secretário de Finanças da Prefeitura de Barra do Bugres - MT, Iandro Almicci, foi flagrado por câmeras do circuito fechado do Banco do Brasil recebendo R$ 15 mil de propina no esquema de fraudes na compra de remédios, esquema este, encabeçado pela empresa Sulmedi, do Rio Grande do Sul. As imagens do secretário foram divulgadas neste domingo pelo Fantástico, da TV Globo. Iandro teve prisão decretada pela Justiça Federal gaúcha, ficou dois dias preso em Cuiabá juntamente com outros servidores da Prefeitura e do Hospital Municipal.

As câmeras de segurança de um banco mostram Carlos Eduardo da Silva, representante da Sulmedi, sacando R$ 15 mil. O encontro com Iandro Almicci, é na própria agência. “Com o tempo de atuação eles vão ficando menos cuidadosos. O dinheiro é sacado e, imediatamente passado ao secretário” – diz Gabriela Prolle, delegada da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, responsável pela investigação.

De acordo com a policial graduada, as imagens mostra o secretário no saguão de entrada do banco. Ao receber o dinheiro, “ele comemora o recebimento de R$ 15 mil diante do circuito interno de TV do banco”.

Além de Iandro Almicci, foram presos em Barra do Bugres, na operação deflagrada pela Polícia Federal, Rodrigo Salmazo Martins, diretor do Hospital Municipal, José Wilson Pereira Lage, o popular “Maizena”, coordenador de licitação da Prefeitura de Barra do Bugres, e o farmacêutico Germano Modesto Cagnoni.

O esquema de desvio de dinheiro encaminhado pelo Governo Federal para compra de medicamentos para serem distribuídos aos pobres tinha braços em pelo menos 13 cidades de Mato Grosso. De acordo com a Polícia Federal, executadora da “Operação Saúde”, foram cumpridos em Mato Grosso 19 mandados de prisões e de buscas e apreensões de documentos.

As investigações foram concentradas na fraude a licitações, corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha. Além de medicamentos, havia dinheiro público destinado a aquisição de material hospitalar e outros insumos da área de saúde por prefeituras municipais supostamente desviados.

Jovem morre ao cair em Mirante na Chapada dos Guimarães


O Corpo de Bombeiros acaba de resgatar o corpo do jovem Suelme Vitor Evangelista de Moraes, de 26 anos. Ele morreu ontem (22) ao se desequilibrar e cair no Mirante do Centro Geodésico da América do Sul, em Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá.

O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) fez a localização do corpo no início da manhã de hoje (23). Após a localização, iniciou-se a operação para trazer Suelme de volta ao penhasco.

O corpo do jovem estava inerte em uma pedra a cerca de 60 metros abaixo do local de onde ele havia caído. Os oficiais levaram o corpo do jovem até um campo aberto para então helicópitero Águia 4 subir com o cadárver até o mirante. A operação é chefiada pelo comandante João Rainho Júnior, do Corpo de Bombeiros.

Os peritos do Instituto Médico Local acompanham a operação e vão levar o corpo do jovem para o Instituto, onde a serão realizados exames de necropsia.

Segundo o investigador da Polícia Civil Lafrídio de Freitas, o jovem estava em uma pedra conhecida como "trampolim", onde geralmente os turistas vão para tirar fotos. De acordo com relatos de amigos, ele teria escorregado e caído.

O mirante é um dos pontos turísticos preferidos pelos frequentadores da cidade. Ele fica a 8 quilômetros de Chapada na rodovia que liga o município a Campo Verde. A altura total do penhasco é de 150 metros.

Mirella Santos e Ceará do Pânico são flagrados em restaurante



Na noite deste domingo (22), a modelo Mirella Santos e o humorista Wellington Muniz, o Ceará do Pânico na TV, foram flagrados em um jantar romântico pela equipe do programa, confirmando a especulação sobre o namoro dos dois.

Após alguns domingos de suspense sobre quem seria a loira que Ceará estaria "pegando", o mistério foi revelado e confirmado por uma câmera escondida, que mostrou o humorista e Mirella aos beijos e carícias em um restaurante.

Na saída do local, uma banda, um cover do Sérgio Mallandro, anões e muito confete surpreenderam o casal. Ceará se mostrou desconfortável e logo entrou no carro com Mirella, sem falar com os colegas.

O Humorista não comentou nada sobre o acontecido no Twitter e desviou o assunto para a nova franja de Sabrina Sato. Já Mirella mandou alguns comentários para o Twitter do namorado e riu dos comentários de seus seguidores durante a exibição das cenas na televisão.

Mato Grosso pode sofrer divisão


Neste mês, a Câmara dos Deputados aprovou a realização de um plebiscito para a população do Pará decidir se concorda com a criação de dois novos Estados: o do Carajás e o do Tapajós. Mas a mudança no mapa do Brasil não para por aí. O Congresso tem propostas para criar 11 unidades da federação, entre Estados e territórios. E, se forem aprovadas, o país passará de 26 para 33 Estados e criará quatro territórios.

A região Norte sofreria a maior mudança em sua geografia porque, além do desmembramento do Pará, abrigaria os quatro territórios: Rio Negro, Solimões, Juruá e Oiapoque. No Nordeste, são três ideias: o Estado do Maranhão do Sul, o da Gurgueia (desmembramento do Piauí) e o do Rio São Francisco (separação de parte da Bahia). Já no Centro-Oeste, o movimento se concentra no Estado do Mato Grosso, onde podem surgir duas novas divisões: Mato Grosso do Norte e Araguaia.

Os movimentos de separação já têm mais de 20 anos, explica o geógrafo Gilberto Rocha, da UFPA (Universidade Federal do Pará). Durante as discussões para elaboração da Constituição de 1988, regiões manifestaram interesse em se tornarem independentes. Uma delas é o atual Tocantins, que pertencia à Goiás.

- Naquele contexto, emergiram várias propostas de divisão do território nacional. Praticamente em todas as regiões surgiram movimentos com essa perspectiva. Isso, em parte, pode ser explicado em função de que a matéria foi colocada em segundo plano durante todo o regime militar.

O pesquisador lembra que houve algumas modificações durante a ditadura, como a criação do Estado do Mato Grosso do Sul e a unificação do Rio de Janeiro, mas elas não foram tratadas em nível nacional.

Segundo Rocha, durante o regime militar houve uma modificação substancial no povoamento e nas formas de uso do território brasileiro, com o processo de modernização do país. Surgiram novas fronteiras de povoamento, novas cidades e também novos pólos de poder. Muitas dessas fronteiras, principalmente na região Norte, foram estimuladas pelo governo. O geógrafo diz que, só no Pará, surgiram mais de 70 cidades naquele período.

- Na parte oeste da Amazônia Ocidental, onde os processos [de povoamento] não foram intensos, há propostas de criação de novas estruturas político-administrativas, os territórios, que vêm de cima para baixo e não de reivindicações locais.

Os territórios federais deixam de fazer parte de um único Estado para integrar a União. De acordo com a Constituição, as contas passam a ser submetidas ao Congresso Nacional e, caso o território tenha mais de 100 mil habitantes, um governador pode ser nomeado (sem realização de eleições). Segundo o geógrafo, a criação dos territórios está muito relacionada à proteção de fronteiras.

O deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), autor do projeto sobre o Território Federal do Oiapoque, diz que, na época em que ele foi apresentado, em 2001, a região vivia uma “situação de abandono” e precisava de mais investimentos para desenvolvimento e proteção da fronteiras do país. O deputado admite, no entanto, que a proposta está parada e perdeu a força, porque a região passou a receber mais recursos, inclusive do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

- O governo [federal] não tem a intenção de criar novos territórios. Não é um assunto que esteja na pauta da Câmara ou do governo.

Novos Estados

O geógrafo Gilberto Rocha explica que os movimentos de criação de novos Estados estão ligados a grupos emergentes, que reivindicam o controle desses territórios.

- No Pará, há mobilização de poderes locais que emergiram nos últimos 30 anos. São populações que emigraram do Brasil inteiro.

Ele ressalta que não é possível dizer que os movimentos sejam apenas da elite e que não haja interesse da população e o desejo de autodeterminação.

O deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), um dos principais articuladores para criação do Estado do Carajás, afirma que há mais de 20 anos, a região “sonha com o desenvolvimento”. Segundo ele, apesar dos investimentos do setor privado ali, o Estado é ausente.

- Não há bom governador que dê conta de um Estado desse tamanho. [...] O Pará não tem capacidade de gestão daquela região. Há a ausência absoluta de Estado.

Para ele, o atual crescimento do Tocantins, que era conhecido como um “corredor de miséria”, estimula a população de parte do Pará a pedir a emancipação.

- A classe política é uma classe, aqui no Brasil e no mundo todo, muito desacreditada. Há esse preconceito, quando você fala em criar um novo Estado, que é oportunismo e forma de fazer farra com o dinheiro público. Mas há gente decente na classe política.

Segundo o deputado, o novo Estado não vai precisar de “nenhum centavo da União”, porque os recursos que já vão para o Pará seriam repartidos e, além disso, arrecadação do Carajás seria suficiente para mantê-lo. A mineradora Vale é citada como uma das grandes investidoras na região.

Para Ribamar Alves (PSB-MA), que defende a criação do Maranhão do Sul, a distância da capital a determinadas regiões do Estado dificulta a gestão.



- São Luís fica em uma ilha isolada, muito distante do sul. As ações públicas têm dificuldade de chegar na outra ponta.

O deputado federal também diz que o novo Estado não sairia caro para a União. Para ele, os altos custos são “exagero da imprensa”.

Para o professor Gilberto Rocha, o tamanho em si de um Estado não é uma justificativa para desmembrá-lo. Em geral, há carência de infraestrutura para permitir melhor comunicação e integração regional. Com essas melhorias, segundo ele, seria possível pensar uma gestão descentralizada, que desse mais autonomia a diversas regiões.

- O mundo caminha para a integração e não necessariamente para o afastamento.

Tribunal de Justiça julga retorno de Ralf Leite


O Tribunal de Justiça (TJ/MT) julga amanhã (24) o mérito de uma medida cautelar que pode culminar no retorno do ex-vereador Ralf Leite (PRTB) à Câmara Municipal de Cuiabá. O relator é o desembargador Mariano Travassos que anteriormente negou o pedido de liminar.

Agora, o recurso será apreciado pela Quarta Câmara Cível composta ainda pelo desembargador José Silvério Gomes e o juiz substituto de 2º grau, Marcelo Souza de Barros.

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do procurador de Justiça, José Basílio Gonçalves, emitiu parecer favorável à nulidade do processo disciplinar que levou a perda do mandato e cassação dos direitos políticos pelo período de 8 anos.

Uma das irregularidades destacadas é que o processo de investigação conduzido pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara está repleto de falhas.

Um dos pontos considerados falhos é que o pedido de investigação não passou pelo plenário para aprovação com o propósito de iniciá-la, mas configurou uma simples ordem da Mesa Diretora.

Outras irregularidades citadas são a decisão da Comissão Investigativa de manifestar pela cassação sem antes receber a defesa, o que configura cerceamento de defesa e trabalhos iniciados fora do prazo legal.

"Considerada a abrangência das nulidades contratadas, que, evidentemente, enodoaram todo o processo, do princípio ao fim, desnecessário avançar comentários sobre outros pontos para concluir que a decisão resultante no Decreto Legislativo que o autor combate não julgou processo algum", diz trecho do parecer do MPE.

A advogada Débora Rocha anexou ao agravo regimental a decisão do assessor jurídico da Câmara de Cuiabá, Emanuel Almeida, de orientar o Parlamento a revisar o processo disciplinar pela suspeita de ferimento às normas da Constituição Federal.

Ainda foi juntado o documento no qual o procurador de Justiça, José Basílio Gonçalves, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) reivindicando a nulidade do processo disciplinar. No total, são quatro pareceres do MPE favoráveis ao retorno de Ralf Leite em recursos ainda pendentes de apreciação pelo Judiciário.

Histórico

Um mês após a posse no cargo de vereador, Ralf Leite foi detido pela Polícia Militar ao ser flagrado supostamente mantendo relações sexuais com um travesti menor de idade em frente a um motel na região do Zero Quilômetro, conhecida zona de prostituição e tráfico de drogas de Várzea Grande.

Após responder a um processo disciplinar conduzido pela Comissão de Ética composta pelos vereadores Everton Pop, Domingos Sávio e Adevair Cabral, Ralf Leite foi cassado em agosto de 2009 por quebra de decoro parlamentar. A acusação é de que teria usado o cargo de parlamentar para intimidar os dois policiais militares que efetuaram a prisão em flagrante.

Mídia News

domingo, 22 de maio de 2011

Comerciantes não querem mais caixas eletrônicos em seus estabelecimentos



Os frequentes arrombamentos a caixas-eletrônicos têm feito com que comerciantes evitem ou desistam de colocar o equipamento no interior de suas lojas. Além da comodidade com a presença das máquinas, elas favorecem com que o cliente fique habituado a entrar no estabelecimento e acabe realizando as chamadas compras por impulso, o que costuma dar certo. Mas a idéia tem sido deixada de lado por conta da violência.

É o que aconteceu em uma farmácia localizada na avenida Mato Grosso, região central de Cuiabá. O proprietário Miguel Ângelo Carrocia conta que desistiu de manter o equipamento dentro do estabelecimento após o último assalto, ocorrido em março deste ano. "Foi por volta das 22 horas. Eu e três funcionários estávamos fechando a farmácia quando fomos rendidos", relata.

Miguel lembra que os bandidos conseguiram abrir o cofre, mas não concretizaram o roubo porque acabaram presos pela polícia, que foi acionada por vizinhos. "É horrível. Depois que tiramos o caixa-eletrônico trabalhamos mais tranquilos", comenta. Porém, ele reconhece que o movimento de clientes caiu entre 20% a 30%.

Dados do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb) mostram que neste ano já ocorreram 40 arrombamentos de caixas-eletrônicos no Estado. Ano passado, foram 120. Esse número deu a Mato Grosso o segundo lugar no ranking nacional neste tipo de crime. A maioria dos casos envolve caixas do Banco do Brasil.

Presidente do Seeb, Arilson Silva confirma a desistência por parte dos comerciantes ou lojistas. "Não temos um levantamento, mas tem aumentado o número de empresários que não querem mais manter o caixa-eletrônico dentro do seu estabelecimento, pois temos recebido informações dos proprietários dos comércios arrombados e por parte da própria polícia", informa.

Silva entende que esta situação é resultado da falta de investimento em segurança. "O banco disponibiliza o caixa-eletrônico, que presta serviço à população, mas não disponibiliza equipamentos de segurança", afirma.

O presidente do Sindicato deixa claro que o movimento sindical não é contra a instalação dos equipamentos no comércio local, mas que tem apresentado algumas sugestões que possam inibir os bandidos. "Uma delas é a instalação de câmaras ‘linkadas' com o serviço de inteligência da polícia para tornar esses locais mais seguros", exemplifica.

Silva lembra que os bancos alcançam cifras bilionárias ao longo do ano e, até por isso, têm que ter uma preocupação maior com a proteção de seus clientes. "Apesar de serem locais privados os bancos fazem destes estabelecimentos comerciais uma extensão das suas agências. Ao mesmo tempo em que levam benefício com a prestação de serviço, também oferecem riscos e, por isso defendemos a instalação de equipamentos como alarmes e câmaras para que se tenha efetivamente um ambiente mais seguro", argumenta.

Comandante Regional de Cuiabá (CR1), coronel Zaqueu Barbosa, informa que a polícia fez um mapeamento dos locais que têm caixas-eletrônicos (a maioria está localizada na região central). Nesses lugares, segundo ele, são feitas rondas constantes para inibir a ação dos assaltantes.

O Coronel alega que 90% dos arrombamentos ocorreram em caixas que não tinham nenhum tipo de equipamento de vigilância. "Não têm dispositivo de jato de tinta, sensor de vibração ou câmera de segurança velada", comenta. "A diminuição dos arrombamentos passa por investimento por parte dos bancos em tecnologia para que se possa dificultar o acesso ou a ação dos bandidos", acredita.

O Estado não deveria garantir a segurança aos seus cidadãos? Será que é realmente papel dos bancos garantir que o cidadão possa fazer seus saques, retirar o seu suado dinheiro sem que este seja roubado? Será que vamos ficar escravizados pelos bancos, a mercê de inverstimentos privados para poder desfrutar de nossa vida social? A Segurança Pública de Mato Grosso está em frangalhos e quem perde com isso é a sociedade, que começa a ficar refém da criminalidade, ilhada, está perdendo aos poucos as comodidades em virtude da violência que impera no estado. O que se pode fazer, porque em outros estados, medidas são adotadas e em Mato Grosso, tudo continua como está. Porque Mato Grosso é o quarto maior estado do país e possui um efetivo policial menor do que a Paraíba por exemplo, que é oito vezes menor em extensão territorial? Porque Mato Grosso é um estado rico, maior produtor de grãos do país e paga um salário de miséria aos seus policias? Bem menor que o praticado estado do Sergipe por exemplo.

São perguntas que o cidadão que paga seus impostos quer saber, mas nunca consegue respostas. Até quando?? Até quando??

Irmã Dulce será beatificada neste Domingo


Fiéis se preparam para participar, neste domingo (22), da cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, em Salvador. A cerimônia está marcada para começar às 17h, mas a abertura dos portões do Parque de Exposições será às 12h. O evento espera reunir cerca de 70 mil pessoas.

Segundo a organização do evento, está prevista para as 14h a apresentação do espetáculo "Nasce uma Flor", que irá contar, em forma de dança, música e teatro, alguns momentos da trajetória de vida de Irmã Dulce.

Reunindo mais de 500 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) – complexo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce – com idades entre 6 e 15 anos, a peça trará cenas como a acolhida da religiosa às crianças que viviam nas ruas da capital e a célebre ocupação do galinheiro – episódio que marcou o nascimento do Hospital Santo Antônio.

Após a apresentação artística, terá início às 17h a celebração canônica com uma missa seguida do roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano. A cerimônia, que contará com a participação de mais de 500 religiosos – entre padres, arcebispos, bispos, diáconos e seminaristas de todo o Brasil – será presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, o delegado papal na solenidade, representando o Papa Bento XVI.

Filha do cirurgião dentista Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes nasceu em 26 de maio de 1914, na capital baiana. Com a morte da mãe, com apenas 7 anos, a menina foi morar com as tias e aos 13 descobriu a vocação religiosa. Em homenagem à mãe, recebe o nome de Irmã Dulce. A religiosa morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos.

Beatificação


O decreto que formaliza a condição de beata de Irmã Dulce foi assinado por Bento XVI em 10 de dezembro de 2010. A abertura do processo de beatificação de Irmã Dulce ocorreu em 17 de janeiro de 2000. No ano seguinte foi anunciado o milagre e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano.

Para que fosse considerada beata, uma vasta documentação foi encaminhada ao Vaticano, que fez o reconhecimento jurídico, em junho de 2003, sobre a veracidade do milagre atribuído a Irmã Dulce.

Em abril de 2009, a religiosa foi considerada venerável pela biografia. Isso, segundo a Igreja Católica, implica dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.

Alunos da PM são presos após apresentarem certificados falsos


Dois alunos a soldado da Polícia Militar foram presos em flagrante por uso de diploma falso na comprovação do nível de escolaridade exigido para o ingresso na polícia.

Aprovados em concurso no ano passado, Adão Ramos de Sousa Júnior, de 24 anos, e Andhrey de Almeida Fernandes, 23 anos, confessaram que pagaram R$ 500, cada, para obter diploma do ensino médio da Escola Estadual João Brienne de Camargo, de Cuiabá, sediada no cruzamento das avenidas João Gomes Sobrinho e Miguel Sutil (Perimetral).

No depoimento prestado à polícia, Adão Júnior declarou que conseguiu o diploma através do namorado de um ex-professor da escola. Já Andhrey Fernandes apontou uma mulher, que seria uma enfermeira da rede municipal de saúde, também amiga do ex-professor da mesma escola. Pelo valor pago, os “ex-futuros” policiais obtiveram o certificado de conclusão, atestado e o histórico escolar. Toda documentação apresentava carimbos, supostamente falsos, da escola e de funcionários da direção e setor administrativo.

Pelas notas impressas no histórico, os dois falsos ex-alunos eram estudantes assíduos e aplicados. Só tiravam boas notas, acima de 7.0, e não faltavam aula. Os falsificadores tiveram até o cuidado de não atribuir nota deles a eles, talvez para não levantar suspeitas.

Andhrey e Adão disseram que não se conheciam antes, portanto, um não sabia sobre o diploma falso do outro. Mas ambos disseram que os intermediários nas falsificações contaram que tinham contato com pessoas que conseguiam fazer diplomas falsos dentro da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

As falsificações foram descobertas pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar durante a investigação social sobre a vida pregressa dos aprovados para carreira militar. O sargento David Sousa Dourado, um dos integrantes desse trabalho, foi quem entregou os soldados-alunos no plantão da Polícia Civil no Cisc Planalto.

Para não restar dúvida e deixar brecha para “ex-futuros” soldados, o Serviço de Inteligência anexou inclusive um ofício da escola, assinado pelo secretário de administração escolar, Reginaldo Eugênio de Carvalho, declarando que os números dos diplomas não existem e ambos nunca foram alunos da escola. Os dois foram para o presídio de Santo Antônio de Leverger.

Vettel vence GP da Espanha


Após a pole de Mark Webber e os problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers) no sábado, parecia que a vida de Sebastian Vettel não seria fácil no GP da Espanha. A largada serviu para reforçar esta impressão, quando Fernando Alonso aproveitou a briga entre os companheiros de RBR para assumir a ponta. Mas o alemão tinha um coelho na cartola. Com uma tática perfeita, antecipando a segunda parada para evitar o tráfego na pista, ele superou os rivais, chegou à sua quarta vitória em cinco corridas em 2011, e ainda resistiu à forte pressão de Lewis Hamilton nas últimas voltas. O inglês da McLaren foi o segundo colocado.

Ao contrário do que era esperado, nem a maior zona da ultrapassagem da temporada aumentou as disputas em Barcelona. Por isso, com uma estratégia de uma parada a menos, Jenson Button superou uma péssima largada, quando caiu para décimo, conservou bem os pneus e subiu para a terceira posição, completando o pódio. O inglês da McLaren ficou à frente do australiano Mark Webber, da RBR, o quarto colocado. Fernando Alonso, da Ferrari, teve um bom início, assumiu a ponta, só que teve problemas com os pneus no fim da prova. Ele terminou em quinto.

Os brasileiros não andaram bem em Barcelona. Felipe Massa, da Ferrari, que largou em oitavo, vinha na mesma posição a oito voltas do fim da prova quando seu câmbio quebrou e provocou seu primeiro abandono do ano. Rubens Barrichello, da Williams, largou muito atrás, teve problemas em seu pit stop no início da corrida e acabou apenas em 17º, duas posições pior que o companheiro Pastor Maldonado, que não conseguiu um bom desempenho na corrida.

A vitória em Barcelona fez Sebastian Vettel disparar na ponta do Mundial de Pilotos. O alemão tem agora 118 pontos, 41 à frente de Lewis Hamilton, o segundo, que tem 77. Mark Webber é o terceiro, com 67, e Jenson Button, o quarto, com 61. Após o abandono, Felipe Massa caiu para oitavo, com 25, e tem a metade da pontuação do companheiro Fernando Alonso, o quinto, com 51. A próxima corrida da temporada 2011 será o tradicional GP de Mônaco, no próximo domingo, dia 29 de maio.

A corrida


Com Webber na pole e Vettel em segundo, o GP da Espanha parecia que veria mais um domínio dos carros da RBR. Mas a largada se encarregou de mudar este panorama. Alonso, que estava na quarta posição do grid, saltou muito bem, aproveitou a disputa entre o alemão e o australiano, se espremeu pelo lado de dentro e assumiu a liderança da corrida. Webber caiu para terceiro ao ser superado pelo companheiro e líder do campeonato. Hamilton ficou em quarto e Massa caiu para 10º, mas voltou para oitavo ainda na primeira volta.

Ao contrário do que se esperava, Alonso conseguiu se manter em primeiro por mais de uma volta, já que a asa móvel não fazia tanto efeito na reta dos boxes para as ultrapassagens. Mais atrás, Button largou com uma estratégia diferente e caiu para décimo, mas iniciou sua recuperação ao passar Sebastien Buemi na quinta volta. O inglês pressionou Massa e o superou em seguida.

Na frente, os quatro primeiros - Alonso, Vettel, Webber e Hamilton - estavam separados por apenas dois segundos e meio. Com o alto desgaste dos pneus macios, a primeira rodada de pit stops começou cedo, na décima volta, com o alemão da RBR. Os outros ponteiros entraram nas voltas seguintes, enquanto Vettel superava Button e Rosberg na pista para ganhar tempo.

Após os primeiros pit stops, Alonso mantinha a liderança, seguido por Vettel, Hamilton e Webber, que foi superado pelo inglês nos boxes. Button foi o último dos ponteiros a parar, na 15ª volta, por causa de sua tática de apenas três paradas. No retorno à pista, ele já superou Schumacher e assumiu a quinta posição, se posicionando bem para tentar um pódio em Barcelona.

Vettel foi o primeiro dos ponteiros a fazer a segunda parada, na 18ª. A intenção da RBR era tentar fazer o alemão evitar o tráfego no retorno à pista. E deu certo: quando Alonso e Webber pararam na passagem seguinte, o alemão superou ambos e ficou bem para assumir a liderança da prova. Enquanto isso, Hamilton se mantinha na liderança andando rápido, para tentar não perder terreno para Vettel. Entretanto, o alemão começou a andar um segundo melhor e o inglês parou na 26ª.

Nesta altura da corrida, Massa andava na décima posição, após superar Paul di Resta, da Force India. O brasileiro não tinha um bom rendimento nesta altura da corrida. Barrichello, após uma largada ruim e um péssimo pit stop da Williams no início, estava nas últimas posições, disputando contra os carros de Lotus, MVR e Hispania.

A partir da 30ª volta, os ponteiros entraram novamente para a terceira rodada de pit stops e a ordem permaneceu inalterada, com Vettel em primeiro e Hamilton em segundo. Alonso, em terceiro, e Webber, em quarto, duelavam pela posição enquanto Button se aproximava perigosamente. Na 36ª passagem, o inglês da McLaren superou os dois: o australiano na reta dos boxes, com a asa móvel e o espanhol no miolo, se aproveitando dos pneus em melhor estado.

Com problemas de pneus, Alonso parou na 40ª volta para fazer um longo trecho final de prova com os pneus duros. O espanhol caiu para a quinta posição, mas com uma boa vantagem para os demais. Mesmo com um menor rendimento, o espanhol tentava se manter na pista por 26 voltas.

Com problemas no Kers, Vettel começou a ser pressionado por Hamilton antes da última parada, na 49ª. Os dois fizeram seus pit stops em voltas seguidas e ficaram muito próximos na pista. O equipamento do alemão voltou a funcionar, mesmo que longe do ideal, e o auxiliou na defesa da liderança. O inglês da McLaren chegava perto, mas o piloto da RBR recuperava na última curva.

Atrás, Massa vinha tentando segurar a oitava posição com os pneus duros, mas acabou superado por Sergio Pérez e Nick Heidfeld, ambos com os macios, na 59ª volta. Duas passagens depois, o brasileiro parou na caixa de brita com problemas de câmbio, que entrou em ponto morto e travou. Ele foi forçado a abandonar a corrida por causa da falha em sua Ferrari.

Pressionado por Hamilton, Vettel segurou a primeira posição nas últimas voltas e cruzou a linha de chegada apenas seis décimos à frente de Hamilton. Ele assegurou sua quarta vitória na temporada e disparou na liderança, com 41 pontos de vantagem sobre o inglês da McLaren.

Confira o resultado final do GP da Espanha (307,104 quilômetros):

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 66 voltas em 1h39m03s301
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 0s630
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 35s697
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 47s966
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1 volta
6 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
8 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1 volta
9 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 1 volta
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1 volta
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 1 volta
16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 2 voltas
17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 2 voltas
18 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 2 voltas
19 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 3 voltas
20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 3 voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas

Não completaram:

Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 8 voltas/câmbio
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 18 voltas/acidente
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 38 voltas/mecânico

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Hércules e Célio de volta ao Mato Grosso



Mesmo diante da alardeada superlotação em que se encontra a Penitenciária Central do Estado – antigo presídio do Pascoal Ramos - os ex-policiais militares Célio Alves de Souza e Hércules Araújo Agostinho, considerados criminosos de alta periculosidade, voltaram a ser custodiados na unidade. Os dois e mais 15 detentos vindos da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO) desembarcaram ontem no Estado, onde devem permanecer nos próximos dias, até que a Justiça decida para onde serão transferidos.

Um forte esquema de segurança foi montado no aeroporto Marechal Rondon para a chegada dos presos, com a presença de dezenas de policiais civis e federais, além de um helicóptero e camburões. Os detentos desembarcaram em um avião da Polícia Federal por volta das 16h. Hércules Agostinho foi o primeiro a descer da aeronave.

O desembarque de todos os presos durou cerca de 20 minutos. Depois, ainda sob esquema de segurança, todos foram levados para a Penitenciária Central do Estado. A unidade foi interditada no mês passado pela Justiça para o recebimento de novos presos. A decisão foi do juiz da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, Gonçalo Antunes Neto. Apesar disso, o magistrado informou à reportagem que o presídio pode, sim, continuar a receber presos.

“A penitenciária está interditada para receber presos de outros municípios. Como os que chegaram hoje [ontem] são daqui, não há problema algum”, explicou. A determinação de interditar este e mais dois presídios do Estado, além da transferência dos presos para o interior, custará cerca de R$ 150 mil aos cofres públicos.

Os presos foram transferidos provisoriamente para Cuiabá porque o prazo de permanência deles em Rondônia expirou. Caberá agora à Justiça decidir para onde eles serão encaminhados de forma definitiva. As opções são as penitenciárias de Campo Grande (MS), Catanduvas (PR) e Mossoró (RN) e vai depender da disponibilidade de vagas nas unidades. O prazo de permanência nas unidades federais é de um ano, mas pode ser prorrogado por igual período.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos ainda não encaminhou ofício à Vara de Execuções Penais pedindo a transferência dos presos. “Ainda estamos analisando quais vão ficar aqui em Mato Grosso e quais vão permanecer. Mas a tendência é que poucos ou nenhum preso permaneça aqui”, disse o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel Antônio Chaves. No entanto, ele garantiu que o Estado vai pedir a transferência de Célio Alves e Hércules Agostinho, ambos condenados por vários assassinatos, inclusive o do jornalista Sávio Brandão.

O juiz Antunes já sinalizou que vai decidir pela transferência dos dois ex-policiais. “No entendimento jurídico, eles não podem permanecer em Cuiabá porque já tentaram fugir do presídio outras vezes”, disse.

Os 17 presos ficarão na ala 5 da Penitenciária Central do Estado, considerada a mais segura. Apesar da periculosidade dos presos, Chaves disse que não haverá mudanças no esquema de segurança.

Que situaçào, Mato Grosso não está conseguindo resolver nem os problemas com os criminosos do estado, que assolam a região metropolitana com assaltos, saidinhas de banco e roubo a residências, além dos assaltos a banco no interior do estado, e agora, ainda tem que se preocupar com o retorno do núcleo do maior bando de pistoleiros que o estado já tomou conhecimento.

Delegado da Polícia Federal efetua disparo em frente ao Restaurante Getúlio e fere uma pessoa


O delegado da Polícia Federal Bráulio do Carmo Vieira de Melo foi preso na madrugada do dia 19 de Maio,acusado de sacar sua pistola 9mm e atirar em um estacionamento em frente à boate do restaurante Getúlio Vargas, na avenida de mesmo nome, em Cuiabá - MT.

O disparo atingiu de raspão um estudante de 22 anos que abria a porta do seu automóvel, um Astra preto. O disparo chamou a atenção de populares que acionaram a Polícia Militar e uma viatura que passava pelo local acabou realizando a denteção do delegado, que segundo informações de populares no local, aparentava estar embriagado.

Até então, os PMs não sabiam que o tiro havia atingido alguém. O delegado estava acompanhado de um outro agente federal que serviu de testemunha para o caso.

A alguns metros dali, os policiais se depararam com o estudante que alegava ter sido atingido por estilhaços do que parecia um disparo de arma de fogo. Um carro do Samu chegou a ser acionado, mas não foi necessário medicá-lo.

De lá, o delegado federal foi levado até o Plantão Metropolitano que funciona na Delegacia do Planalto para ser autuado em flagrante por três crimes (tentativa de homicídio, desacato e ameaça), de acordo com o boletim de ocorrência.

Conforme os militares, o delegado federal cometeu aidna o crime de desacato, dizendo palavras de baixo calão e que todos "se ferrariam" caso o prendessem. A pistola 9mm foi apreendida e anexada ao boletim de ocorrência.


Lesão corporal


Tanto os PMs como o estudante não conseguiam entender o motivo do delegado federal ter atirado, pois a vítima garantiu que não o conhecia e tampouco o encontrou ou teve atritos dentro da boate da qual saía.

Agora há pouco, o delegado Jeferson Dias Chaves, do Plantão Metropolitano informou ao site Midianews que os indícios apontam para um outro crime - lesão corporal por arma de fogo, além do desacato e ameaça.

"Temos que analisar a intenção de quem atirou. Além disso, a vítima foi atingida por estilhaços que causaram lesão", informou. O crime é inafiançável.

Desde a detenção, a Corregedoria da Polícia Federal foi informada do ocorrido. Um corregedor está acompanhando o caso.

A defesa do delegado federal Bráulio Melo, preso nesta manhã após sair da boate do restaurante Getúlio Grill, ingressará com pedido de liberdade provisória nesta sexta-feria. O delegado atirou com sua pistola e atingiu de raspão o estudante Tiago Perdineira Taques, de 22 anos.

O advogado Eduardo Mahon, que defende Bráulio Melo, utilizará o argumento de que a tipificação penal dada pelo delegado responsável pelo caso, Jefferson Dias Chaves, foi disparo de arma de fogo.

"Isso nos tranquiliza, pois acreditamos não ter havido qualquer intenção de agredir quem quer que seja. O disparo deu-se por ato reflexo e Bráulio Melo permaneceu no local aguardando a chegada da Polícia Militar", afirmou.

Segundo Mahon, a perícia não encontrou nenhuma marca de projetil, o que comprovaria que o disparo foi feito para o alto. "Queremos lembrar que a cidade de Cuiabá tem um dos índices de violência mais altos do país e que não é incomum um ato moderado de defesa quando qualquer cidadão pensa estar sendo alvo de um roubo ou outra violência", disse.

O advogado afirmou ainda que o delegado da Polícia Federal é perito em tiro militar e que o mesmo não teve "dolo específico de ferir e, muito menos, matar um cidadão". "Ele tem a consciência de que sua função, enquanto delegado de Policia Federal, é justamente defender a sociedade contra o crime, mister que exerce há mais de uma década", disse Mahon.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Policial Militar é homenageado em Colniza - MT


Aconteceu no último final de semana na cidade de Colniza, a festa que premiou os melhores profissionais do ano do município.

O Cabo PM Jesineison de Aguiar Brandão mais uma vez ganhou com folga o troféu de melhor policial do ano.

Esse é o quinto troféu consecutivo do policial militar que possui mais de 20 anos de atuação na região do extremo noroeste.

Em suas palavras, o policial militar externou que não existem segredos para ser um bom policial militar, basta apenas, ser íntegro, educado e cortez com a comunidade, que sempre observa estas atitudes e reconhece o bom trabalho prestado.

O policial militar recebeu o troféu das mãos do Major PM Sebastião Pereira que já esteve à frente do comando da Polícia Militar do município de Colniza - MT.

A valorização do policial militar que presta um trabalho relevante para a comunidade onde atua, é com certeza digno de aplausos, sendo mais que exemplo a ser seguido pelos companheiros de farda, é uma filosofia de comando na área do Comando Regional VIII, elogiou o Cap PM Taques, atual comandante do Município.

Lua de Mel de casal real custou mais de 1 milhão de reais


Segundo a revista “U.S. Magazine”, Kate Middleton e o agora marido Príncipe William gastaram US$ 720 mil (Aproximadamente R$1,1 milhão) em sua lua-de-mel.

O local escolhido pelo casal foi a paradisíaca ilha de Seychelles, no Oceano Índico, local que já recebeu entre muitos famosos Brad Pitt, Angelina Jolie, David e Victoria Beckham. Os dois, aliás, já curtiram outras temporadas por lá. Não há fotos da viagem da dupla, pois houve um acordo entre o Palácio de Buckingham e os jornalistas, a fim de garantir a privacidade de William e Kate.

Ainda de acordo com a publicação, Kate e William reservaram 11 casas para acomodar seus pertences e funcionários. E, entre as casas, a escolhida para a dupla foi uma propriedade de apenas dois quartos e 5 mil metros quadrados.

Entre as exigências do casal para a grande viagem estavam um mordomo, vinte e quatro horas à disposição, uma banheira ao ar livre, duas bicicletas para passear no campo e um carrinho de golfe.
Segundo uma fonte da revista, a viagem deixou o casal tão ansioso quando o casamento. "É a primeira vez em meses que eles conseguem relaxar juntos, longe de tudo e de todos", disse a pessoa ouvida.

Mais um assalto a residência na região metropolitana



Quatro assaltantes aparentando ser adolescentes invadiram uma casa no bairro São Marcos, em Várzea Grande, onde fizeram a família de um guarda municipal refém e, entre as vítimas, havia um bebê de 10 meses. Os ladrões espancaram um dos familiares, um adolescente de 17 anos, pois os bandidos acreditavam se tratar de um policial. A mãe e os dois filhos foram trancados num quarto. O assalto ocorreu anteontem, por volta das 21 horas.

Segundo policiais militares que atenderam a ocorrência, os bandidos pularam o muro e renderam o adolescente, que estava na sala navegando na internet. Em seguida, renderam a mãe dele e o irmão de 10 meses, todos trancados no quarto. Os assaltantes, então reviraram toda a casa em busca de joias e dinheiro. Eles fugiram levando vários pertences em sacolas. Na fuga, pularam o muro dos fundos.

Em seguida, o proprietário da casa chegou e pediu ajuda para a Guarda Municipal, que enviou uma viatura até o local. Ao menos oito viaturas da Polícia Militar estiveram no local para tentar prender os assaltantes, mas não obtiveram êxito. Os PMs suspeitam que os bandidos tenham embarcado em algum veículo estacionado nas proximidades. Num matagal próximo, os policiais encontraram um revólver de brinquedo, que pode ter sido usado no assalto.

As vítimas não haviam contabilizado o prejuízo, mas os ladrões levaram vários pertences – computador, câmera digital, aparelhos celulares e outros objetos, todos colocados em sacolas. Os bandidos pularam o muro levando as sacolas. Durante o assalto, o adolescente foi espancado pelos bandidos, que o amarraram e o jogaram no quarto com a mãe. O assalto teria durado alguns minutos. Assim que conseguiu abrir a porta, a mulher ligou para a PM.

Policiais da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Várzea Grande acreditam que os bandidos aproveitaram que as luzes da casa estavam acesas para entrar e praticar a ação criminosa. Os policiais deverão conversar com as vítimas nos próximos dias para obter mais detalhes dos assaltantes.

Atacadão é acionado judicialmente por danos morais


O vendedor Victor Leonardo Paoliello, de 33 anos, entrou com uma ação na Justiça por danos morais, alegando constrangimento e cerceamento do direito de ir e vir, contra o supermercado Atacadão, na loja do bairro Porto. A atitude foi tomada pelo rapaz após um saco de feijão, de dez quilos, cair de uma prateleira na cabeça de sua esposa, Jocilei Hart, no dia 7 de abril passado.

Victor afirmou a alguns meios de comunicação que na ocasião, ao invés de prestarem assistência, os funcionários que estavam no corredor começaram a rir e sequer perguntaram se Jocilei precisava de ajuda. Conforme Victor, a altura entre a estante e o chão era de, aproximadamente, quatro metros.

"Sete funcionários começaram a rir. Minha esposa ficou sem graça, quase chorando, o pescoço estava doendo por conta do impacto e eles começaram a rir. Estava com minha filha de um ano e nove meses no colo e pedi para que parassem, que se não fossem ajudar, ao menos não tumultuassem. Alguns saíram, mas três continuaram e um que cuidava do estoque, falou ‘vem me fazer parar de rir'. Eu não acreditei no que ele falou e ainda completou com ‘sai daqui que é pior para você'", relembrou.

As ameaças do funcionário do Atacadão, segundo Victor, o deixaram muito surpreendido e vendo o estado da esposa e a reação do estoquista, os dois homens chegaram a se agredir fisicamente. A briga foi separada por clientes do supermercado.

"O que parecia é que ele queria nos humilhar, o mercado estava lotado, já que era início do mês. O que ficou claro é que os funcionários não estavam preparados, desde o início do acontecimento, com uma situação dessas", disse.

De acordo com o vendedor, após serem separados, o gerente da unidade foi chamado. Segundo o relato de Victor, surpreendentemente, o gerente "deu voz de prisão" ao cliente, dizendo que ele responderia pelo que havia feito e que deveria esperar a Polícia chegar no local.

"Eu não esperei, minha esposa estava passando mal, precisava levá-la ao hospital. Fui até meu carro, seguido por seguranças, o gerente gritou na frente de todos os clientes para anotar a placa. O que parecia é que eu tinha roubado. Fomos ao hospital e em seguida eu fiz um Boletim de Ocorrência".

A ação

Conforme o advogado de defesa de Victor e Jocilei, Francisco Pinho, a ação contra o Atacadão foi protocolada na semana passada, na Justiça comum. Após a ação protocolada, o próximo passo é aguardar a intimação para uma audiência de conciliação, ainda sem data prevista para ocorrer.

Segundo Pinho, além das alegações feitas, Victor gostaria de alegar também omissão de socorro, já que segundo ele, o supermercado em nenhum momento, perguntou se a mulher havia se machucado. Porém não foi possível.

"Protocolamos a ação na esfera cível sobre danos morais, mas não houve documentos comprobatórios necessários para alegar a omissão. O que estamos analisando é se vamos entrar na parte criminal, já que há indícios de cárcere privado", analisou o advogado.