sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sargento Esteves realiza brilhante gestão frente à ASSOADE


A Associação de Subtenentes, Sargentos e Oficiais Administrativos da PMBM/MT nunca esteve tão bem administrada. Desde a empreitada para sua eleição, o Sgt PMMT Luciano Esteves conduz os trabalhos com muita dedicação, abnegação e altruísmo.

Sempre buscando defender o direito de seus associados, a ASSOADE tem feito o seu papel com muita transparência, além de interagir com todos os segmentos da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso em prol do crescimento da instituição e consequentemente de todos os seus associados, que são policiais militares, ainda busca saídas políticas para atender os interesses da classe.

Algumas lutas da ASSOADE que foram vitoriosas durante a gestão do Sgt Esteves foi o aumento das vagas para Capitão no quadro CHOA, participação na negociação para criação do quadro especial, no qual o policial militar teve assegurado sua promoçào até a graduação de Sub Tenente PM, a implantação de uma assessoria jurídica de qualidade para todos os associados, inclusive em causas cíveis, além das penais e administrativas, a participação efetiva nas negociações para o aumento salarial de 30 % (trinta por cento) parcelado em três anos consecutivos, além de vários outros projetos de interesse da PMMT e de todos os Subtenentes, Sargentos e Oficiais Administrativos e todos os associados que integram o quadro de sócios da associação.

Ao assumir a ASSOADE, o Sgt Esteves encontrou uma associação em descrédito, com dívidas fiscais, que a cada dia, vislumbrava o seu quadro social se esvaindo. Após assumir a presidência da entidade representativa, o clima organizacional mudou completamente. O Sgt Esteves reaviu imóveis que estavam sendo "doados" a terceiros de maneira fraudulenta, sanou todas as dívidas fiscais da associação, o quadro de associados aumenta a cada dia e o que era de pouco mais de 150 (cento e cinquenta) sócios, por ocasião de sua eleição, hoje passa de 1.000 (mil) associados, para uma instituição de 6.000 (seis mil) homens, como é a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

A ASSOADE atualmente possui representatividade não só entre os associados e na instituição PMMT, mas, entre todas as representações de classe, participando ativamente de reuniões com o CDL, o SINDIPOL, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, a ASSOF, a ASSOCIAÇÃO DE CABOS E SOLDADOS, além de possuir grande acesso com todas as autoridades políticas do Estado de Mato Grosso.

Uma das maiores realizações da gestão do Sgt Esteves foi a reforma e reativação da sede campestre da ASSOADE, o clube andava esquecido, palco atividades que espantavam os familiares dos sócios, sem dizer que estava praticamente desabando, as piscinas não estavam mais funcionando, com vazamentos e não havia mais ambiente salutar para que os sócios pudessem frequentar o clube com suas famílias. Esteves, reformou, implantou um sistema rotativo de reservas para festas, aumentou, implementou espaços alternativos, melhorous os quiosques para churrascos, fez com que a família estivesse de volta ao convívio do clube campestre da ASSOADE, motivando o bem estar e possibilitando a recreação da família ASSOADE e seus associados.

A redação do Campinews parabeniza o Sgt Esteves pela belíssima gestão, precisamos de profissionais compromissados com a causa pública e com o interesse de seus representados. Ensejamos votos de que em 2011 a ASSOADE esteja ainda mais engajada com os interesses de seus associados.

Comandante Geral faz analise para 2011


Desde o dia 1º de abril no comando da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, o coronel Osmar Lino Farias acredita que as metas estabelecidas foram cumpridas. O principal foco dos trabalhos foi o combate ao tráfico de drogas, intenso no Estado por conta da extensa fronteira com a Bolívia e motivador de diversos outros crimes.

Durante os oito meses passados foram realizadas várias operações integradas com o Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) através do Programa de Ação de Segurança (PAS). Ao todo foram fechadas mais de 2 mil bocas de fumo, apreendidos mais de 300 quilos de drogas e presas cerca de 3,2 mil pessoas. Também foram tiradas das ruas 45 armas e apreendidos cerca de R$ 150 mil (geralmente em notas de pequeno valor, que configuram o tráfico de drogas).

“Este foi um ano que considero muito positivo, ainda que não reduzimos àquilo que gostaríamos. Com a estrutura que nós pegamos e sem nenhuma melhoria, até porque não se melhora da noite para o dia, nós conseguimos reduzir, e muito, o tráfico, os roubos, os furtos e as extorsões. Reduzimos praticamente todos os índices de criminalidade”, ressaltou o coronel em entrevista exclusiva ao ExpressoMT.

Sobre a estrutura da Instituição o coronel ressaltou a entrega recente dos helicópteros e unidades móveis, que atuarão em todo o Estado e disse que mais melhorias virão em 2011 . “Estas aeronaves representam muito, é um plus a mais na segurança e irá diminuir nossas dificuldades. Vai ajudar não só o Gefron como o 6º Batalhão, que faz a segurança na região”, avaliou. “Agora temos o desafio para 2011 de melhorar a estrutura, física e de equipamentos. Também deve haver um aumento de efetivo a partir de julho, que aumentarão a segurança e a confiança da sociedade no trabalho da PM”.

A atuação da população no combate ao crime e tráfico de drogas têm sido de fundamental importância para o trabalho da PM, pois é a sociedade quem fornece muitas informações sobre criminosos e pontos de venda de drogas. A relação entre a policia e a sociedade também está mais estreita, possibilitando trabalhos preventivos e de orientação.

“A população têm colaborado e temos conversado muito. A sociedade hoje confia na policia e tem feito o seu papel, denunciando onde estão os bandidos, os foragidos, as bocas de fumo e temos feito trabalho não apenas de constatação, mas de fazer a parte legal e tirar de circulação essa bandidagem. Este é o verdadeiro trabalho da cidadania”, afirmou o coronel.

Farias explicou ainda que as drogas, seja pelo tráfico ou pelo uso, motivam vários crimes e que por isso o combate é tão intenso. “A droga hoje é a mola que impulsionam todos os crimes, quer seja contra o patrimônio ou contra a vida. Houve bocas de fumo que para fechar definitivamente tivemos que estourar por três vezes e enquanto a família toda não foi presa não acabou. Nós não podemos dar trégua”, enfatizou.

Denúncias

As denúncias para a Polícia Militar podem ser feitas pelo telefone 0800-65-3939. Por esse meio de contato, a denúncia é recebida diretamente pela Diretoria da Central de Inteligência da Polícia Militar, que mantém sigilo absoluto das ligações e não solicita que o cidadão se identifique. Outro número que pode ser usado para realizar denúncias é o 190, mais utilizado para situações policiais emergenciais

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pato torce pelo "fracasso" de Leonardo à frente do Inter



Apresentado na última quarta-feira como novo técnico do Inter de Milão, o brasileiro Leonardo já conta com uma torcida contra de compatriotas comandados por ele nos tempos de Milan. O tetracampeão, que possui toda uma história na equipe rubro-negra de Milão (foram 13 anos trabalhando no clube seja como jogador, técnico ou dirigente) assumiu o cargo no clube nerazzurro após a demissão de Rafa Benítez na semana passada.

- Todo mundo faz o que acha certo para si. Leonardo é um técnico profissional e nós temos que respeitar a decisão dele em continuar trabalhando. Mas dito isso, eu espero que ele não tenha muito sucesso no Inter. O Milan precisa vencer o Scudetto - disse o atacante Alexandre Pato, que trabalhou com Leonardo na temporada 2009/2010, em declarações ao portal Datasport.

Com 36 pontos, o Milan lidera o Campeonato Italiano com 13 pontos de vantagem sobre o Inter, atual sétimo colocado do torneio.

Itália adverte o Brasil: Caso Cesare Battisti


O ministro italiano da Defesa, Ignazio La Russa, declarou que as relações do país com o Brasil ficariam "seriamente abaladas" se o ex-ativista de esquerda Cesare Battisti não for extraditado por ter sido condenado na Itália por assassinato nos anos 1970.

"Ninguém deveria imaginar que um 'não' à extradição de Cesare Battisti não teria consequências", disse La Russa ao diário "Corriere della Sera", em entrevista publicada nesta quinta-feira (30).

"Eu consideraria isso um grande dano às relações bilaterais."

A imprensa brasileira informou na quarta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia decidido não extraditar Battisti. O governo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou no ano passado que Battisti deveria ser extraditado após ser condenado em seu país por assassinatos cometidos na Itália na década de 1970, quando grupos radicais de extrema esquerda promoveram uma campanha de sequestros e assassinatos.

Mas a decisão final cabe a Lula, que concedeu a Battisti o status de refugiado em 2009. No começo da semana, Lula disse que tomaria uma decisão até sexta-feira, quando termina seu mandato. Seus assessores afirmaram na quarta-feira que não havia ainda nenhuma decisão formal.

Battisti nega as acusações e diz que está sendo politicamente perseguido na Itália.

La Russa, integrante da ala direitista do governista partido Povo da Liberdade, é considerado um ministro próximo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, mas não está claro o quanto suas opiniões refletem a atual política governamental.

"Até onde eu sei, estou pronto para adotar outras iniciativas", ele declarou. La Russa não deu nenhum exemplo concreto, mas disse que estaria preparado para dar apoio a boicotes não especificados contra o Brasil.

No entanto, ele afirmou que um acordo de cooperação militar com o Brasil, prestes a ser aprovado pelo Parlamento italiano em 11 de janeiro, estava muito avançado para ser afetado.

"É tarde para isso. O governo já fez o que tinha de fazer. O resto cabe ao Parlamento", disse ele.

Battisti fugiu de uma prisão italiana em 1981 e viveu muitos anos na França, mas deixou o país quando o governo francês aprovou sua extradição, em 2006. Ele foi preso depois no Brasil.

Protestos

Outros políticos e jornais italianos também manifestaram indignação com a possibilidade de negação da extradição.

"Battisti fica livre para assassinar a justiça", afirma na primeira página o jornal conservador "Il Giornale", que pertence à família de Berlusconi.

"A não extradição de Battisti é uma ofensa grave às instituições italianas", completa o jornal, que considera certo que Lula concederá refúgio político ao ex-ativista.

Para o jornal Il Messaggero "a piada do asilo político" a Battisti obriga a Itália a adotar medidas para apresentar recursos e continuar solicitando o retorno do ex-ativista.

"A decisão de Lula nem sequer goza de consenso em sua pátria", destaca o colunista Massimo Martinelli, que garante que o governo da Itália já tem preparados os recursos que apresentará no início de 2011.

O jornal de esquerda "La Repubblica" entrevistou os familiares das vítimas, que manifestaram a "amargura" com a situação e prentendem organizar um protesto.

"Teria sido suficiente pelo menos um sinal de arrependimento", comentou Adriano Sabbadin, filho de Lino, uma das quatro vítimas.

GEFRON apreende mais de uma tonelada de drogas em 4 anos


O motivo não é simples, o Estado faz divisa com um dos países que mais exporta maconha e cocaína para o Brasil, a Bolívia. Com o objetivo de desencadear ações de combate ao tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, roubo e furto de veículos e invasões de propriedades nos 983 quilômetros de faixa de terra que divide o Brasil e a Bolívia, o Governo do Estado criou, em 2003, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

Desde então, policiais militares e civis que compõem o grupamento trabalham diariamente para cumprir com a sua missão. O resultado do trabalho é reconhecido pelos os números de apreensões feitas pelo Gefron.

Em apenas quatro anos, o grupamento apreendeu mais de uma tonelada e meia de entorpecentes. A maior apreensão realizada pelo Grupo aconteceu durante o rescaldo da Operação Cadeado VI, realizada no mês de novembro. O Gefron encontrou, escondido na caçamba de uma caminhonete, 177,2 quilos de Cloridrato de Cocaína.

Segundo o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Antônio Mário Ibanez, a droga que mais entra no Estado é a pasta de cocaína e a cocaína em pó. "Entretanto já encontramos esta droga na forma líquida, diluída no wisky. Esta droga vem embalada em forma de tabletes ou em cápsulas, que na grande maioria das vezes são ingeridas pelos chamados "mulas humanas", explicou.

Outros produtos apreendidos frequemente pelos policiais são armas e munições. De 2007 a 2010, o grupamento apreendeu 51 armas e 48.441 munições.

O Gefron também apreendeu nesse período uma grande quantia de dinheiro, que estavam sendo transportados sem declaração da Receita Federal. Em três anos, mais de R$ 607 mil foram apreendidos pelo grupo. Os policiais apreenderam ainda mais 778 mil dólares, 11mil em moeda guarani e mais de 4 mil pesos boliviano.

O comandante do Gefron alerta ao cidadão que pretende viajar para o exterior, que verifique antes na Receita Federal o que deve fazer com relação a bagagem e valores que pretende levar.

"O viajante poderá levar consigo um valor de até R$10 mil, desde que declare junto a Receita Federal através da Declaração Eletrônica de Porte de Valores pela internet ou na própria sede da Receita, onde deverá comprovar a origem dos valores, para evitar transtornos", disse.

O tráfico de drogas também é sustentado pelo comércio de veículos roubados. Eles são levados para o país vizinho com o objetivo de serem trocados por entorpecentes, servindo como moeda de troca.

Em quatro anos, o Gefron recuperou 215 veículos roubados entre caminhonetes, carros de passeio e motos sendo este último o mais encontrado pelos policiais. De 2007 a 2010 foram recuperadas 65 motos. Em seguida estão os carros de passeio (61) e os caminhões atingindo a marca de 18.

INVESTIMENTOS

Para conseguir combater o tráfico de drogas e fiscalizar toda a fronteira do Brasil com a Bolívia o Gefron conta com uma infraestrutura especial criada para facilitar e proporcionar um trabalho de qualidade fazendo com que o grupo alcance os resultados.

Em apenas quatro anos, o Governo Estadual em parceria com o Governo Federal investiram mais de R$ 1 milhão no Gefron, além do mais recente investimento entregue pelo Governo do Estado ao grupamento: um helicóptero que vai auxiliar no patrulhamento na região de fronteira.

Atualmente, o Gefron conta com quatro postos fixos avançados conhecidos como: Posto do Limão, Posto do Avião Caído, Posto de Vila Cardozo e Posto do Matão. Os postos Vila Cardoso, Avião Caído e Matão foram reformados, um investimento de R$ 132 mil. O grupo conta ainda com os postos em parceria com o Indea, sendo eles, Corixa, de Corixinha, de Las petas, da Ponta do Aterro, do Marfil e Posto de Fortuna.

Outra ferramenta utilizada pelo Gefron para combater o crime são as barreiras móveis. Para percorrer as estradas e cabriteiras que ligam os dois países, o grupamento possui cinco veículos Ranger, 16 motos Yamaha e Lander, oito L 200 e um ônibus com 45 lugares.

Porém a região de fronteira possui 233 quilômetros de região alagada, formada pelos rios Paraguai e Jauru. Para evitar que o curso das águas seja utilizado como rota para o transporte ilícito de drogas e armas, o Governo do Estado entregou, em 2009, um barco com capacidade com para cinco pessoas, motor de 90HP, quatro tempos, potência que garante força e agilidade nas ações de policiamento por água.

PEFRON

Com base nas principais falhas e êxitos das ações executadas pelo Gefron em Mato Grosso, é que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) criou o projeto Pronasci Fronteiras - investimento no qual Mato Grosso está inserido - além de outros dez estados cujas áreas fazem fronteira com países da América do Sul.

O projeto Pronasci Fronteiras foi aperfeiçoado baseado nas atividades já desenvolvidas pelo Gefron em Mato Grosso, em alguns itens que levarão ao incremento no potencial de impacto das ações executadas pelo policiamento de fronteira.

Entre elas estão a articulação com as ações das polícias do Governo Federal (PF e PRF), capacitação concentrada e padronizada por meio da Força Nacional, bases móveis de trabalho com suporte de equipe de perícia com possibilidade de exames diretamente nos locais de intervenção, suporte da Polícia Judiciária Civil nas ações de ofício, suporte aéreo e fluvial para as ações itinerantes do Pefron, uso de tecnologia não-letais, novas alternativas tecnológicas para integração das comunicações, entre outras ações.

O objetivo do projeto é ampliar e criar, onde ainda não tem, grupos policiais para atuar de forma preventiva e repressiva nas regiões de fronteira e divisas, dentro de suas atribuições, no controle aos crimes típicos da região, por meio de ações preventivas e itinerantes. Tais atividades serão integradas aos órgãos federais, propiciando a resolução de casos em curto espaço de tempo e com resultados satisfatórios.

O Grupo compõe unidades policiais estaduais integradas que desenvolvem policiamento preventivo e repressivo nas faixas de fronteira contra o tráfico de drogas e armas, contrabando, furto, roubo, especialmente de veículos, e outros delitos, e paralelamente, prestam assistência às comunidades fronteiriças.

As unidades serão compostas por, no mínimo, 46 integrantes, que serão selecionados e capacitados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para trabalhar respeitando o revezamento em três turnos de serviço durante o mês.

A zona de fronteira no Brasil reúne 571 municípios, que possuem alguma parte do seu território na faixa de fronteira com outros países da América Latina, sendo 122 cidades localizadas diretamente no limite da fronteira com outros países. Essas fronteiras do Brasil com países sul-americanos constituem vias de entrada e saída de bens que afetam profundamente a situação da segurança pública nacional.

Estatísticas apontam que além do tráfico de drogas, por ano no Brasil são roubados ou furtados cerca de 400 mil veículos e 150 mil cargas, que na grande maioria são levados para fora do país passando pelas fronteiras.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Fugitivos são procurados pela polícia


Os policiais militares, civis de Peixoto de Azevedo e região continuam procurando os 11 detentos que fugiram da cadeia do município, na segunda-feira, no final do dia. Ao todo, 12 escaparam, mas a PM conseguiu capturar um deles pouco depois. A polícia informou, agora há pouco, que nenhum dos demais foragidos foi encontrado. As buscas no município continuam, assim como o alerta na região. A PM acredita que grande parte deles ainda esteja escondido na cidade - como ocorreu em situações anteriores. São procurados Joabe Rodrigues da Silva, Elias Lopes Pessoa, Saturnino Neto Guimarães, André Aparecido Oliveira, Rogério Santos, Kelvin César Limeira Silva, Jurandir da Silva, Joelson Jantsk, Marcos Jonatan, Ozeas de Paula Rocha e Antônio Emanuel. O que foi capturado é Diones Nunes.

Não bastasse as dificuldades encontradas para se colocar os delinquentes atrás das grades, nestes episódios, a sociedade ainda conta com o despreparo do Estado para mantê-los trancafiados. Os detentos aproveitaram a distração de um agente prisional que fazia a ronda no local, quanto ele foi chamado por um grupo de detentos de uma cela para retirar um aparelho de som. Ao abrir a grade, ele foi dominado, ameaçado de morte e os envolvidos começaram a escapar. Na fuga, os detentos acabaram destruindo parte dos equipamentos da cadeia como cadeados, televisores, computadores, telefone, mesa, cadeira, detector de metal, entre outros objetos.

Esta é a terceira fuga na cadeia de Peixoto de Azevedo este ano. Em fevereiro, outros dez reeducandos fugiram após serrarem as grades do corredor que dá acesso ao banho de sol e pularam o muro da unidade prisional. Eles aproveitaram que era dia de visitas e havia diversas pessoas no local. Em agosto, outros 8 presos fugiram e ainda levaram um Fiat Stilo e uma motoneta Biz, furtados dos agentes e usados na fuga.

Bope troca de comando no Rio de Janeiro


A cúpula da Polícia Militar realizou, nesta terça-feira, uma cerimônia para a troca de comando do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na sede da unidade, em Laranjeiras, na Zona Sul. O tenente-coronel Wilman René Gonçalves Alonso assume o posto da tropa de elite no lugar do também tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes, que passa a comandar o 12º BPM (Niterói).

Na despedida, Paulo Henrique se emocionou muito e chegou a chorar. O tenente coronel afirmou que deixa esta missão para novos desafios com a sensação de dever cumprido. O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, elogiou a atuação do ex-comandante do Bope, em especial sua atuação na retomada dos territórios dos complexos da Penha e do Alemão.

A troca, segundo a Polícia Militar, estaria prevista há meses e foi feita para 'oxigenar' o cargo. Paulo Henrique estava à frente da tropa há 1 ano e meio. O tenente-coronel René está há 15 anos no Bope, e participou dos principais planejamentos do batalhão, tanto no aprimoramento das instruções quanto na preparação da unidade para os grandes eventos na cidade. Ele também atuou durante a ocupação dos complexos da Penha e do Alemão.

O novo comandante do Bope disse que terá como "carro-chefe" em 2011 a pacificação de favelas do Rio para implantar novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Outra prioridade do novo comando da tropa de elite do Rio é treinar os policiais da unidade para eventos esportivos, como os Jogos Mundiais Militares, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

A ascensão ao posto era um sonho de Renê, foi subcomandante dos dois últimos chefes da unidade, Paulo Henrique Moraes e Pinheiro Neto. Fez o curso de Operações Especiais (COEsp)em 1995 e, desde então, só passou dois anos fora da unidade, um para fazer o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e um em outra unidade de elite, o GAM (Grupamento Aéreo e Marítimo). “Sem dúvida, é o ápice da carreira, na área de operações especiais”, comentou.

Em 2011, policiais do Bope já tem previsão de treinamento com vistas aos grandes eventos esportivos. Já estão acertados intercâmbio com a polícia francesa, a visita de três homens aos Estados Unidos para fazer cursos de combate ao narcotráfico e terrorismo no DEA (a agência antidrogas dos EUA), e cursos de contraterrorismo junto ao Exército e a Marinha do Brasil.

O Bope deve se instalar até o fim do ano em nova sede, no antigo 24º Batalhão de Infantaria Blindada, do Exército, em Ramos. A nova área vai abrigar ainda outras unidades operacionais, como o GAM e a Companhia de Cães.

Concurso Público para Prefeitura Municipal de Nova Xavantina


O Município de Nova Xavantina - MT, torna público o EDITAL DO TESTE SELETIVO PÚBLICO Nº 002/2010 para abertura das inscrições e estabelecer normas relativas à realização de Teste Seletivo Público destinado a selecionar candidatos para o quadro de servidores da Prefeitura Municipal de Nova Xavantina-MT.

Os cargos estão divididos em:

01. Professor (Zona Urbana/Rural), 50 vagas, salário de R$ 680,00, requisito Magistério, Normal Superior e/ou Pedagogia;

02. Professor (Zona Rural), 05 vagas, salário de R$ 680,00, requisito Licenciatura (em qualquer área);

03. Auxiliar de Educação Infantil, 12 vagas, Salário Mínimo, requisito Ensino Fundamental;

04. Técnico de Radiologia , 02 vagas, salário de R$ 750,00, requisito Ensino Médio, com formação em Técnico em radiologia. Registro CRTR

05. Auxiliar de Saúde Bucal – ASB, 04 vagas, salário de R$ 650,00, requisito Ensino Médio. Habilitação legal para o exercício da profissão com registro no CRO.

06. Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, 01 vaga, salário de R$ 650,00, requisito Ensino Médio e Curso profissionalizante de Técnico de Laboratório de Análises Clínicas; Possuir habilitação legal para o exercício da função CRF.

07. Nutricionista, 01 vaga, salário de R$ 2.000,00, requisito Nível Superior Completo em Nutrição e Registro no CRN;

08. Médico Clínico Geral, 01 vaga, R$ 8.200,00, requisito Nível Superior Completo em Medicina, com registro no CRM.

09. Médico Anestesista, 01 vaga, salário de R$ 5.300,00, Nível Superior Completo em Medicina, Especialização na área de anestesia e Registro CRM.

As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Travessa Taguatinga 56 – Centro do Setor Nova Brasília - Nova Xavantina –MT - CEP: 78690-000 (em frente a Praça Central). O período de inscrição será nos dias 03 a 14 de janeiro de 2011, no horário das 08h00min as 11h00min e das 14h00min as 17h00min (horário Local), exceto sábados, domingos e feriados.

Tiririca é internado para cirurgia


O ano termina de maneira tensa para o deputado federal mais votado do Brasil. Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca foi internado nesta terça-feira, 28, com fortes dores abdominais e terá que ser submetido a uma cirurgia para retirada de cálculos na vesícula.

Tiririca foi internado na emergência do Hospital São Matheus, em Fortaleza, e segundo informações do jornal O Povo, agora ocupa um apartamento no primeiro andar.

Após exames, foram descartadas a hipóteses de gastroenterite ou inflamação no apêndice. O resultado da ultrassonografia realizada apontou o diagnóstico de cálculos na vesícula.

Tiririca esta internado desde as 13 horas e o jornal informa ainda que fãs rapidamente se dirigiram até a porta do hopital em busca de informações.

Segundo seu filho, Tirulipa, Tiririca abusou da alimentação durante a comemoração do Natal.

A data da cirurgia ainda não foi informada.

Um dado curioso que merece ser lembrado: Uma previsão do esotérico Marcos Riton, publicada em 12 de dezembro no TV Fuxico apontava que o deputado enfrentaria uma cirurgia.

Filmes são incluídos no Arquivo Nacional Americano




Filmes como Todos os Homens do Presidente (1976), O Exorcista (1973), Malcolm X (1992) e Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! (1980) passarão a fazer parte do Arquivo Nacional de Filmes a partir de 2011, informou nesta terça-feira (28) a Biblioteca do Congresso dos EUA.

Estes filmes fazem parte de um grupo de 25 que especialistas do Conselho Nacional de Conservação de Filmes consideram como "cultural, histórico e esteticamente significantes" para o patrimônio dos Estados Unidos. Na lista de filmes selecionados, publicada anualmente pela Biblioteca do Congresso, ainda estão presentes: Os Embalos de Sábado à Noite (1977), A Pantera Cor-de-Rosa (1964) e Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980).

Com estas novas obras cinematográficas, o registro nacional dos EUA inclui um total de 550 filmes, desde que foi sancionada a Lei Nacional de Conservação de Filmes em 1988. Para serem selecionados, os filmes devem ter mais de dez anos desde a sua realização e precisam ter algum tipo de estreia comercial.

A seleção, que também inclui documentários, não reflete uma lista dos melhores filmes dos EUA, mas representa trabalhos que possuem um "significado especial" para a cultura americana, apontou em comunicado a Biblioteca do Congresso. James H. Billington, da Biblioteca do Congresso, fala sobre a importância da seleção.

- O Registro Nacional de Filmes é para lembrar que a preservação de nossa criatividade cinematográfica deve ser uma prioridade já que metade dos filmes produzidos antes de 1950 e quase 90% dos realizados antes de 1920 se perderam para as futuras gerações.

Os 25 filmes selecionados foram escolhidos por parte dos membros do Conselho Nacional de Conservação de Filmes, entre um total 2.112 obras propostas pelo público através do site da Biblioteca do Congresso.

Crime teria sido praticado por encomenda


O assassinato do empresário Itacir Luis Perotto, de 51 anos, encontrado morto no dia 18 de dezembro, foi um crime de encomenda. A informação é de policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A execução teria partido de pessoas próximas do empresário. O delegado Márcio Pieroni, responsável pelas investigações, acredita que nos próximos dias poderá concluir os trabalhos.

Ontem, o delegado ainda ouvia pessoas relacionadas no inquérito. Ele não informou se o decorador Ronilson Marques de Queiroz, o "Roni", de 27 anos, já foi ouvido, uma vez que é considerado "peça-chave" para esclarecer o assassinato.

Ronilson, que se mudou recentemente para a cidade de Mirassol D'Oeste (a 230 quilômetros da Capital), foi vítima de tentativa de assassinato por parte do empresário, no dia 5 de novembro, dentro da floricultura de propriedade de Etacir.

Na ocasião, Itacir chegou a ser preso em flagrante pelo crime, ficando algumas semanas preso. Ele respondia em liberdade pela tentativa de assassinato.

Roni ficou internado durante vários dias no Pronto-Socorro de Cuiabá (PSC) e, assim que recebeu alta médica, saiu da empresa e se mudou da Capital.

Segundo policiais da DHPP, Roni será um dos últimos a ser ouvido, uma vez ser importante saber vários detalhes nesse período. Amigos dele disseram que houve um encontro entre ele e Itacir, que aceitou pagar o tratamento médico, que está sendo feito em Cáceres.

"Não sabemos como ficou o relacionamento entre os dois, mas com certeza não ficou nenhum clima amigável, com ressentimentos de ambas as partes, principalmente por parte de Roni", observou um policial que investiga o caso.

O corpo do empresário foi localizado na manhã do dia 18, um sábado, e o laudo de necropsia indicou que ele teria sido assassinado após as 16 horas de sexta-feira.

O automóvel foi localizado num estacionamento em frente a uma galeria de artes, a cerca de 300 metros da entrada do Centro de Eventos Pantanal.

Bombeiros de Mato Grosso na Força Nacional


O curso tem duração de três semanas, tem como pré-requisito para compor o Batalhão Escola de Pronto Emprego (Bepe), da Força Nacional de Segurança e serão ministras as mais variadas disciplinas, como armamento e munição, tiro, defesa pessoal, patrulha, direção defensiva, natação utilitária, defesa civil, psicologia, antropologia, direitos humanos, nós e amarrações dentre outras matérias.


Pela primeira vez a Força Nacional de Segurança, esta realizando a INC, de forma separada entre policiais e bombeiros. Cinqüenta e seis bombeiros de 18 estados da federação estão divididos em dois pelotões, com instruções especificas na área de atuação. Mato Grosso está representado pelo tenente Ranie, cabo Passos e soldado Galibert.


Após a conclusão da INC, os bombeiros serão mobilizados para o Batalhão de Busca e Salvamento da Força Nacional, onde serão treinados para operar em qualquer situação que a atividade requerer, como enchentes, incêndios, buscas, deslizamentos, em qualquer lugar do Brasil ou outros países se necessário.

No período de um ano, os bombeiros estarão à disposição da Força Nacional. Serão submetidos a treinamentos intensos e farão diversos cursos, em todas as áreas do conhecimento bombeirístico para operar em qualquer situação. Para concluir com aproveitamento, o militar deverá ter no mínimo 70% de aproveitamento no treinamento físico e intelectual.

Força Nacional de Segurança - foi criada em junho de 2004 pelo Ministério da Justiça, para atuar nos Estados em situações emergenciais, nos momentos de crise. A FNS é comandada pela Secretaria Nacional de Segurança e reúne os melhores policiais e bombeiros dos Estados.

Cooperação

O ministério da Defesa classifica a tropa como um "programa de cooperação federativa", ao qual os Estados e o Distrito Federal podem aderir voluntariamente. O emprego da força é determinado pelo ministro da Justiça, em situações emergenciais e localizadas, a partir do pedido oficial do governador que deseje a atuação federal.

Seleção

O processo de escolha dos policiais que participam do programa de treinamento é rigoroso. O Ministério da Justiça envia ofício para todas as Forças Auxiliares do País, que escolhem entre os voluntários aqueles que mais se destacam. Os candidatos devem ter entre 25 e 40 anos e ter no mínimo cinco anos de experiência.

Treinamento

No treinamento, com carga horária mínima de 110 horas, policiais militares, rodoviários e bombeiros são submetidos a uma rigorosa rotina de exercícios. Na maior parte do tempo, os exercícios são ao ar livre. Todo o treinamento físico e teórico é idêntico para homens e mulheres.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ronaldinho Gaúcho pode voltar para o Brasil


O encontro entre o irmão de Ronaldinho Gaúcho, Assis, e o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, no Rio de Janeiro nesta terça-feira terminou sem uma definição sobre o futuro do craque. Segundo o empresário, nada ficou resolvido sobre a possível volta do camisa 80 ao futebol brasileiro.

- Não teve nada, vai ficar para os próximos dias. Nos próximos dias teremos novidades. Por enquanto, nada - disse Assis.

Perguntado sobre o que foi conversado na reunião, o ex-jogador afirmou que não poderia revelar o conteúdo da conversa. Segundo Assis, um novo encontro com Galliani acontecerá ainda nesta semana no Rio para continuar a negociação.

O primeiro encontro entre Assis e o dirigente italiano estava marcado para segunda, mas o irmão de Ronaldinho chegou no Rio de Janeiro apenas à noite e a forte chuva que caiu na cidade acabou adiando a reunião. Galliani está no Brasil passando férias e no último sábado viu o show de Roberto Carlos na praia de Copacabana.

Enquanto aguarda a definição sobre seu futuro, Ronaldinho está concentrado com o Milan em Dubai. A equipe italiana começou a treinar nesta terça, mas o brasileiro deixou a atividade com apenas 30 minutos alegando problemas intestinais.

Três clubes brasileiros sonham com Ronaldinho em 2011: Grêmio, Flamengo e Palmeiras. O clube gaúcho é o mais confiante e diz ter garantias de Assis de que o irmão voltará ao time que o revelou caso consiga a liberação do Milan

Divulgada possíveis capas para Playboy de Andressa


A "Playboy" divulgou nesta terça-feira, 28, as duas versões da capa do ensaio nu de Andressa, do "Hipertensão" - uma mais comportada e outra, mais ousada. A modelo posou na Ilha de Marajó, no Pará. Toshi, namorado de Andressa, com quem ela posou sensual para o Paparazzo, foi até lá com ela, mas não acompanhou as fotos, que foram feitas pelo fotógrafo Mauro Becker.



"Ele ficou dentro do hotel, não viu nada. Só vai ver quando chegar às bancas", contou Andressa, que foi convidada para posar para a publicação quando ainda estava participando do programa. "Entraram em contato com a minha família".

José de Alencar ainda apresenta quadro hemorrágico


Boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês, no início da tarde desta terça-feira (28), informa que o vice-presidente será submetido a uma hemodiálise após o exame de arteriografia (radiografia das artérias), que vai permitir a localização exata da hemorragia no intestino de Alencar.

O vice-presidente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde quarta-feira (22) por causa de uma hemorragia intensa, o que o levou a perder dois litros de sangue. Não há previsão para que Alencar saia da UTI.


O médico Paulo Hoff, que integra a equipe que acompanha José Alencar, disse na manhã desta terça-feira, que Alencar está recebendo transfusão de sangue regularmente. "Esse é um dos problemas que o paciente tem de enfrentar por conta da hemorragia. Houve dias que o sangramento parou, mas vai e volta. A hemorragia está melhor do que quando ele [Alencar] chegou ao hospital. Como o sangramento pode voltar a acontecer, optamos por esse procedimento mais invasivo, mas sem riscos ao paciente."

A arteriografia, segundo Hoff, "é um procedimento parecido com o cateterismo. O paciente é sedado e poderemos acompanhar o contraste injetado e saber onde está o sangramento, que é intermitente e pode provocar outros problemas médicos."

Leia abaixo a íntegra do boletim:

BOLETIM MÉDICO
28/12/2010
13h45

O Vice-Presidente da República José Alencar permanece internado na UTI Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O paciente voltou a apresentar sangramento intestinal intermitente e será submetido a uma arteriografia (radiografia das artérias) para localização da hemorragia e tentativa de contê-la. Após o procedimento, o vice-presidente será submetido a nova sessão de hemodiálise.

Seu quadro clínico permanece estável.

As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes, Roberto Kalil Filho, Paulo Ayroza Galvão, Yana Novis, David Uip e Miguel Srougi."

A nota é assinada pelo diretor-técnico hospitalar Antonio Carlos Onofre de Lira e pelo gerente de relacionamento médico, Antonio Eduardo Antonietto Júnior.

AGECOPA agora tem sede própria.


Após um ano improvisada no ginásio Aecim Tocantins, a Agecopa, agência responsável pelos preparativos para a Copa de 2014 em MT, começa ser instalada na sua sede, à avenida Lavapés, bairro Goiabeiras. O imóvel onde funcionou o antigo Moitará Sebrae Center passou por reforma para centralizar todos os serviços da agência. O problema é que não dispõe de estacionamento para veículos. Os seis diretores, assessores, coordenadores, gerentes e outros funcionários já estão instalados na nova sede, em confortáveis gabinetes. A diretoria quer agora festa para inauguração oficial.

A nova sede que abrigará a estrutura da Agecopa será entregue no final do mês de maio. A reforma do imóvel custou R$ 735 mil. Segundo o presidente da entidade que regulamenta os recursos da Copa de 2014, Adilton Sachetti, o espaço público será uma vitrine na qual contará com exposições, além de maquetes eletrônicas que poderão ser conferidas pela comunidade. O imóvel está localizado na avenida Lavapés, bairro Goiabeiras.

Trata-se de um convênio assinado por meio do Governo que dá direitos de uso num prazo de 20 anos. O imóvel possui 4,5 mil metros quadrados. Cerca de 200 pessoas que fazem parte do recurso humano serão remanejados. Atualmente a agência está funcionando provisoriamente no Ginásio Aecim Tocantins.

O Moitará foi erguido em 1996 para abrigar eventos, mas a construção do Centro de Eventos do Pantanal acabou fazendo com que perdesse a função inicial. Para abrigar profissionais de diferentes especialidades e a diretoria da Agecopa, o imóvel será totalmente reformado para garantir o bom andamento dos trabalhos e o atendimento adequado ao cidadão.

Maia continua à frente da SEMA


Confirmado como titular na pasta do Meio Ambiente, o coronel PM Alexander Torres Maia assumiu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em abril deste ano. Maia integra o secretariado anunciado pelo governador Silval Barbosa, que será empossado no dia 1º de janeiro.

Desde 2003 até 2010, primeiro como Ajudante de Ordens do então governador Blairo Maggi, posteriormente como Chefe de Gabinete e Secretário-Chefe da Casa Militar, Alexander Torres Maia acompanha de perto a gestão ambiental de Mato Grosso e, as profundas mudanças e avanços que vem sendo conquistados pelo Estado nos últimos anos.

Sua carreira militar teve inicio em 1989 como Aluno Oficial do CPOR/RJ. Logo após, foi promovido ao posto de Aspirante Oficial do Exército Brasileiro, em dezembro do mesmo ano e, em dezembro de 1991, ao posto de 2º Tenente. Em abril de 1996 foi declarado 2º Tenente PM e em dezembro do mesmo ano, promovido ao posto de 1º Tenente PM chegando em 2009 ao posto de coronel.

Na sua formação acadêmica Alexander Maia participou dos cursos de Material Bélico, do Centro de Preparação de Oficiais da reserva do Exército Brasileiro (RJ); do Curso de Habilitação de Oficiais da PMMT, na Academia Militar Costa Verde (VG), Curso de Pedagogia Empresarial (VG) e Mestrado em Educação (Cuiabá).

Na carreira militar, entre outros cursos, possui em seu currículo os Cursos de Integração dos Princípios de Direito Humano e Direito Humanitário Internacional no Treinamento e Atuação da Polícia Militar da Cruz Vermelha Brasileira, Intervenção de Narcóticos na United States Police instrutor Teams; Curso de Polícia Comunitária da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da PMMT – 1º Turma, entre outros.

Entre as principais funções exercidas Alexander Maia foi Tesoureiro, Aprovisionador, Chefe de Almoxarifado e Oficial da Manutenção do Batalhão de Polícia de Transito de Cuiabá; Observador Policial e Oficial de Ligação da III Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola; Chefe de Operações Policiais do 1º Batalhão de Policia Militar em Cuiabá; Sub Comandante da Companhia Independente de Polícia Militar de Alta Floresta; Comandante do 1º Pelotão PM em Colíder; Comandante do 3º Pelotão PM em Sinop; Sub Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar; Comandante da 1ª Companhia de Policiamento Comunitário do Bairro Pedra 90, em Cuiabá, no período de 1994 até 2002, quando assumiu, em 2003, o posto de Ajudante de Ordens do Governador do Estado de Mato Grosso.

Desde que assumiu a Sema, Alexander Maia vem implementando no órgão uma nova filosofia de trabalho, baseada na lisura, transparência, agilidade e qualidade visando a modernização do órgão e a prestação de um serviço cada vez melhor ao cidadão.

Recentemente, ao lado do governador Silval Barbosa, o secretário inaugurou o novo anexo da Sema, um prédio de três andares, que irá abrigar toda a área de Licenciamento Ambiental da Sema - as Superintendências de Gestão Florestal (SGF) e de Infra-estrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suims) -, além da Biblioteca e Arquivo Setorial, setores em que trabalham mais de 400 servidores do órgão. Na ocasião o secretário reafirmou o seu compromisso com a modernização das políticas de governo na área do meio ambiente

Autoridades se farão presentes em cerimônia no Planalto.


De acordo com o Itamaraty, já confirmaram presença na posse de Dilma Rousseff os presidentes de Colômbia, El Salvador, Peru, Uruguai, Venezuela, Guatemala, Chile, Bolívia, Paraguai, Suriname, Guiné-Bissau e República da Guiné.

Também estarão presentes os chefes de governo de Portugal, Senegal, Coreia do Sul, Qatar, Bulgária, Haiti, Marrocos, Sri Lanka, São Tomé e Príncipe, Jamaica e Japão. O príncipe de Astúrias, Felipe de Bourbon, representará a Espanha na cerimônia. A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, representará o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O governo argentino informou o Itamaraty que a presidente Cristina Kirchner não participará da cerimônia de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff. A presidente da Argentina passará o final de ano com a família na residência dos Kirchner em Rio Gallegos, capital da província de Santa Cruz. Cristina será representada na cerimônia de posse pelo chanceler Héctor Timerman.


Após a cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma recepcionará os chefes de Estado e de governo, ministros e outras autoridades em um coquetel no Itamaraty.

Inquérito aponta para granada sem condições de utilização


O inquérito que investiga as causas da explosão da granada que culminou com a perda da mão direita do agente prisional Adão Ramos da Silva, 50 anos, já ouviu oito agentes prisionais e quatro oficiais militares. Os depoimentos, até o momento, orientam as investigações para uma certeza: a explosão ocorreu por falhas na granada que chegou a ser condenada pela própria PM em relatório obtido com exclusividade pelo Diário.

Passados 20 dias, o inquérito já se avoluma em 100 páginas. De acordo com o delegado responsável pelas investigações, Miguel Rogério Gualda Sanches, os agentes prisionais ouvidos são os que estavam na mesma linha de tiro de Adão. Segundo o delegado, eles disseram que “grande parte das granadas era da Índios”. Granadas fabricadas pela Condor também eram usadas no treinamento.

Como a parte pericial do caso ainda nem começou a ser analisada, Sanches descarta terminar o inquérito em 30 dias e já confirmou que irá prorrogar as investigações por mais um mês. “Esse período de final de ano é ingrato para as investigações”, justifica.

Outros oficiais, o instrutor e auxiliar do treinamento ainda serão ouvidos. O delegado vai verificar como o relatório que reprovou os artefatos foi tratado pela polícia, se foi encaminhado aos batalhões, se houve alguma medida adotada para restringir o uso das granadas e como os testes que reprovaram os artefatos foram feitos.

Os oficiais responsáveis pelo Curso de Operações Penitenciárias Especializadas (Cope) já prestaram depoimento. Preliminarmente, segundo Sanches, o curso seguia as medidas de segurança necessárias para manipulação do artefato.

Em depoimento prestado à polícia antes de seguir viagem para casa, Adão reconheceu a granada que explodiu. Na frente de todos os modelos dos artefatos utilizados pela PM, o agente apontou para a fabricada pela Índios Pirotecnia LTDA. Segundo familiares, o agente está em Mirassol D’Oeste e constantemente reclama de dores no braço atingido pela explosão. Ele ainda toma medicamentos e é submetido a curativos diariamente. O comando da PM mato-grossense também investiga o caso em inquérito próprio. Em nota, a polícia enfatiza que só irá se manifestar após a conclusão das investigações.

Os agentes responsáveis pela guarda nas muralhas dos presídios, escoltas policiais e pela contenção de rebeliões no Estado terão que trabalhar armados. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, os agentes substituirão gradativamente os policiais nessas atividades e, para isso, terão que passar por capacitação.

Alencar não deve participar da solenidade de transição da Presidência.


O vice-presidente da República, José Alencar, deverá deixar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês e ir para um quarto nos próximos dois dias, segundo um dos médicos responsáveis pelo seu tratamento, Raul Cutait.

O médico reiterou que o estado de saúde do vice-presidente da República é estável. Ele ressalvou, no entanto, que apesar da hemorragia intestinal ter sido controlada desde sábado (25), Alencar ainda apresenta sangramentos ocasionais.

A hemodiálise - filtragem artificial do sangue - feita hoje (27) é necessária devido ao acúmulo de líquido, de acordo com o médico. Para Cutait, será difícil que o vice-presidente compareça à cerimônia de posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, como deseja.

Segundo ele, as duas cirurgias feitas nos últimos dois meses e a hemorragia intestinal debilitaram bastante a saúde de José Alencar. "Não podemos esquecer que ele tem 79 anos e o organismo ficou ressentido com tudo isso", afirmou.

Novo Verdão, estádio novo para o Mundial de 2014 é moderno e versátil.


O ano de 2010 marcou a concretização da vinda da Copa de 2014 a Cuiabá. E um dos responsáveis foi o novo estádio Governador José Fragelli, o Verdão, que apesar de estar em fase inicial de reforma já ganhou reconhecimento nacional.

O estádio, que renascerá com o nome Arena Multiuso Pantanal, foi o primeiro das 12 cidades-sedes a ter empréstimo aprovado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), em meados de setembro. (Confira mais: aqui).

Além disso, a obra foi "coroada", com o aval do arquiteto paulista Sérgio Coelho, responsável pelo projeto, como a primeira do mundo a implantar tecnologias que diminuem os impactos negativos ao meio ambiente, o chamado "certificado verde".

Com estrutura moderna e versátil, já que pode "encolher", passando de 43.600 para 28 mil torcedores, o Verdão também foi considerado nacionalmente um dos estádios mais adiantados, dentre aqueles que precisaram ser reformados ou reconstruídos. (Confira mais: aqui).

Outro prêmio deste ano foi o de Melhor Projeto de Arquitetura Corporativa do VII Grande prêmio de Arquitetura, um dos principais da América Latina, que o Verdão recebeu em outubro. (Confira mais: aqui).

A avaliação do diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Projetos da Copa 2014 (Agecopa), Carlos Brito, é de que as obras estão dentro do cronograma. A entrega está prevista para dezembro de 2012.

"Já passamos pela fase de demolição, terraplanagem e agora entramos na fase de pré-fundação. Não podemos dizer em um adiantamento das obras, já que pode ser muito relativo, mas até o período climático, como as chuvas que já começaram estava previsto e não nos atrapalhará com o andamento do Verdão", avaliou.

Além de sediar a própria Copa do Mundo de 2014, o objetivo da Agecopa e do próprio Governo do Estado, é que Cuiabá também possa sediar a Copa das Confederações, evento realizado como um "pré-Mundial".

PERIGO: Homem morre ao consertar cerca elétrica.


O jovem Diego Tavares Modesto, de 24 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica, quando trocava numa cerca de arame que estava eletrificada. A esposa dele, Araceli Rodrigues, de 22, sofreu várias queimaduras.

O acidente ocorreu anteontem, por volta das 20 horas, no Parque Cuiabá, na Capital. Acredita-se que o arame estivesse preso numa luminária e um fio de baixa tensão teria tocado na luminária, deixando o arama energizado.

O casal foi levado ao Pronto-Socorro de Cuiabá, onde passou pelo box de emergência. Diego não resistiu às queimaduras. A esposa ainda está internada.

Segundo policiais civis, havia poucas informações a respeito do acidente. Próximo do arame havia um sistema de iluminação de Natal.

"O que sabemos é que um casal acabou recebendo uma carga de energia e o homem morreu eletrocutado", completou um policial que descartou qualquer relação entre o acidente com gambiarras. O caso será investigado pela Delegacia do Complexo do Coxipó, onde o delegado Pedro Antunes colocou uma equipe para trabalhar no acidente.

Diego e Araceli haviam se casado no dia 24 de julho, na igreja São Benedito, no bairro Boa Esperança. Ele tocava em uma banda de Cuiabá e ela é universitária.

Adolescentes atiram contra multidão em Cuiabá - MT.


Três adolescentes - uma de 14 e duas de 13 anos - foram detidas anteontem à noite após uma delas sacar um revólver e disparar em direção a uma multidão. Foram três tiros, mas ninguém ficou ferido.

A tentativa de assassinato ocorreu no bairro Novo Horizonte, em Cuiabá, numa briga de gangues entre meninas do bairro e do CPA. As meninas foram localizadas na avenida dos Trabalhadores e com a de 14 anos, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 cano longo com três munições deflagradas.

Aos policiais, disseram que estavam se vingando de uns tiros disparados contra elas, na última quarta-feira, quando começou a confusão. Na ocasião, elas estavam nas proximidades da praça cultural no CPA II e apareceu a gangue do Novo Horizonte.

"Então, a gente esperou até hoje (domingo) e viemos fazer um acerto de contas. Pé de pano tem que levar tiro mesmo. Pena que não acertou", relatou a menina mais velha. Ela explicou que em relação a expressão "pé de pano" estava falando de uma desafeta dela que estava de olho em seu namorado.

Apesar de nova, a menina de 14 anos é mãe de um bebê de um mês. Ela descobriu que o namorado dela estava sendo "roubado" por uma desafeta do bairro Novo Horizonte. Para piorar, a rival ainda foi tentar matá-la no CPA. A partir daí, com a ajuda das outras meninas, resolveu se vingar. Ela comprou o revólver pagando R$ 800 pela arma com cinco munições.

No domingo, as três se reuniram e foram a pé até o Novo Horizonte. Elas procuraram a desafeta da menina, mas não a encontraram. Para não sair sem a vingança, atirou em direção a uma multidão, mas ninguém ficou ferido.

As garotas não só confirmaram os tiros como também entregaram o revólver, arma utilizada para o feito.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Força Nacional e Polícia Federal prendem PM's em Naviraí - MS



Policiais federais e integrantes da Força Nacional de Segurança Pública em Naviraí - MS, prenderam nessa manhã dois policiais militares acusados de integrar uma quadrilha que extorquia contrabandistas de defensivos agrícolas e cigarros, informou a assessoria de comunicação da PF local.

A operação ainda não acabou, resta prender outros quatro PMs da cidade. Ao menos 20 agentes federais e seis da Força Nacional atuam na investida policial.

A investigação do caso teve início no dia 30 de novembro passado, quando um PM foi preso enquanto tentava extorquir R$ 250 mil do motorista de um bitrem, caminhão fabricado com duas carrocerias, carregado de defensivos agrícolas e caixas de cigarros. A carga era ilegal.

A partir dali, segundo a assessoria, a PF investiu na apuração e descobriu mais seis PMs envolvidos no esquema. Os denunciados atuam em Naviraí, cidade distante 359 km de Campo Grande. divulgação

Até por volta das 12h30 minutos, a PF, informou a assessoria, havia cumprido dois mandados de prisão temporária. Outros mandatos devem ser cumpridos até o fim da tarde. A assessoria disse que os envolvidos ainda não são considerados foragidos, isto porque ele podem se entregar voluntariamente.

Parceria entre a Força Nacional e o Estado de Alagoas é elogiado.


O Estado de Alagoas vem servindo de modelo para o país ao solicitar a parceria do governo federal na área da segurança pública, visando o combate à violência e à criminalidade. Essa foi a avaliação feita pelo diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Luiz Antônio Ferreira, durante reunião nesta quinta-feira (9) com o secretário em exercício da Defesa Social, Washington Luiz.

“Essa integração vai abrir as portas para que o Estado continue sendo contemplado com novos projetos do governo federal na área de segurança pública, que vão resultar em melhorias para a população”, afirmou o coronel. Na reunião, ele informou que a equipe da Polícia Judiciária conta com o reforço de cinco peritos treinados pela Força Nacional, que vão auxiliar nos trabalhos de resolução de inquéritos pendentes.

Atualmente, a força-tarefa da Polícia Judiciária é formada por 11 delegados e 30 escrivães e agentes, sendo agora reforçada com o envio de cinco peritos. Os trabalhos serão encerrados até o final deste mês, e em uma avaliação preliminar, os resultados são satisfatórios na resolução de inquéritos policiais.

“De acordo com os relatórios, conseguimos elucidar vários casos emblemáticos ocorridos no Estado”, disse o coronel Luiz Antônio, acrescentando que a parceria firmada com o governo alagoano dará “respostas à sociedade na questão da segurança pública”, ressaltou. Segundo ele, a integração entre as forças policiais deverá resultar em projetos de melhoria para a Polícia Civil, com investimentos em equipamentos e na capacitação de profissionais.

Para o secretário em exercício da Defesa Social, Washington Luiz, o Estado sempre irá buscar parceria e apoio do governo federal para melhorar a segurança pública. Ao elogiar o trabalho da força-tarefa, ele ressaltou que o apoio da Força Nacional vem ajudando a polícia alagoana a reduzir o grande número de inquéritos pendentes em todas as delegacias distritais.

Tropa de Elite 2 x Dona Flor e seus Dois Maridos



Na última quarta-feira (8), o filme "Tropa de elite 2", que já é o mais visto do Brasil em 2010, bateu um novo e ainda mais importante recorde: tornou-se o filme brasileiro de maior público da história. Com 10.736.995 espectadores contabilizados até então, o segundo longa-metragem do Capitão Nascimento superou a marca que há 34 anos pertencia a "Dona Flor e seus dois maridos", clássico do cinema nacional estrelado por Sonia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.

Mas, se em números absolutos o desempenho de "Tropa 2" já impressiona, quando se compara as realidades do mercado de cinema no país em 1976, ano de lançamento de "Dona Flor", e hoje, o sucesso do filme de José Padilha torna-se ainda mais patente.

Dados obtidos pelo G1 junto à Ancine e ao Filme B, empresa especializada em análises da indústria cinematográfica no Brasil, mostram que em 1976 o país tinha uma quantidade maior de salas de cinema por habitante, que o preço do ingresso era mais barato e que os brasileiros iam, em média, pelo menos 2 vezes ao cinema por ano - hoje, esse índice é de apenas 0,6 vez.

A favor de "Dona Flor" pesa ainda o fato de que, naquela época, não havia videocassete ou DVD, muito menos pirataria pela internet, o que tornava a sala de cinema o destino único para quem quisesse assistir ao filme. E o valor médio da entrada era bem mais barato: US$ 0,39 então, contra atuais US$ 4,94. Com base em dados do Ipeadata (que diz que o dólar em 1976 valia R$ 3,881), o ingresso a US$ 0,39 valeria R$ 1,71 atualmente. Hoje, vale R$ 8,44 com base na cotação e fechamento do dólar na quinta-feira.

O executivo Marco Aurelio Marcondes, que coordena a distribuição de “Tropa 2” e acompanhou de perto a estratégia de lançamento de "Dona Flor" de dentro da Embrafilme, nos anos 1970, aponta ainda outra vantagem do longa de Bruno Barreto. "Foram formas de lançamento muito diferentes. ‘Dona Flor’ foi lançado com menos de cem cópias, porque o custo era muito alto e não existia lançamento simultâneo nacional, as cópias iam viajando pelas capitais. Mas, em compensação, a frequência dos cinemas era maior, o número de salas era maior e a lotação de cada uma delas era infinitamente maior. Os cinemas de rua ofertavam uma quantidade muito maior de lugares e, logo, tínhamos uma taxa enorme de espectadores por cópia.”

Mesmo assim, a proporção entre o público do filme e o total de ingressos vendidos no ano de estreia de "Dona Flor" coloca o longa de 1976 em desvantagem em relação a "Tropa 2". Se, naquele ano, um em cada 23 ingressos vendidos foi para ver "Dona Flor", em 2010, essa proporção é de um para dez ingressos em favor da aventura de Nascimento.

Mas ainda cabe perguntar: por que "Dona Flor" fascinou o público em 1976 e "Tropa de elite 2" parece tão atraente em 2010? Para Ramos, nos anos 1970, era o erotismo que arrebatava o público. Hoje, é a violência urbana. "‘Dona Flor’ estourou porque era uma ode ao desejo, era a liberação da sacanagem. Aquela mão na bunda da Sonia Braga tinha um significado enorme para o brasileiro naquele momento de saída da repressão, de fim de ditadura. De repente se abriu a possibilidade dessa erotização, algo que já fazia parte da alma brasileira e pode finalmente tomar outro volume”, diz o especialista.

Já sobre o apelo de "Tropa de elite" junto ao público brasileiro, Ramos diz que "hoje a preocupação com a violência tem o papel que a sacanagem tinha em 1976". “’Tropa’ está em sintonia com o clima que a gente está vivendo, de insegurança, violência, desilusão com as autoridades. Reflete uma necessidade do país de ter heróis e traz à tona a contradição dos direitos humanos", observa o acadêmico. "É uma atitude crítica meio metralhadora giratória, que derruba todas as instituições. Afinal, quem não é contra políticos ladrões? Contra policiais corruptos? Contra bandidos? Ele consegue o consenso sem dificuldade e, por isso, bate forte no público”, conclui.

O historiador acrescenta que "Tropa 2" só conseguiu ultrapassar os 10 milhões de espectadores porque mirou além da classe média, atraindo também as classes C e D para os cinemas. "O segredo é que não é um filme de classe média, é feito para bater fundo no povão", opina. E por que a violência urbana cai no gosto popular? "Porque o povo não se vê só no herói, o povo se vê também na figura do bandido. O bandido é povo, é um irmão que escolheu uma outra via", observa Ramos, o que justificaria o sucesso não só de "Tropa de elite" como de outros filmes, como "Carandiru" e "Cidade de Deus", ambos incluídos entre os 50 maiores públicos do cinema nacional (veja o ranking acima).

Estrutura desaba em show sertanejo em Rondonópolis - MT


A estrutura da área vip de um evento realizado na noite desta quinta-feira (9), em Rondonópolis, desabou. Milhares de pessoas participavam de uma festa com a apresentação das duplas sertanejas Fernando e Sorocaba, Henrique e Diego e do cantor Michel Teló na arena de shows e rodeios do Parque de Exposições da cidade. Fernando e Sorocaba e Michel Teló também se apresentam na noite desta sexta-feira (10) no anexo da Universidade de Várzea Grande (Univag).

Em entrevista ao Olhar Direto, o tenente coronel Vanderlei Bonoto, comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM), afirmou que o local do acidente foi liberado para receber 250 pessoas, mas havia pelo menos mil. O fato ocorreu próximo à escada que dava acesso a esta área, com cerca de dois metros de altura. Oito pessoas ficaram feridas, umas delas com luxação e as demais com escoriações leves.

As vítimas foram atendidas pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu), que além de uma ambulância que já estava no local, precisou acionar mais duas equipes. Conforme Bonoto, a principal dificuldade no atendimento se deu pelo grande número de pessoas. O público da festa foi de aproximadamente 15 mil participantes, entre arquibancadas, camarotes, área vip e a própria arena.

A Polícia Técnica (Politec) e o Corpo de Bombeiros passaram a manhã desta sexta no local averiguando os motivos do acidente. Um laudo será elaborado pela Politec. A empresa que organizou as apresentações foi a Ricardo Camilo Produções, que promove shows de grande porte em todo o Centro-Oeste. Para o comandante do Batalhão de Bombeiros, há possibilidade de duas falhas. Ou a venda excessiva de ingressos, ou a falta de controle na entrada de pessoas sem ingresso para o camarote.

Operação continua no Rio de Janeiro


A operação da Polícia Civil nesta sexta-feira (10) na Favela do Mandela, em Bonsucesso, no subúrbio do Rio, tinha como objetivo principal prender o traficante Fabiano Atanazio da Silva, conhecido como FB. Ele é apontado pela polícia como o chefe do tráfico na Vila Cruzeiro, na Penha, na Zona Norte do Rio. Os agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) não conseguiram localizar o criminoso, mas apreenderam drogas, armas e munições.

De acordo com o delegado Fábio Ferreira, adjunto da DRFA, uma denúncia repassada aos órgãos de inteligência da polícia informou que FB esteve na Favela do Mandela na quinta-feira (2), uma semana após a ocupação da polícia no Alemão.

A polícia investiga a hipótese do traficante ter procurado um abrigo na favela, que é liderada pela mesma facção criminosa que atua nos conjuntos de favelas da Penha e do Alemão.

“Essa informação veio rica em detalhes e, antes mesmo de subirmos a comunidade, checamos que esse endereço realmente existia. Hoje não conseguimos encontrá-lo, mas nossas buscas vão continuar até que seja alcançado esse objetivo, que é prender o FB e os outros chefes do tráfico”, disse o delegado.

Onze detidos

Ao todo, 11 pessoas foram detidas na operação. Oito delas foram cercadas pelos agentes da Core e foram encaminhadas para averiguação na 21ª DP (Bonsucesso). Outras três foram detidas pelos policiais da DRFA. Entre elas, há um jovem que já tinha mandado de busca e apreensão por ter cometido crimes quando ainda era menor de idade. Um casal, que alegou ser usuário de drogas, também foi detido.

“Estamos puxando a ficha criminal dessas pessoas. Esses três foram detidos porque tentaram fugir do cerco da polícia, sendo que esse casal é lá da Vila Cruzeiro, e o homem, inclusive, já cumpriu pena por tráfico”, explicou o delegado.

Na operação, a polícia apreendeu uma escopeta calibre 12, uma luneta, dois coletes à prova de balas, papelotes de crack, papelotes de cocaína com a inscrição do símbolo do super-homem, além de tabletes de maconha, 30 litros de cheirinho da loló, radiotransmissores, munições para fuzil, pistola e submetralhadora e cadernos com a contabilidade do tráfico.

Um helicóptero e um carro blindado auxiliaram os policiais na operação

A UEFA anuncia os 60 nomes para a sua seleção.


A Uefa indicou nesta sexta-feira os 60 nomes que concorrem para formar a sua seleção em 2010. A eleição será feita através da internet e serão escolhidos 11 jogadores para todas as posições mais um treinador. Seis brasileiros foram indicados para a disputa, todos da linha defensiva: David Luiz (Benfica), Douglas (Twente), Michel Bastos (Lyon), Julio César, Maicon e Lucio (todos esses do Inter de Milão).

Atual campeões da Liga dos Campeões, o Inter de Milão dominou a lista, com nove indicações. Além dos brasileiros, Eto'o, Diego Milito, Sneijder, Cambiasso, Zanetti e Samuel. Além deles, o treinador José Mourinho, que está atualmente no Real, mas participou da campanha vitoriosa no primeiro semestre, também está na briga. O Barcelona está bem representado na lista, com nomes como Messi, Villa, Iniesta, Xavi, Pique e Puyol.

Ano passado, a seleção escolhida pelos internautas foi formada por Casillas, Daniel Alves, Puyol, Terry, Evra, Cristiano Ronaldo, Xavi Hernandez, Kaká, Iniesta, Messi e Ibrahimovic. Guardiola foi eleito o treinador da equipe.

Confira os 60 indicados por posição:

Goleiro: Iker Casillas, Julio César, David de Gea, Maarten Stekelenburg e Eduardo.

Lateral-direito: Maicon, Sergio Ramos, Philipp Lahm, Branislav Ivanovic e Gregory van der Wiel.

Zagueiro: Gerard Piqué, Lucio, Carles Puyol, Walter Samuel, David Luiz, Leonardo Bonucci, Brode Hangeland, Diego Lugano, Souleymane Diawara e Douglas.

Lateral-esquerdo: Fabio Coentrao, Giovanni van Bronckhorst, John Arne Riise e Michael Bastos.

Volante: Bastian Schweinsteiger, Mark van Bommel, Xavi Hernández, Sami Khedira e Esteban Cambiasso.

Meia pela direita: Arjen Robben, Cristiano Ronaldo, Javier Zanetti, Adam Johnson e Dirk Kuyt.

Meia central: Wesley Sneijder, Mesut Özil, Cesc Fábregas, Thomas Müller e Keisuke Honda.

Meia pela esquerda: Andrés Iniesta, Florent Malouda, Antonio Cassano, Ángel di María e Gareth Bale.

Atacante: Lionel Messi, Diego Forlán, David Villa, Diego Milito, Luis Suárez, Didier Drogba, Gonzalo Higuaín, Samuel Eto'o, Romelu Lukaku e Carlos Tévez.

Treinador: Jose Mourinho, Vicente del Bosque, Quique Sánchez Flores, Bert van Marwijk e Louis van Gaal.

Mil presos deixam os presídios por indulto


Pelo menos 1.000 presos devem deixar as penitenciárias mato-grossenses neste final de ano. Os primeiros 42 foram libertados ontem, em Cuiabá, logo após o lançamento do “Mutirão Carcerário”, uma ação coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que acontece simultaneamente em todo o país com o objetivo de agilizar a análise dos pedidos de progressão de pena.

A previsão é de que até o dia 17, quando termina essa operação, outras centenas de reeducandos do regime fechado estejam nas ruas para cumprir o restante de suas penas no semi-aberto. Isso significa a conquista do direito de passar o dia trabalhando e comparecer no presídio somente para dormir.

Porém, em Mato Grosso, as únicas unidades que abrigam presos no regime semi-aberto funcionam uma, em Cuiabá, e outra, em Várzea Grande, com a capacidade máxima de 180 pessoas. As vagas são divididas em 120 para homens e 80 para mulheres. Isso significa que nem 18% do total de presos que terão o direito de progressão de regime serão absorvidos pelas unidades existentes. A situação é alvo de crítica constante dos agentes do Poder Judiciário que visitam o Estado.

O juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, Adilson Polegatto de Freitas, explicou que cada preso está recebendo um voto de confiança que tem prazo de 10 dias. Esse período eles poderão passar com suas famílias sem a obrigação de pernoitar no presídio.

Depois desse prazo, passarão a obedecer as exigências do sistema semi-aberto. No auditório do Fórum de Cuiabá, onde aconteceu o lançamento do mutirão e a soltura do primeiro grupo, Polegato avisou: aquele que reincidir na criminalidade volta para trás das grades.

À imprensa, o juiz da Vara de Execuções Penais explicou que não serão libertados latrocidas, pistoleiros, estupradores ou outros presos de alta periculosidade. Conforme Polegato, essa medida atende exclusivamente àqueles que já atingiram tempo de prisão para obter o benefício do semi-aberto e comprovam bom comportamento. “O mutirão é uma maneira de reunir forças para acelerar o atendimento dos pedidos de progressão já protocolados”, completou.

O juiz paulista Luis Lanfredi, representante do CNJ, informou que em Mato Grosso estão sendo analisados 9 mil processos que estão parados ou nos quais os detentos já deveriam ter obtido benefícios de liberdade ou progressão de pena. Em menos de 15% desses, acredita, comprovaram os direitos requeridos. Além disso, juízes locais e a equipe da CNJ estão inspecionando penitenciários e outras unidades prisionais para verificar se oferecem condições mínimas adequadas e outras questões relacionadas ao atendimento dos detentos (ver matéria).

Apesar de não ser o foco do mutirão, disse Lanfredi, a mudança de regime de prisão para centenas de presos deve amenizar o problema da superlotação.

Marcus Vinícius Duarte, 26 anos, que cumpria pena por roubo, está entre os que ganharam liberdade ontem. Condenado a 8 anos e 10 meses de prisão, cumpria pena há uma ano e sete meses. Marcus foi um dos poucos detentos recebidos no Fórum pela família. O pai, José Roberto Duarte, as irmãs Vanusa e Vanessa e até o sobrinho de Felipe, que ele não conhecia, foram recebê-lo no Fórum.

Ainda magoado pelo envolvimento do filho no roubo, José Duarte contou que criou nove filhos e, pelo exemplo e educação que passou, não esperava que alguém se envolvesse em “coisas erradas”. Se esforçando para controlar as emoções, ele disse que visitou o filho no presídio uma única vez. “Não gostei daquele ambiente”, disse.

É interessante a ótica da legalidade para o praticante do ilícito penal, peguemos o exemplo de São Paulo, a dois anos atrás, quando, presos de posse do "direito" do indulto do dia das mães provocaram o maior ataque a instituições de segurança pública de que o Brasil noticiou, desta forma, é preciso alguma reforma no sistema prisional brasileiro, verdadeira universidade do crime. Até quando ficaremos com nossos olhos vendados pela falácea de políticos que jamais colocaram o pé dentro de um presídio (mesmo precisando, na condição de preso mesmo), vamos acordar para a realidade povo brasileiro. Vamos aliviar os problemas dos presos e acabar de enfiar o Brasil no universo da insegurança, afinal, nós. que estamos a seguir com nossas vidas, de maneira honesta, devemos estar mais preocupados do que aqueles que estão a pagar por seus crimes, apartados do convívio social por representarem uma ameaça.

Delegado depõe no caso Eliza Samúdio



O delegado Wagner Pinto, chefe da Divisão de Crimes contra a Vida e um dos responsáveis pelas investigações do desaparecimento e morte de Eliza Samudio, prestou depoimento por cerca de 11h, nesta quinta-feira (9), no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.

Os réus Bruno, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, Wemerson Marques, o Coxinha, Elenilson Vitor, Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, Fernanda Castro e Dayanne de Souza acompanharam a audiência. O depoimento foi interrompido apenas uma vez para que os réus fossem jantar. Na volta, Dayanne e Fernanda foram dispensadas e voltaram para a penitenciária. Os parentes dos acusados puderam acompanhar a audiência.

O conteúdo do depoimento será enviado para a comarca de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde corre o processo sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio. De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Wagner Pinto é a última pessoa a prestar depoimento sobre o caso.

No dia 8 de outubro, o delegado Júlio Wilke também foi ouvido durante audiência no Fórum de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O delegado que participou das investigações sobre o caso falou à juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues sobre a descrição feita pelo menor sobre a casa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola.

Durante audiência no dia 14 de outubro, a juíza Marixa determinou que os delegados Edson Moreira, Alessandra Wilke e Ana Maria dos Santos não poderiam ser ouvidos como testemunhas e informantes no processo. O pedido veio do Ministério Público Estadual (MPE), feito pelo promotor de Justiça Gustavo Fantini.

Os acusados já foram condenados a mais de quatro anos de reclusão por cárcere privado em 2009 por manter Elízia Samúdio reclusa em um sítio em Minas Gerais.

Entenda o caso

O goleiro Bruno é réu no processo que investiga a morte de Eliza Samudio. A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia do Ministério Público contra Bruno e outros oito envolvidos no desaparecimento e morte de Eliza. Fernanda Gomes de Castro, namorada de Bruno, foi presa em Minas Gerais.

O goleiro; Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão; Sérgio Rosa Sales; Dayanne Souza; Elenilson Vítor da Silva; Flávio Caetano; Wemerson Marques; e Fernanda Gomes de Castro respondem na Justiça por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver e corrupção de menor. Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, é o único que responde por dois crimes. Bola foi denunciado por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Todos os acusados negam o crime.

A pedido do Ministério Público, a Justiça decretou a prisão preventiva de todos os acusados. Com essa medida, eles devem permanecer na cadeia até o fim do julgamento. Em 2009, Eliza teve um relacionamento com o goleiro Bruno, engravidou e afirmou que o pai de seu filho é o atleta. O bebê nasceu no início de 2010 e, agora, está com a mãe da jovem, em Mato Grosso do Sul.

Bombeiros, policiais civis e militares fazem manifestações para aprovar piso nacional


Com a aproximação do recesso parlamentar, policiais civis e militares, além de integrantes do Corpo de Bombeiros se encontram em Brasília para aprovar em segundo turno a PEC 300/446, que institui o piso nacional dos profissionais da segurança. No Rio, a Associação dos Ativos e Inativos da Polícia Militar (Assinap), com o apoio do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), promovem nesta quinta-feira manifestações e exibição de faixas e cartazes nos principais pontos turísticos da cidade, como no Centro, Aterro do Flamengo, Copacabana, Ipanema, Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Haverá também protestos nos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont pela aprovação do piso mínimo dos policiais.

Na sexta-feira, os policiais fazem passeata da Candelária até a Cinelândia, no Centro, com a participação da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis e vários sindicatos de policiais do país: Distrito Federal, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Ceará, entre outros. A concentração será às 14h em frente à Igreja da Candelária.

Para o comissário, Fernando Bandeira, presidente do Sinpol, não adianta o estado pagar gratificações e prêmios pelas recentes operações de combate ao crime organizado, se os salários da categoria continuam diferenciados. A criação do piso unificaria por região os vencimentos dos policiais de todo o território nacional.


"Se a PEC não for aprovada até fevereiro, poderá haver paralisações na segurança pública do Rio, durante o Carnaval 2011" Alertou Bandeira, que na terça-feira se reuniu com as lideranças das associações de policiais militares e bombeiros.