terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Novo Verdão, estádio novo para o Mundial de 2014 é moderno e versátil.


O ano de 2010 marcou a concretização da vinda da Copa de 2014 a Cuiabá. E um dos responsáveis foi o novo estádio Governador José Fragelli, o Verdão, que apesar de estar em fase inicial de reforma já ganhou reconhecimento nacional.

O estádio, que renascerá com o nome Arena Multiuso Pantanal, foi o primeiro das 12 cidades-sedes a ter empréstimo aprovado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), em meados de setembro. (Confira mais: aqui).

Além disso, a obra foi "coroada", com o aval do arquiteto paulista Sérgio Coelho, responsável pelo projeto, como a primeira do mundo a implantar tecnologias que diminuem os impactos negativos ao meio ambiente, o chamado "certificado verde".

Com estrutura moderna e versátil, já que pode "encolher", passando de 43.600 para 28 mil torcedores, o Verdão também foi considerado nacionalmente um dos estádios mais adiantados, dentre aqueles que precisaram ser reformados ou reconstruídos. (Confira mais: aqui).

Outro prêmio deste ano foi o de Melhor Projeto de Arquitetura Corporativa do VII Grande prêmio de Arquitetura, um dos principais da América Latina, que o Verdão recebeu em outubro. (Confira mais: aqui).

A avaliação do diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Projetos da Copa 2014 (Agecopa), Carlos Brito, é de que as obras estão dentro do cronograma. A entrega está prevista para dezembro de 2012.

"Já passamos pela fase de demolição, terraplanagem e agora entramos na fase de pré-fundação. Não podemos dizer em um adiantamento das obras, já que pode ser muito relativo, mas até o período climático, como as chuvas que já começaram estava previsto e não nos atrapalhará com o andamento do Verdão", avaliou.

Além de sediar a própria Copa do Mundo de 2014, o objetivo da Agecopa e do próprio Governo do Estado, é que Cuiabá também possa sediar a Copa das Confederações, evento realizado como um "pré-Mundial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário