sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Comandante Geral faz analise para 2011


Desde o dia 1º de abril no comando da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, o coronel Osmar Lino Farias acredita que as metas estabelecidas foram cumpridas. O principal foco dos trabalhos foi o combate ao tráfico de drogas, intenso no Estado por conta da extensa fronteira com a Bolívia e motivador de diversos outros crimes.

Durante os oito meses passados foram realizadas várias operações integradas com o Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) através do Programa de Ação de Segurança (PAS). Ao todo foram fechadas mais de 2 mil bocas de fumo, apreendidos mais de 300 quilos de drogas e presas cerca de 3,2 mil pessoas. Também foram tiradas das ruas 45 armas e apreendidos cerca de R$ 150 mil (geralmente em notas de pequeno valor, que configuram o tráfico de drogas).

“Este foi um ano que considero muito positivo, ainda que não reduzimos àquilo que gostaríamos. Com a estrutura que nós pegamos e sem nenhuma melhoria, até porque não se melhora da noite para o dia, nós conseguimos reduzir, e muito, o tráfico, os roubos, os furtos e as extorsões. Reduzimos praticamente todos os índices de criminalidade”, ressaltou o coronel em entrevista exclusiva ao ExpressoMT.

Sobre a estrutura da Instituição o coronel ressaltou a entrega recente dos helicópteros e unidades móveis, que atuarão em todo o Estado e disse que mais melhorias virão em 2011 . “Estas aeronaves representam muito, é um plus a mais na segurança e irá diminuir nossas dificuldades. Vai ajudar não só o Gefron como o 6º Batalhão, que faz a segurança na região”, avaliou. “Agora temos o desafio para 2011 de melhorar a estrutura, física e de equipamentos. Também deve haver um aumento de efetivo a partir de julho, que aumentarão a segurança e a confiança da sociedade no trabalho da PM”.

A atuação da população no combate ao crime e tráfico de drogas têm sido de fundamental importância para o trabalho da PM, pois é a sociedade quem fornece muitas informações sobre criminosos e pontos de venda de drogas. A relação entre a policia e a sociedade também está mais estreita, possibilitando trabalhos preventivos e de orientação.

“A população têm colaborado e temos conversado muito. A sociedade hoje confia na policia e tem feito o seu papel, denunciando onde estão os bandidos, os foragidos, as bocas de fumo e temos feito trabalho não apenas de constatação, mas de fazer a parte legal e tirar de circulação essa bandidagem. Este é o verdadeiro trabalho da cidadania”, afirmou o coronel.

Farias explicou ainda que as drogas, seja pelo tráfico ou pelo uso, motivam vários crimes e que por isso o combate é tão intenso. “A droga hoje é a mola que impulsionam todos os crimes, quer seja contra o patrimônio ou contra a vida. Houve bocas de fumo que para fechar definitivamente tivemos que estourar por três vezes e enquanto a família toda não foi presa não acabou. Nós não podemos dar trégua”, enfatizou.

Denúncias

As denúncias para a Polícia Militar podem ser feitas pelo telefone 0800-65-3939. Por esse meio de contato, a denúncia é recebida diretamente pela Diretoria da Central de Inteligência da Polícia Militar, que mantém sigilo absoluto das ligações e não solicita que o cidadão se identifique. Outro número que pode ser usado para realizar denúncias é o 190, mais utilizado para situações policiais emergenciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário