quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bope troca de comando no Rio de Janeiro


A cúpula da Polícia Militar realizou, nesta terça-feira, uma cerimônia para a troca de comando do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) na sede da unidade, em Laranjeiras, na Zona Sul. O tenente-coronel Wilman René Gonçalves Alonso assume o posto da tropa de elite no lugar do também tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes, que passa a comandar o 12º BPM (Niterói).

Na despedida, Paulo Henrique se emocionou muito e chegou a chorar. O tenente coronel afirmou que deixa esta missão para novos desafios com a sensação de dever cumprido. O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, elogiou a atuação do ex-comandante do Bope, em especial sua atuação na retomada dos territórios dos complexos da Penha e do Alemão.

A troca, segundo a Polícia Militar, estaria prevista há meses e foi feita para 'oxigenar' o cargo. Paulo Henrique estava à frente da tropa há 1 ano e meio. O tenente-coronel René está há 15 anos no Bope, e participou dos principais planejamentos do batalhão, tanto no aprimoramento das instruções quanto na preparação da unidade para os grandes eventos na cidade. Ele também atuou durante a ocupação dos complexos da Penha e do Alemão.

O novo comandante do Bope disse que terá como "carro-chefe" em 2011 a pacificação de favelas do Rio para implantar novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Outra prioridade do novo comando da tropa de elite do Rio é treinar os policiais da unidade para eventos esportivos, como os Jogos Mundiais Militares, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

A ascensão ao posto era um sonho de Renê, foi subcomandante dos dois últimos chefes da unidade, Paulo Henrique Moraes e Pinheiro Neto. Fez o curso de Operações Especiais (COEsp)em 1995 e, desde então, só passou dois anos fora da unidade, um para fazer o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e um em outra unidade de elite, o GAM (Grupamento Aéreo e Marítimo). “Sem dúvida, é o ápice da carreira, na área de operações especiais”, comentou.

Em 2011, policiais do Bope já tem previsão de treinamento com vistas aos grandes eventos esportivos. Já estão acertados intercâmbio com a polícia francesa, a visita de três homens aos Estados Unidos para fazer cursos de combate ao narcotráfico e terrorismo no DEA (a agência antidrogas dos EUA), e cursos de contraterrorismo junto ao Exército e a Marinha do Brasil.

O Bope deve se instalar até o fim do ano em nova sede, no antigo 24º Batalhão de Infantaria Blindada, do Exército, em Ramos. A nova área vai abrigar ainda outras unidades operacionais, como o GAM e a Companhia de Cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário