quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bombeiros de Mato Grosso na Força Nacional


O curso tem duração de três semanas, tem como pré-requisito para compor o Batalhão Escola de Pronto Emprego (Bepe), da Força Nacional de Segurança e serão ministras as mais variadas disciplinas, como armamento e munição, tiro, defesa pessoal, patrulha, direção defensiva, natação utilitária, defesa civil, psicologia, antropologia, direitos humanos, nós e amarrações dentre outras matérias.


Pela primeira vez a Força Nacional de Segurança, esta realizando a INC, de forma separada entre policiais e bombeiros. Cinqüenta e seis bombeiros de 18 estados da federação estão divididos em dois pelotões, com instruções especificas na área de atuação. Mato Grosso está representado pelo tenente Ranie, cabo Passos e soldado Galibert.


Após a conclusão da INC, os bombeiros serão mobilizados para o Batalhão de Busca e Salvamento da Força Nacional, onde serão treinados para operar em qualquer situação que a atividade requerer, como enchentes, incêndios, buscas, deslizamentos, em qualquer lugar do Brasil ou outros países se necessário.

No período de um ano, os bombeiros estarão à disposição da Força Nacional. Serão submetidos a treinamentos intensos e farão diversos cursos, em todas as áreas do conhecimento bombeirístico para operar em qualquer situação. Para concluir com aproveitamento, o militar deverá ter no mínimo 70% de aproveitamento no treinamento físico e intelectual.

Força Nacional de Segurança - foi criada em junho de 2004 pelo Ministério da Justiça, para atuar nos Estados em situações emergenciais, nos momentos de crise. A FNS é comandada pela Secretaria Nacional de Segurança e reúne os melhores policiais e bombeiros dos Estados.

Cooperação

O ministério da Defesa classifica a tropa como um "programa de cooperação federativa", ao qual os Estados e o Distrito Federal podem aderir voluntariamente. O emprego da força é determinado pelo ministro da Justiça, em situações emergenciais e localizadas, a partir do pedido oficial do governador que deseje a atuação federal.

Seleção

O processo de escolha dos policiais que participam do programa de treinamento é rigoroso. O Ministério da Justiça envia ofício para todas as Forças Auxiliares do País, que escolhem entre os voluntários aqueles que mais se destacam. Os candidatos devem ter entre 25 e 40 anos e ter no mínimo cinco anos de experiência.

Treinamento

No treinamento, com carga horária mínima de 110 horas, policiais militares, rodoviários e bombeiros são submetidos a uma rigorosa rotina de exercícios. Na maior parte do tempo, os exercícios são ao ar livre. Todo o treinamento físico e teórico é idêntico para homens e mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário