terça-feira, 12 de julho de 2011

Mato Grosso vira cenário de faroeste e outro banco é assaltado, o quarto em menos de 10 dias


Ao menos oito homens fortemente armados invadiram, no começo da tarde desta terça-feira (12), a agência do Banco do Brasil da cidade de Poxoréu (251 km ao Sul de Cuiabá).

Testemunhas disseram que eles chegaram atirando na rua e atingiram uma mulher, que foi levada para um hospital da cidade.

Segundo policiais da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), os ladrões roubaram dinheiro da agência (montante não revelado) e fizeram sete pessoas reféns – sendo dois policiais militares –, que foram liberadas, em seguida.

Esse tipo de assalto é conhecido como “Novo Cangaço”, uma vez que os bandidos chegam nas cidades do interior e atuam com violência.

Os policiais não souberam informar se os bandidos conseguiram levar todo o dinheiro da agência. Os bandidos teriam fugido em veículos em direção à Primavera do Leste, a 100 km de Poxoréu.

Os policiais estão se deslocando para Poxoréu para iniciar as investigações. Policiais militares do Batalhão de Primavera do Leste já foram para a cidade.

Este é o quarto assalto a banco com as mesmas características nos últimos 10 dias, as cidades de Poconé, Paranatinga e Nova Monte Verde também tiveram agências bancárias assaltadas nos mesmos moldes de Poxoréo.

O estado de Mato Grosso vive um clima de insegurança, de hostilidade, a sociedade no interior do estado e na capital já não suportam mais a possibilidade de ter que encarar um assalto a banco, um sequestro relâmpago, uma saidinha de banco e outras modalidades criminosas que mato grosso tem sido palco ultimamente.

Enquanto isso, a Polícia Judiciária Civil se encontra em greve, o Detran se encontra em greve, a educação se encontra em greve, apenas a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso continua a desempenhar suas atividades, mesmo com a apatia demonstrada pelo governo em negociar seus salários, a PM continua a correr atrás de assaltantes de banco, com salário defazados, armas impróprias, viaturas obsoletas e avariadas, a Polícia Militar, representada por seus bravos servidores continuam a exercer o seu difícil e tempestuoso labor.

Será até quando? Será que também não vão parar? Governador Silval Barbosa, será que a sua autoridade não é suficiente para encampar um política de geração de renda mais apropriada para os seus servidores da segurança pública, ou será que não percebe que para realizarmos todas as tarefas diárias como ir para o trabalho, estudar, frequentar lugares públicos, todos nós precisamos de segurança?

Bem, parece que os bandidos são os únicos que já perceberam que em Mato Grosso a segurança pública não cosegue dar segurança nem para ela mesma, já que na grande maioria dos assaltos, são os próprios policiais que são usados como escudo, completamente rendidos e a mercê dos meliantes.

Até quando governador? Até quando os interesses políticos são superiores aos interesses sociais do povo deste estado, que sofre com a falta de segurança?

E obrigado Polícia Militar, precisamos de vocês nas ruas, mesmo como escudos, vocês são os únicos que ainda trabalham, são os únicos que ainda tem coragem de continuar trabalhando com a miséria que recebem. São os únicos que ainda levam a sério o juramento que fizeram, o de servir e proteger mesmo com o risco da própria vida, porque, pelo salário, já não compensa mais!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Goleiro Felipe compareceu normalmente aos treinos após incidente no jogo contra o São Paulo


Refeito do susto sofrido no jogo contra o São Paulo, Felipe trabalhou normalmente nesta quinta-feira, no Ninho do Urubu. Segundo o médico Márcio Tannure, o goleiro do Flamengo foi reavaliado e realizou a programação previamente definida pela comissão técnica para a reapresentação. O camisa 1 foi o único titular a aparecer no campo durante a atividade. Os demais fizeram musculação na academia. Depois de correr, Felipe conversou rapidamente com o médico e rumou para o vestiário. No caminho, alongou o pescoço uma vez.

Aos 30 minutos do segundo tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Tricolor Paulista, ele se chocou com Marlos, ficou caído e disse ter “apagado” por alguns instantes. Márcio Tannure, no entanto, afirma que o jogador não ficou desacordado.

- Em nenhum momento ele esteve inconsciente. Ficou apenas um pouco tonto. Clinicamente está liberado – explicou.

Mais cedo, o médico havia usado o termo inconsciente para justificar a tremedeira na mão e na perna do goleiro. Na coletiva desta tarde, ele explicou a frase.

- Insconsciente foi o movimento.


O departamento médico do Flamengo descartou a hipótese de Felipe desfalcar o time contra o Fluminense, domingo, às 16h, no Engenhão. Foi feito um acompanhamento clínico do goleiro depois do jogo, e o camisa 1 não aparentou qualquer anormalidade. Desta forma, ficou decidido que um exame específico não seria feito. Não há precisão sobre o local exato afetado.

- Foi na parte frontal da cabeça, mas o Felipe não conseguiu dizer exatamente. É difícil apontar o ponto exato.

Tannure não estava trabalhando no gramado, mas acompanhou o jogo da arquibancada e reviu o lance nesta quinta. O primeiro atendimento foi realizado pelo médico Marcelo Soares.

Classificação Brasileirão 2011

Cláudia Leite abre festividades da 47ª Expoagro


A cantora Claudia Leitte abre hoje a 47ª Expoagro, em Cuiabá, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. A feira acontece até o próximo dia 17. A estrela baiana se apresenta a partir das 23 horas, no palco da arena de shows. "Tudo está preparado para receber os 10 artistas nacionais e os 17 aqui de Mato Grosso", afirmou o empresário Fabio Martins, da Fabinho Promoções e Eventos, um dos organizadores da feira.

A expectativa é de que um público de mais de 30 mil pessoas compareça no Parque de Exposições para prestigiar a cantora Claudia Leitte. E ela promete fazer tremer a arena com muita música e alegria. O novo hit de Claudia Leitte, Trilhos Fortes, já está entre os mais tocados nas rádios brasileiras. O CD As Máscaras, sua consagração, com cinco faixas nas paradas de sucesso, entre elas, Famo$a, Água e Don Juan.

Para os palcos do Brasil e do mundo, a cantora leva a Claudia Leitte Tour 2011, espetáculo de luz, som, cenografia e figurino. Um show que surpreende o público nos quatro cantos do país e revela a versatilidade da musa que desponta no cenário internacional, nestes dez anos de carreira.

Dentre os planos de Claudia para este ano, o novo DVD que deve ser gravado no segundo semestre e sua participação na noite de abertura do Rock in Rio, em setembro. Segundo a musa, o show já está todo planejado e terá o Pop em sua essência. "Vou levar o meu Axé, a minha Bahia para o palco. O Axé é Pop!", disse, afirmando ainda que o Rio de Janeiro, estado onde nasceu, também será fonte de inspiração para a concepção do espetáculo.

Claudia Leitte embarca para os Estados Unidos agora em julho. A cantora apresenta o show da Claudia Leitte Tour 2011 em Newark, no dia 30, e em Boston, no dia 31. O show conta com painel de Led de alta definição para projeção de imagens, que compõem o cenário.

Durante o espetáculo, Claudia faz várias trocas de figurino e desafia o público "sair do chão", em composição cênica e coreografia ao lado dos bailarinos.
Logo depois da cantora Claudia Leitte a famosa dupla Monttenegro & Boiadeiro se apresenta no Palco 2, que fica próximo ao palco usado pela Claudia Leite .

A história de Monttenegro & Boiadeiro começou em 2006 quando resolveram unir as violas e as vozes para produzirem o primeiro CD que lançaram no inicio de 2007. O disco intitulado "se não for por amor" emplacou canções como "o nosso amor terminou", "se não for amor" e "recado".

Em 2008 gravaram e lançaram seu CD e DVD ao vivo emplacando canções como "você mudou", "como o vento" e "tá chovendo mulher". Atualmente a dupla é vista pelos fãs e críticos, como a maior representante da moda de viola e da música de raiz do estado de Mato Grosso,tendo em seu repertório, além de sucessos da dupla já emplacados ,clássicos sertanejos mesclados como dançante e universitário. Isso sem falar no romantismo exacerbado que permeia as composições e interpretações da dupla.
A Expoagro é uma promoção do Sindicato Rural de Cuiabá e da Fabinho Promoções e Eventos. A expectativa dos organizadores é que circulem durante os 11 dias de feira, mas de 300 mil pessoas no Parque de exposições Jonas Pinheiros. Maiores informações sobre a programação e venda de ingressos podem se adquiridas pelos sites: WWW.sindruralcuiaba.org.br e WWW.fabinhopromocoes.com.br.

Confira a programação da 47ª Expoagro

07/07-Quinta-Feira
06h-Entrada dos Equinos do 1º turno-Cavalo Árabe
06h-Terceira Ordenha
07h-Pesagem dos Bovinos Raça Brahman
14h-Quarta Ordenha
18h-Abertura oficial da 47º Expoagro
20h - Leilão Grupo IMA & São Carlos - Programa Leilões
Local: Centro de Eventos
Transmissão:Agrocanal
22h-Quinta Ordenha
23:30h - Shows:
PALCO 1 - Cláudia Leite
PALCO 2 - Monttenegro & Boiadeiro

08/07-Sexta-Feira
6h-Entrada de animais
06h-Sexta Ordenha
13h-Inicio do julgamento da Raça BRAHMAN - Pista 01
14h-Sétima Ordenha
20h - Leilão Produção Fazenda Caravaggio e Casa Domingos - Programa Leilões
Local: Centro de Eventos
Transmissão: Canal do Boi
20h - Leilão Filhos do Sol - Assoc. dos Criadores do Cavalo Árabe - Estância Bahia
Local Tatersal Gilson de Arruda
Transmissão: Canal da Pecuária
22h-Oitava Ordenha
23:30h - Shows:
PALCO 1 - Marcos e Belutti
PALCO 2 - Bruna Viola

09/07-Sábado
06h - Entrada de animais
06h-Nona Ordenha
08h - Continuação do julgamento da Raça Brahman
08h - Prova S tambores com salto-Cavalo Árabe
12h - Leilão 5 Estrelas Gir e Girolando - Leilão Samambaia Leilões
Local: Centro de Eventos
Transmissão:Canal da Pecuária
13h - Julgamento do Cavalo Árabe -Local Pista 02
14h-Prova de 3 Tambores Centro Hípico de Cuiabá
14h-Décima Ordenha-Final do Torneio
20h - Leilão Grupo IMA Touros Brahman - Programa Leilões
Local: Centro de Eventos -
Transmissão: Agrocanal
23:30h - Shows:
PALCO 1 - João Bosco e Vinícius
PALCO 2 - Louvor e Aliança
Jonathan e Adam

10/07-Domingo
09h-Prova Funcionais Tambor /Balizas Cavalo Árabe
13h - Leilão Capão de Angico & Santa Helena - Estância Bahia
Local: Local Centro de Eventos
Transmissão Canal do Boi
13h - Julgamento da Raça GIR Leiteiro e Dupla Aptidão-Local Pista 01
14h-Prova Cross Rural - Cavalo Árabe
20h - Shows:
PALCO 1 - Restart
PALCO 2 - Jackson e Giovanni

11/07-Segunda-Feira
06h - Entrada dos animais
08h - Julgamento da Raça GIR Pista 01
20h - Leilão Camargo 40 Anos - Programa Leilões
Local Centro de Eventos
Transmissão: Canal Rural
23:30h - Shows:
PALCO 1 - Pedro Henrique e Fernando
PALCO 2 - Walter Rabelo e Odair Jr.
Alecir e Alessandro

12/07-Terça -Feira
06h - Entrada de animais
08h - Ínicio da pesagem da Raça Nelore
08h às 12h - Saída de Equino 1º turno cavalos da Raça Árabe
14h-Entrada Cavalo Pantaneiro
20h - 3 º Leilão Elite GIR- MT - Estância Bahia
Local: Centro de Eventos
Transmissão Canal da Pecuária
20h -Leilão Tradicional Leilocorte - Samambaia Leilões
Local: Tatersal Gilson de Arruda
Transmissão: Canal da Pecuária
23:30h - Shows:
PALCO 1 - Amannda
PALCO 2 - Dois a Um
Gustavo e Fabiano
Os Thomés

13/07-Quarta-Feira
06h - Entrada dos Animais
08h - Inicio Julgamento do Ranking da Raça Nelore - Pista 01
(Juízes: José Augusto Faria/Russel Rocha Paiva/João Eduardo F Assunção)
08h-Inicio do julgamento de Cavalo Pantaneiro - Pista 02
20h- IV Leilão Touros de Cuiabá - Programa Leilões
Local: Centro de Eventos
Transmissão Canal da Pecuária
2:30h - Abertura do Rodeio PBR

23:30h - Shows:
PALCO 1 - Bruno e Marrone
PALCO 2 - Sarah e Lívia

14/07-Quinta-Feira
08h - Continuação Julgamento do Ranking da Raça Nelore - Pista 01
08h - Continuação Julgamento da Raça Cavalo Pantaneiro - Pista 02
20h - 25º Nelocuia - Estância Bahia
Local: Centro de Eventos
Transmissão Canal Terra Viva
21h - Rodeio PBR
23:30h - Shows:
PALCO 1 - Henrique e Diego
PALCO 2 - Junior e Nando

15/07-Sexta-Feira
08h - Continuação Julgamento do Ranking da Raça Nelore - Pista 01
08h - Apresentação dos animais do 19º Leilão Elite do Cavalo Pantaneiro - Pista 02
20h - Leilão de Elite do Cavalo Pantaneiro - Programa Leilões
Local- Centro de Eventos
Transmissão: Canal da Pecuária
21h - Rodeio PBR
23:30h - Shows:
PALCO 1 - Léo Magalhães
PALCO 2 - Arena Country
Max e Anderson

16/07-Sábado
08h - Provas Hípicas - Cavalo Pantaneiro
08h - Continuação Julgamento do Ranking da Raça Nelore - Pista 01
21h - Rodeio PBR
23:30h - Shows:
PALCO 1 - Fernando e Sorocaba
PALCO 2 - Ricardo e Alexandre

17/07-Domingo
12h- Leilão Fazenda Santa Elina S/A - Programa Leilões
Local Centro de Eventos
Transmissão: Canal do Boi
20:30h - Final do Rodeio PBR
23:30h - Shows:
PALCO 1 - Michel Teló
PALCO 2 - Reginaldo Cesar e Kassio
Marcio Martins

Assaltante é morto por Atirador de Elite da PM de Mato Grosso ao fazer família refém


Um asssaltante ainda não identificado foi morto com um tiro na cabeça por um atirador de elite do BOPE da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso após invadir uma casa e fazer seis pessoas reféns. O desfecho do crime aconteceu por volta da meia-noite, na Rua 24 de maio, no centro de Várzea Grande.

Armado com um revólver, o ladrão tentou roubar uma motocicleta nas proximidades, mas acabou sendo surpreedido por uma viatura da PM. Ele trocou com tiros com a Polícia. Na fuga, entrou em uma casa, fazendo a família como refém.

Depois disso, a Polícia cercou a casa e iniciou uma sequência de negociações com o assaltante, que chegou a apontar uma arma para duas crianças, uma de sete e outra de doze anos.

Segundo a PM, a decisão de atirar ocorreu depois que o assaltante amarrou as duas crianças a um botijão de gás e exigiu que a Polícia lhe entregasse uma viatura para fugir, de outra forma, iria atirar no botijão e explodí-lo juntamente com as crianças.

O criminoso acabou sendo morto na varanda externa da casa. Com o ladrão, foi apreendido um revólver 38. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) e até o início da manhã não havia sido identificado.

Aposentado é assassinado com tiro na cabeça


O aposentado Benedito Roberto da Silva, de 64 anos, foi assassinado ontem de manhã com um tiro na cabeça numa das ruas do bairro Novo Paraíso II, em Cuiabá, nas proximidades da Igreja Católica. O cadáver foi localizado no final da manhã por populares que passavam pelo local. Em princípio, o crime não teve testemunhas, pois moradores próximos se limitaram a dizer que se depararam com o cadáver. Uma das suspeitas é de que o criminoso seja alguém conhecido do bairro e, por isso, haja temor de represálias.

Segundo Policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o aposentado residia em Jaciara (a 120 quilômetros da Capital) e vinha uma vez por mês trazer dinheiro para uma garota de cujo filho ele era padrinho. Por volta das 8h30, ele ainda foi visto andando pela rua.

A suspeita de que o aposentado tenha sido vítima de latrocínio (roubo seguido e morte) foi descartada porque os policiais encontraram R$ 300 no bolso da calça, além de um relógio e celular. O delegado Antônio Esperândio, de plantão na DHPP, esteve no local iniciando as investigações e deverá conversar nos próximos dias com a mãe do menino, afilhado da vítima.

Ela seria a pessoa com quem o aposentado conversou na parte da manhã e também esteve em sua casa. A partir daí, saiu na rua e não foi mais visto. Eles não descartam a hipótese de algum viciado em droga ter rendido o aposentado e tomado a carteira com dinheiro e depois atirando na vítima.

“Quando as pessoas não gostam de falar é porque temem algum tipo de ameaça e estão próximas dos criminosos. É possível que nos próximos dias tenhamos novidades, pois até lá muita gente já esqueceu o caso. Vamos, inclusive, entrar em contato com a família da vítima”, explicou um dos policiais.

Deputado Romoaldo Junior critica estilo de Pagot



O deputado estadual Romoaldo Júnior (PMDB) criticou ontem o estilo de gestão do presidente afastado do Dnit, Luiz Antônio Pagot (PR). Embora considere que Mato Grosso sofre perdas com a saída dele do Departamento, o deputado afirmou que o diretor “sempre se achou um grande articulador, quando nunca o foi”.

No estilo fogo amigo, Romoaldo disse que Pagot não atende as lideranças, não respeita subordinados e sempre se achou “o bicho da goiaba”.

Antes de ser nomeado para o cargo no governo federal, Pagot participou da administração do então governador Blairo Maggi (2003-2007). Ele passou por três secretarias, de Educação, Transportes e Casa Civil, até ser escolhido em 2007 como diretor do Dnit.

Numa comparação com o atual secretário da Casa Civil, o ex-deputado José Lacerda, que tem estilo mais moderado, Romoaldo afirmou que “prefere o estilo Lacerda de fazer política”.

Romoaldo considera que a saída de Pagot do cargo significa perda para o Estado porque era o cargo mais importante que Mato Grosso tinha no governo federal. “As obras vão andar, mas acredito que não será no mesmo ritmo, com todo esse problema, deveremos ter um certo atraso”, considerou o deputado.

Diario de Cuiaba

Blairo Maggi é sondado para o Ministério dos Transportes, contudo, recusa o convite


O senador Blairo Maggi foi sondado por líderes do governo federal e do PR, durante reunião nesta tarde (6), para assumir o ministro dos Transportes no lugar do também republicano Alfredo Nascimento, que pediu demissão do cargo. Fontes ligadas à cúpula da legenda republicana, no entanto, confidenciaram ao MidiaNews que o ex-governador recusou ao convite.

A tentativa de convencer Maggi seria pertinente tanto para a presidente Dilma Rousseff (PT), de quem é próximo, tanto para o PR, principalmente por ele ter uma imagem de credibilidade no meio político e uma posição de destaque no cenário empresarial nacional e internacional.

"Seria a junção da fome com a vontade de comer. O problema estaria resolvido. Mas ele descartou porque isso não faz parte de seus planos. Sem contar no tamanho do abacaxi", disse a fonte, de Brasília.

A sondagem aconteceu durante uma reunião entre a cúpula do PR com a ministra das relações institucionais, Ideli Salvati, e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

No entanto, para membros do diretório nacional, a tentativa de convencimento para Blairo assumir o Ministério foi vista como uma forma de "empurrar" a gestão da crise iniciada para os braços do senador de Mato Grosso.

"Baixas"

Conforme a reportagem apurou, Blairo está "chateado" pelas sucessivas "baixas" de políticos mato-grossenses em cargos estratégicos do governo federal. O primeiro deles foi Rodrigo Figueiredo (PP), que perdeu o cargo de secretário-executivo do Ministério das Cidades.

O último foi o seu afilhado político, o ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antônio Pagot.

Outros fatores também podem ter levado Blairo a recusar o convite. Um deles seria a falta de um cenário político favorável ao parlamentar, já que a crise instalada dentro do Ministério das Cidades está diretamente ligada à cúpula de sua legenda - o Partido da República.

"Não seria muito fácil o Blairo administrar o Ministério com todas as suspeitas recaindo sobre o seu partido. Seria totalmente inviável", comentou a fonte.

Com a recusa de Blairo Maggi em assumir o comando do Ministério, a tendência é que o posto seja ocupado por algum membro do PT, conforme já havia demonstrado a presidente Dilma.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Detido adolescente que tentou assaltar policial militar em Cuiabá


A Polícia deteve um adolescente de 16 anos que, armado com um revólver, tentou roubar a motocicleta de um policial militar no bairro CPA II. A vítima reagiu e rendeu o garoto que tentou fugir a pé, mas foi alcançado. A detenção ocorreu ontem (5) à tarde, na rua Arenápolis. Com o menor, os policiais apreenderam um revólver calibre 38.

Segundo o policial, ele saía de casa quando foi abordado pelo adolescente. Armado com um revólver, o garoto exigiu que o policial lhe entregasse a chave da motocicleta Honda que pilotava. Assim que o assaltante afastou, o policial sacou sua arma e rendeu o garoto que tentou ligar a moto, mas como não conseguiu ligá-la, tentou fugir a pé.

Policiais militares foram acionados e conseguiram deter o adolescente e apreender a arma. De lá, ele foi levado para a Central de Flagrantes. Aos policiais plantonistas, o garoto relatou que saiu de sua casa, no jardim Vitória, com o revólver escondido numa sacola e tinha em mente roubar uma motocicleta.

"Era apenas para dar uma volta. Não iria levá-la para casa porque meus pais não gostam de coisa errada", relatou o adolescente. Ele acrescetou que há quatro meses comprou o revólver, no próprio bairro, por R$ 300.

Charge do dia

Eder Moraes e a AGECOPA continuam vinculados direto ao Governador


O presidente da Agecopa, executivo Eder de Moraes, disse nesta quarta, por telefone, que a autarquia continua vinculada 100% ao gabinete do governador. Portanto, o projeto aprovado pela Assembleia, dando superpoder para o vice-governador junto a alguns órgãos e autarquias, não inclui a Agecopa. O nome da autarquia nem deveria ter entrado nas discussões dos deputados. Eder está em Moscou, na Rússia. Desde o último dia 2, ele acompanha na viagem ao exterior o governador Silval Barbosa, mais três secretários de Estado e policiais que estão em treinamento para atuar em regiões de fronteira.

"A Agecopa faz parte das prioridades estratégicas de governo e está sob comando de Silval Barbosa, dado a sua relevância no papel de conduzir os projetos preparativos para Cuiabá sediar a Copa do Mundo", pondera Eder.

Na sessão ordinária desta terça, alguns parlamentares passaram um bom tempo debatendo o que seria o papel do vice-governador. Depois, aprovaram a mensagem assinada pelo próprio Chico Daltro, vice e hoje no posto de governador em exercício, dando a ele superpoderes. Na prática, o vice vai ajudar a coordenar projetos e ações junto à Agência de Regulação dos Serviços Delegados do Estado (Ager), à Defesa Civil, ao MT Fomento, ao Cepromat (Processamento de Dados) e à Metamat (Mineração). Sua participação, porém, não tira autonomia da diretoria e dos presidentes desses órgãos e autarquias.


Segurança


Ex-presidente do MT Fomento e ex-secretário de Fazenda e da Casa Civil, Eder voltou a rasgar elogios ao governador Silval Barbosa, para quem, "além de tudo que vem realizando em termos de projetos macro, como da ferrovia, da Copa-2014 e da integração dos municípios, passa a ser também o governador que mais tem investido na segurança pública, especialmente de fronteira". De acordo com o presidente da Agecopa, o Estado já investiu R$ 14 milhões em equipamentos de radares móveis, acoplados a veículos de última geração. Eles serão utilizados na vigilância por terra e vão ajudar a fechar o espaço aéreo.

MT Saúde passa por mudanças e preocupa o servidor de Mato Grosso


O MT Saúde passará por uma mudança na gestão para se autossustentar. A ideia foi discutida em reunião na Assembleia Legislativa entre deputados e conselheiros do Tribunal de Conta do Estado (TCE), que entram em consenso sobre uma transição na arrecadação do instituto. Eles irão discutir também regras para o ajuste dessa mudança. Novamente, os membros do Tribunal reforçaram declarações anteriores de que o MT Saúde não será extinto.

Atualmente, o governo do Estado banca um terço do plano de saúde, o restante é pago pelo servidor. O TCE, em resposta a uma consulta da prefeitura de Diamantino (que pretendia criam um plano nos moldes do MT Saúde), refutou a ideia de pagamento pelo poder público, já que existe o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, essa forma de contratação de plano de saúde é contraria a Constituição.

Após a reunião, o presidente da Assembleia, José Riva (PP), afirmou que a intenção é fazer o MT Saúde autossustentável e isso somente com o pagamento integral dos servidores, da mesma forma como ocorre com os planos particulares.

Relator da consulta do gestor de Diamantino, o conselheiro Waldir Teis havia defendido após a polêmica da extinção que o Estado seja um intermediário entre o servidor e os contratados, mas nunca arcar com o plano, mesmo que seja na forma de coparticipação.

Nos últimos quatro anos, foram gastos com o MT Saúde R$ 116 milhões com o custeio, recurso que não retornará ao cofre público. Porém, a partir do posicionamento do pleno do TCE sobre a irregularidade em manter o instituto, não serão mais revertidos valores por parte do Estado.

O presidente do TCE, Valter Albano, afirmou que o Tribunal não tem competência para extinguir ou criar órgãos, e que essa prerrogativa cabe somente ao Executivo.

Já Riva lembrou que as regras de transição serão discutidas também com o Executivo para fazer uma avaliação dos gastos e da arrecadação com os servidores. O MT Saúde foi criado na Lei Complementar 127, de 11 de julho de 2003. O órgão está sob a tutela da Secretaria de Estado de Administração e é presidida por Bruno Sá Freire Martins.

Também participaram da reunião o conselheiro José Carlos Novelli; o ex-presidente do MT Saúde, Yuri Bastos (atual diretor da Agecopa); e os deputados Emanuel Pinheiro (PR), Wallace Guimarães (PMDB), Luizinho Magalhães (PP), Hermínio Barreto (PR), Luiz Marinho (PTB), Walter Rabello (PP), Carlos Avalone (PSDB) e Zeca Viana (PDT).

Mais um assalto a Banco em Mato Grosso, outra vez, Parantinga



Ao menos 10 homens fortemente armados fizeram reféns todos os policiais militares da cidade de Paranatinga (a 370 quilômetros da Capital) e invadiram a agência do Banco do Brasil, anteontem à noite. Para render os PMs os bandidos metralharam duas viaturas no pátio de um posto de combustível da cidade. O assalto, na modalidade “novo cangaço”, ocorreu, por volta das 23 horas.

Com os policiais rendidos, seguiram para a agência onde entraram a tiros, colocaram quatro bananas de dinamite nos dois cofres, mas não conseguiram explodi-los. Haveria cerca de R$ 1 milhão guardado – contando com os caixas eletrônicos que não foram danificados. Como não obtiveram êxito, levaram os policiais fazendo-os reféns em duas viaturas.

Segundo os policiais, os bandidos seguiram pela MT 130, que liga Paranatinga a Sorriso. Após saírem da cidade, eles atearam fogo em um veículo e os policiais reféns foram liberados. Os militares disseram que tiveram muita sorte, pois os bandidos poderiam tê-los executados.

Os policiais explicaram que foram rendidos numa barreira policial, num posto de combustível da cidade. Ao abordar um Corolla, no posto de combustível, o motorista se recusou a atendê-lo. O militar verificou que o veículo continha várias sacolas e comida enlatada.

No momento da abordagem, os bandidos desceram e correram até a viatura e começaram a atirar perfurando a frente do carro da Polícia Militar. Eles então renderam os PMs que entregaram suas respectivas armas. Um dos policiais, para não ser baleado, chegou a correr, mas foi localizado pelos assaltantes.

De lá, seguiram com os policiais – fazendo-os de escudo humano - até a agência bancária. Os ladrões chegaram a colocar explosivos em dois cofres, mas não conseguiram explodi-lo. Eles não conseguiram detonar a dinamite corretamente.

Policiais da Gerência de Combate do Crime Organizado (GCCO) confirmaram o uso de dinamite para arrombar os dois cofres. “Esses cofres são altamente resistentes e não foram danificados”, explicou um dos policiais. A dinamite seria parte do lote de 900 explosivos roubados de uma empresa que faz prospecção de petróleo na cidade de São José do Rio Claro, no início do mês.

Conforme funcionários da agência bancária, ontem seria feito o pagamento dos servidores municipais e funcionários do frigorífico Marfrig. “Só o Marfrig emprega mais de 1000 pessoas e provavelmente os bandidos estavam de olho nesse dinheiro”, informou um policial. O carro forte que trouxe o dinheiro para Paranatinga chegou anteontem no município e fez o reabastecimento das agências bancárias e dos caixas eletrônicos.

Em menos de dois anos, a agência bancária do Banco do Brasil sofreu três assaltos, todos na modalidade “novo cangaço”, onde os bandidos pegam clientes, funcionários ou policiais como escudo humano para praticar a ação criminosa. Com tantos assaltos, a população se sente insegura, principalmente em relação a período de pagamento de servidores e funcionários do frigorífico Marfrig.

No dia 4 de agosto de 2009, oito homens fortemente armados invadiram a agência do Banco do Brasil de onde levaram todo o dinheiro do cofre – cerca de R$ 1 milhão – e fugiram em três carros levando três funcionários reféns. Um dos veículos foi totalmente queimado, para não deixar pistas.

Em dezembro daquele ano, um novo assalto. Na ocasião, 10 homens armados com fuzis e espingardas calibre 12, invadiram a cidade, por volta das 9 horas. Clientes e funcionários das agências, e pessoas que estavam nas ruas foram usados como escudo humano, enquanto os bandidos limpavam os cofres e as máquinas de auto-atendimento.

Segundo a Polícia, os assaltantes conseguiram levar dinheiro apenas do Banco do Brasil. Eles também atacaram o Banco Bradesco, mas o cofre tinha um sistema especial de proteção, que impediu o roubo. (AR)

OUTRO ROUBO – Antes da ação em Paranatinga, no início da tarde de anteontem, uma quadrilha invadiu a agencia do BB de Nova Monte Verde e levaram dinheiro, cuja quantia até o fim da manhã de ontem ainda não tinha sido divulgada pela polícia. A quadrilha fez vários clientes reféns para fugir. Até então, ninguém ainda havia sido preso.

Pagot será exonerado do DNIT após férias


A queda de Luiz Antonio Pagot do DNIT é, sem dúvida, um episódio emblemático para Mato Grosso. Por isso mesmo, merece reflexão. Elevado a um dos cargos mais cobiçados do Governo Federal, pelas mãos hábeis de seu padrinho político Blairo Maggi, Pagot não soube dar a devida envergadura política à função.

No primeiro solavanco no planalto brasiliense, caiu prematuramente.

É óbvio que há muito mais "detalhes", como intrigas e jogo de interesses, alinhavando essa história. Entre elas, o "fogo amigo" no PR, vindo provavelmente, como comentado nos bastidores do Congresso, do deputado Sandro Mabel (GO), desafeto declarado do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (AM).

Mas isso, ao que parece, foi o que menos pesou.

Executivo competente e de visão estratégica, Pagot fez no DNIT basicamente aquilo que já havia feito no Governo Blairo Maggi, quando ocupou cargos cobiçados na área de infraestrutura. Chamou para si a responsabilidade, adotou fórmulas ousadas e fez a engrenagem funcionar.

Aqui, em Mato Grosso, como lá, em Brasília, se cercou de poucos e nutriu inimizades com muitos - fato que poderia ser considerado corriqueiro, sobretudo, para quem ocupa uma pasta com orçamento de R$ 15 bilhões.

O problema, ao que consta, foi a falta de habilidade política.

A verdade é que Pagot assumiu o DNIT "sangrando". Quem não se lembra da campanha do PSDB contra sua indicação? Um dos fatos usados à época é que ele fora "funcionário fantasma" do Senado, como assessor do falecido Jonas Pinheiro (DEM). Na mesma época, se disse, ele morava no Rio de Janeiro e também prestava serviços no Amazonas, ao grupo empresarial do senador Maggi.

Por conta dos ataques sucessivos, Pagot foi indicado pelo presidente Lula numa situação delicada. A então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi absolutamente contra a nomeação. Mas teve que engolir, a seco, a vontade do então presidente.

Analisando-se tal fato em perspectiva, é possível entender melhor a fragilidade e a vulnerabilidade de Pagot, que, ao mesmo tempo em que teve que arregaçar as mangas para destravar mais de 50 obras do DNIT, deveria ter se dedicado ao seu fortalecimento político.

Pagot andava distante até mesmo de seu padrinho Maggi, que, em situações importantes, parece ter feito pouco - ou nada - para lhe ajudar. O exemplo mais sintomático e recente foram os ataques sucessivos disparados pelo verborrágico senador Mário Couto, do PSDB paraense.

Do alto da tribuna do Senado, Couto destroçou Pagot, tachando-o de "corrupto", "ladrão" e "patife", entre outros. Maggi, presente no mesmo recinto, apenas observou, fingiu que não era com ele e deu de costas. Nenhuma manifestação de solidariedade, nenhum reles aparte...

Em suma: na política, não basta realizar. É preciso envolver grupos distintos, simpatizantes - e até desafetos - em uma aura favorável. É preciso atender bem, dialogar, ouvir e, na medida do possível, atender a pedidos. Sem isso, sem essa dramaticidade, a roda não gira.

Nesse aspecto, ao que tudo indica, Pagot pecou. Assim como pecou ao não dialogar com a sociedade através da imprensa. Em Mato Grosso, por exemplo, é difícil encontrar alguém que saiba dizer, ao certo, o que o diretor-geral do DNIT viabilizou em obras e estradas.

Ao se fechar em uma espécie de casulo, Pagot deixou de dar seqüência a um trabalho que se revelaria, sem sombra de dúvidas, de extrema importância a Mato Grosso. Não só no aspecto físico (obras), mas também no político (prestígio).

Com a queda de Pagot, fecha-se um ciclo. Fecha-se a era Blairo Maggi, iniciada em 2002 e cujo protagonista principal soube elevar Mato Grosso a um patamar de influência nacional que há tempos não se via.

Em meio às lágrimas, de um lado, muitos outros comemoram a derrocada vergonhosa de Pagot, que foi, na verdade, demitido via imprensa - e, talvez, sem ter a devida culpa no cartório.

Independentemente de paixões, todos nós perdemos. Agora, quem sabe, o consolo seja aguardar mais uns 50 anos para que Mato Grosso consiga emplacar outra figura em cargo de tamanha relevância no cenário político nacional.

Midia News