terça-feira, 20 de setembro de 2011

Maggi avalia gestão de Silval Barbosa e dá nota 6



Sempre tentando evitar críticas à gestão do atual governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), o senador por Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), não conseguiu fugir às comparações entre o seu Governo e a atuação do peemedebista durante entrevista ao telejornal "RDTV", do site RDNews.

Pressionado a dar uma nota para o seu sucessor, Maggi disse que o valor seria "mediano": "seis ou sete", mesma nota com a qual classifica sua atuação à frente do Palácio Paiaguás, em dois mandatos.

Para o republicano, cada um tem uma forma de governar, e a maneira de Silval se aproxima de um modelo descentralizador. Mas, para ele, isso não quer dizer que Silval não tenha, ainda, pegado as rédeas do Governo.

"Silval tem um ano e cinco meses de Governo. Eu era mais centralizador, não deixava as pessoas ficarem falando uma coisa, retrucando outra. Era eu quem falava. Ele prefere trabalhar de outro jeito, mas cada um tem estilo", disse o senador.

Maggi destacou ainda não sentir falta alguma de sua época como governador do Estado e disse ter saído com a sensação de "dever cumprido". Para o republicano, Mato Grosso avançou muito durante seus quase oito anos de Governo, apresentando crescimentos econômicos e sociais significativos, ainda que em outras áreas o Estado não tenha alcançado o resultado esperado.

Segurança Pública

O senador acredita que uma dos pontos que não avançaram significativamente durante a sua gestão foi exatamente a área de Segurança Pública, que hoje se tornou um dos maiores problemas enfrentados pela gestão Silval Barbosa.

"O ideal, para a Polícia Militar, é ter 11 mil homens. Mas, nunca conseguimos chegar perto disso. Consegui chamar três mil homens e, pelo outro lado, saíram 2 mil (por aposentadoria ou afastamento)", lamentou o ex-governador.

Maggi disse que falta à sociedade o entendimento de que o Governo deve respeitar limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. "Se ele passar disso (do limite), pode ser punido", explicou.

Insegurança

O republicano avaliou que a culpa pela insegurança que hoje toma conta do Estado não pode somente ser jogada nas costas do Executivo, citando a incorporação de mais 1,2 mil homens na Polícia Militar, a fim de melhorar o patrulhamento em Mato Grosso. Para Maggi, o problema tem raízes mais longe, na falta de estrutura familiar que atinge a sociedade.

"Não é falta de Polícia. Se não voltarmos à organização social para que a família se preocupe com os seus e dissermos que o Estado tem que fazer isso, estamos perdidos. A responsabilidade de fazer com que as pessoas sejam de boa índole é da família", alegou.

Maggi criticou também a legislação atual, ressaltando alguns pontos falhos que facilitam o aumento da criminalidade, como a maioridade penal, que é de 18 anos. "Tem projetos no Senado para diminuir a maioridade penal para 16 anos. Acho que, quando chegar a hora de votar, vai passar (ser aprovado), porque as coisas estão passando dos limites", disse.

Segundo o senador, existem criminosos que já conhecem a legislação e sabem o que podem ou não fazer para evitar a prisão. Alguns, até mesmo, usam os menores de idade como "testas de ferro", para cometerem os delitos, porque sabem que eles não podem ser detidos.

Saída de Maia

Sobre a saída do coronel Alexander Torres Maia, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente por pressões políticas, Maggi ironizou: "O Maia teve um atrito político com a Assembléia Legislativa nessa questão do meio ambiente, até por ser mais técnico. Não dá para mandar a Assembléia embora ou mudar o Governo. É mais fácil trocar ele (de posição)", disse.

No entanto, o republicano afirmou que defende que o governador deve ter autonomia para montar sua equipe. "Não acho que são os partidos que devem fazer as secretarias no Governo", ressaltou.

Briga entre panicats continua



Nicole Bahls não ficou nada satisfeita com a participação da ex-colega Dani Bolina no "Tudo É Possível", da Record.

No quadro "Vale Tudo, Só Não Vale Mentir", a ex-participante de "A Fazenda 4" disse que algumas assistentes de palco do "Pânico" (Rede TV!) se prostituem.

"Em resposta a ser acusada de garota de programa, perto de algumas panicats me considero virgem", escreveu Bahls no Twitter.

A panicat atacou ainda a colega por supostamente usar alguém para atualizar seu Twitter.

"Não tenho um milhão de seguidores porque não quero pagar alguém para fazer esse tipo de serviço", afirmou. "A panicat diva com a soma de dois milhões de seguidores não conseguiu segurar a farsa na votação da 'Fazenda'... Realidade dói."

Acusada por alguns internautas de estar com inveja do sucesso de Dani Bolina, ela reagiu novamente.

"Inveja... De quem usa aplique... Maquia as estrias... Faz macumba... Cheia de tatuagem... Nem formada é?", escreveu. "Inveja? Faz-me rir..."

Ela ainda fez questão de afirmar que as duas nunca foram amigas.

"Perdi minha avó com câncer nem ligou... Nunca fui na casa dela... Me cobrando consideração?"

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

9 BPM impede que bandidos saiam no lucro em caixa eletrônico





Na madrugada desta segunda-feira, 19/09, policiais militares do 9 BPM - Coxipó impediram o que seria mais um roubo bem sucedido de caixa eletrônico. A rapidez com que chegaram ao local da ocorrência foi crucial para que os criminosos não tivessem tempo para lograr êxito na ação.

Após chegarem no posto Simarelli, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, a 1000 metros da ponte do Rio Coxipó, os criminosos renderam os frentistas e os trancaram no banheiro do posto, contudo, ao realizarem a colocação dos explosivos, a ação foi mal sucedida e a explosão não abriu o cofre, apenas arrebentou a parte externa do caixa eletrônico e causou danos materiais à loja de conveniências.

O que os criminosos não esperavam, é que não teriam tempo para realizar uma nova explosão, já que câmeras do CIOSP, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública captou a movimentação suspeita no trevo da Fernando Correa com a Av Palmiro Paes de Barros, desta forma, os operadores acionaram as guarnições do 9 BPM, que não demoraram mais do que 3 minutos para chegar ao local e impedir que uma nova explosão fosse realizada.

O Sargento Cristiano, responsável pelo policiamento na madrugada em que o crime foi comentido falou ao site Campinews que as orientações do comando do 9 BPM Coxipó são para apertar o cerco contra os criminosos que praticam esta modalidade de crime e que a polícia militar de toda a região do coxipó está trabalhando diuturnamento para prender as quadrilhas especializadas que atuam na região.

A pouco mais de duas semanas, uma quadrilha foi presa na área do 9 BPM Coxipó, 07 (sete) criminosos foram presos e 01 (um) morreu no confronto com policiais da área em uma tentativa também frustrada em Santo Antônio do Leverger - MT.

A pouco mais de uma semana, criminosos realizaram o roubo ao caixa 24 horas do Mercado Tijucal, na avenida principal do bairro tijucal.

Na ação desta madrugada, ninguém foi preso, contudo, também não conseguiram levar nenhum dinheiro e na tentativa de empreender fuga e fugir do confronto com os policiais militares, os criminosos não esperaram a polícia para ver o que ia dar e empreenderam fuga.

É a terceira vez que o posto em questão é assaltado.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Bando estoura mais um caixa eletrônico em Cuiabá



Por volta das 04h00min deste feriado, um bando de 06 criminosos fortemente armados estouraram um caixa eletrônico no Supermercado Tijucal, na Avenida Espigão, principal via de acesso do bairro Tijucal.

Os assaltantes utilizaram um veículo GM Blazer Branca e um veículo VW Gol Preto para realizar a ação que foi filmada por câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais nas imediações.

A ação não durou mais do que 06 (seis) minutos e não possibilitou chance de reação por parte das forças policiais que participaram do cerco em busca dos assaltantes.

Os criminosos utilizaram uma banana de dinamite para realizar a explosão do caixa eletrônico 24 horas que foi tão forte que a tampa do caixa foi parar a aproximadamente 100 metros do local, arremessada para o outro lado da rua.

As imagens mostram criminosos armados com armas longas e pistolas. Não se sabe ainda o valor que foi roubado pelos meliantes.

O proprietário do supermercado adiantou que vai pedir a retirada do equipamento do local, já que o prejuízo e o risco não compensam as vantagens de possuir um caixa eletrônico dentro de seu estabelecimento.

O 9 Batalhão de Polícia Militar, que opera na região do coxipó informou que este foi a primeira tentativa bem sucedida desta modalidade de crime nos últimos meses, já que, nas últimas 04 (quatro) vezes, houve confronto, sendo que em Barão de Melgaço, um dos criminosos morreu durante a troca de tiros.

Esta modalidade criminosa vem crescendo muito em Cuiabá e mesmo utilizando-se de explosivos e tendo as notas todas pintadas durante a exolosão do caixa, os criminosos
não se inibem em praticar o crime.

Esperamos que com o retorno da Polícia Civil ao trabalho, as coisas possam melhorar. O trabalho da Polícia Militar está sendo muito bem realizado, contudo, se não houver a investigação após a prática delituosa para a prisão dos criminosos, não há o que se falar em segurança pública de qualidade.

Talvez o Governador entenda que, segurança pública se faz com gestão de recursos humanos e valorização da mão de obra especializada, portanto, os policiais, devem sim, perceber melhores salários, frequentar cursos de capacitação e treinamento e sobretudo, estar de posse de equipamentos superiores aos dos criminosos.

PM prende assaltantes no baú em Cuiabá


Policiais militares prenderam cinco assaltantes que participaram de um assalto na modalidade “saidinha de banco”, ocorrido na tarde de segunda-feira (5), no bairro do Baú, em Cuiabá.

Foram presos Rafael Reginaldo Félix dos Santos, 24, Rodrigo Francisco Marques da Cruz, 18, Jonathan Peixoto dos Santos, 20, Carlos Augusto Marques, 28 e um adolescente de 16.

Segundo policiais militares, dois deles, ocupando uma motocicleta Fan preta, renderam uma senhora de 45 anos, que havia sacado R$ 2,5 mil da agência do Bradesco, na Avenida Rubens de Mendonça. No estacionamento, ela foi obrigada a entregar a bolsa com dinheiro e documentos.

Horas depois, a PM localizou a moto abandonada, em frente a uma padaria, na Rua Marechal Deodoro. Ao fazerem buscas, perceberam que dois ocupantes numa Honda vermelha se aproximaram para levar a moto abandonada.

“Então, prendemos os quatro e dois deles foram reconhecidos no roubo. Eles ainda nos levaram até o Jardim Vitória, onde prendemos os demais integrantes do bando”, explicou um dos policiais.

O dinheiro e o revólver usado no assalto não foram localizados.

domingo, 4 de setembro de 2011

9 Batalhão Coxipó estoura "Boca de Fumo" no São Gonçalo



Na madrugada do dia 02 de Setembro, Sexta-feira, equipes do 9 BPM - Coxipó estouraram uma "Boca de Fumo" no bairro São Gonçalo, na região do Coxipó. Segundo informações do Sargento Cristiano, os policiais estavam em rondas pelo bairro quando notaram a atitude suspeita de um veículo Golf Azul.

Os policiais realizaram a abordagem ao veículo e durante a busca pessoal, localizaram 14 (quatorze) trouxinhas de cocaína, 02 (duas) de pasta base, aproximadamente 1 Kg de maconha, 23 (vinte e três) ampolas de efedrina (estimulante de uso proibido), além de uma balança de precisão utilizada pelos traficantes para pesar a droga.

O local é conhecido como "Boca do Michell". Foram presos em flagrante Michell Denis Lopes da Silva, que estava cumprindo 08 anos de prisão por tráfico de drogas em regime semi-aberto e Graziano Espírito Santo.

O 9 BPM - Coxipó tem demonstrado bons resultados no combate ao tráfico de drogas e aos roubos a residência em toda a área do coxipó, com prisões em flagrante em toda a região que vai da ponte do Rio Coxipó até o Viaduto da Rodovia Imigrantes, na Avenida Fernando Correa da Costa, atendendo mais de 50 (cinquenta) bairros em média.

"A Polícia Militar tem sido incansável no combate aos crimes que assolam a capital cuiabana, trabalhando diuturnamente para assegurar o trabalho e a qualidade de vida do cidadão de bem do estado de mato grosso, em especial da área do coxipó e adjacências", comentou o Sargento Cristiano por ocasião do flagrante.

Assaltantes de banco são presos pela PM em Barão de Melgaço










A Polícia Militar consegue frustrar assalto a caixa eletrônico em Santo Antônio de Leverger na madrugada do dia 02 de Setembro, sexta-feira.

As guarnições de serviço observavam que um corolla prata estava em atitude suspeita nas imediações do Banco do Brasil, ao se aproximar para realizar a abordagem, os suspeitos efetuaram fuga em direção a Barão de Melgaço. As guarnições da PM de Barão foram acionadas e se deslocaram em direção a Santo Antônio quando depararam com o veículo Corolla Prata,momento em que iniciou intensa troca de tiros com a PM. O grupo tinha ainda o apoio de outro veículo Corolla prata e de um Uno preto.

No local, um dos suspeitos morreu na troca de tiros e outros 07 (sete) foram presos. Foram apreendidas 02 (duas) pistolas, 01 (uma) escopeta calibre 12 e 01 (uma) banana de dinamite que seria usada na ação para explodir o caixa eletrônico, 02 (dois) veículos Toyota Corolla Prata, 01 (um) Fiat Uno Preto.

O assaltante Jacklilee Rosa do Nascimento Gonçalves, 26, morreu no local e foram presos Aviner San Martim de Arruda, 18, Assetildes Martins Ribeiro, 30, Renato Porto da Silva, 26, Fábio Júnior da Silva, 29, Luan Martins Borger, 22, e Cleyton Evangelista da Silva, 33.

Além das guarnições policiais de Santo Antônio do Leverger e de Barão de Melgaço, participaram da operação 03 (três) Guarnições do 9 BPM - Coxípó e 02 (duas) equipes do BOPE/PMMT.

Mais uma vez, a polícia militar prova seu valor e consegue realizar sua missão constitucional com eficiência.

Nas últimas 24 (vinte e quatro) horas, é o segundo roubo a caixa eletrônico impedido pela Polícia Militar.

Que bom que ainda resta uma centelha de segurança pública no estado de Mato Grosso. Estes policiais devem ser valorizados. O estado deve prover a motivação dos recursos humanos das polícias, já que são o grande diferencial das instituições. Não adianta falar em segurança pública sem o profissional motivado, capacitado e acima de tudo, ganhando um bom salário e fazendo jus a sua profissão.

Bom trabalho polícia militar.