quarta-feira, 15 de junho de 2011
Presidente da Agecopa quer reduzir desapropriações
Ao apresentar relatório sobre o andamento dos preparativos de Cuiabá para o Mundial de 2014 em reunião com o Conselho de Acompanhamento da Copa, o presidente da Agecopa, Eder Moraes, destacou que a autarquia está adaptando projetos para reduzir ao máximo a necessidade de desapropriações nos trechos onde haverá intervenções para as obras de mobilidade urbana.
“"As equipes técnicas estão fazendo todas as adaptações possíveis para que as desapropriações sejam minimizadas nos pontos onde haveria muito impacto, sem que isso inviabilize a execução do projeto”", afirmou o presidente durante o encontro realizado na tarde de segunda-feira (14.06) no Palácio Paiaguás.
Moraes destacou que as obras serão realizadas nos mesmos moldes propostos. “"Se o projeto básico prevê uma pista dupla, a obra continuará a mesma. Porém, vamos fazer desvios quando possíveis e desapropriar áreas de estacionamento e terrenos baldios. Queremos evitar transtornos para os moradores das regiões"”, destacou.
Com base nos projetos básicos, as equipes técnicas da Agecopa estão identificando as faixas de atingimento na adequação do sistema viário do 9° BEC na rua das Mangueiras, nas duplicações da avenida Senegal e da avenida Doutor Meirelles. Nos trechos onde a maioria dos espaços são desabitados, como por exemplo, na avenida Vereador Juliano Costa Marques (atrás do Shopping Pantanal) ou na avenida Via Parque do Barbado, os projetos não sofrerão alterações.
Na reunião presidida pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, o presidente da Agecopa e os diretores Yênes Magalhães (Planejamento), Roberto França (Comunicação e Marketing), Jefferson de Castro (Orçamento e Finanças) e Yuri Bastos (Assuntos Estratégicos) detalharam os principais projetos de cada segmento coordenado pela autarquia.
A Arena Pantanal ganhou destaque entre as obras, com 23% do planejamento já executado. Os projetos de obras de desbloqueio também foram explicados. Na quinta-feira (16.06) sairá o resultado da licitação de empresa para execução da obra prevista para a rua das Mangueiras.
Este ano o Conselho já se reuniu duas vezes para acompanhar as obras da Copa. Eder Moraes frisou que a divulgação das informações é uma medida prevista na lei que criou a Agecopa e que assegura transparência em todo o processo de preparação de Mato Grosso para Mundial.
“"Nas próximas semanas a Agecopa irá até a Câmara dos Vereadores de Cuiabá para detalhar novamente os projetos em audiência pública. A diretoria da Agência já esteve lá em março e voltaremos sempre que for preciso. A participação da população é fundamental nesse processo"”, falou Moraes.
Os prefeitos de Cuiabá, Chico Galindo, e de Várzea Grande, Murilo Domingos, e os vereadores da Capital, Arnaldo Penha e Misael Galvão, acompanharam a reunião. Também participaram da reunião representando a bancada federal os deputados federais Neri Geller, Homero Pereira, Valtenir Pereira e Wellington Fagundes.
Midia News
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário