terça-feira, 4 de janeiro de 2011

GEFRON faz uma avaliação do fim de ano na fronteira




O Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) considerou tranquilo o fim do ano de 2010 nos mais de 900 quilômetros de divisa oeste do Estado com a Bolívia. Conforme o comando do Gefron, Ten Cel PM Ibanez, nos últimos quinze dias do ano foram registradas apenas quatro ocorrências.

No dia 20 de dezembro, no posto fixo da Vila Cardoso, o Gefron prendeu Pedro Barbosa dos Santos por porte ilegal de arma. O Grupo recebeu uma denúncia de moradores de que havia um homem próximo a um bar embriagado, portando uma arma de fogo e ameaçando pessoas. Com Pedro foram localizadas duas munições e uma arma calibre 38.

Ainda no posto fixo da Vila Cardoso, no dia 27 de dezembro, o Gefron localizou um veículo roubado. Os policiais receberam a informação de que o caminhão Mercedes Benz de cor verde estava abandonado próximo da cidade. Ao chegar ao local os policiais confirmaram a informação e conduziram o veículo para a delegacia de Porto Esperidião.

No dia 28 de dezembro, os policiais da Base do Gefron em Porto Esperidião realizaram a prisão de quatro pessoas por estarem cometendo crime ambiental. Na região de Posto Pedro Neca, os policiais prenderam Josimar José Gonçalves, Anízio Gomes da Silva e Ângelo Gomes da Silva que estavam pescando no córrego Aguapé. Na delegacia um dos suspeitos informou que na casa da sua tia, Maria Aparecida Gomes da Silva, havia um freezer com pescados. A pesca irregular havia sido praticada por eles no dia anterior.

O GEFRON se destacou em 2010 pelas grandes quantidades de apreensões realizadas conta o tráfico de drogas na região da linha de fronteira. É um projeto inovador, que vem ganhando respaldo pelo trabalho profícuo na área de segurança pública, conseguindo integrar todas as forças reponsáveis pela fronteira brasileira, em especial com o Exército Brasileiro e, desta forma, reforçar a segurança pública dos municípios que compõem a região da fronteira oeste do estado de Mato Grosso. O GEFRON ganhou notoriedade e se tornou o modelo para um projeto chamado PEFRON, do governo federal, o qual objetiva dotar de logística, técnica e doutrina todas as polícias dos estados que possuem fronteiras com outros países, promovendo o combate ao tráfico de drogas e de armas que abastecem todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário