quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Morte em Sorriso pode ter sido o 1º caso de gripe suína em MT


Mato Grosso registrou o primeiro caso suspeito de morte provocada pelo vírus da Influenza A (H1N1), a conhecida gripe suína. Um homem de 30 anos, que estava internado há 8 dias no Hospital Regional de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), faleceu na ala de isolamento da UTI do município. O paciente não morava em Sorriso e, teria passado alguns dias no Paraná, onde pode ter contraído a doença. A notícia é manchete do jornal A Gazeta desta quarta (5).

Segundo a Vigilância Epidemiológica do Estado, por equanto, o caso de óbito é classificado como suspeito. Maria Conceição Vila, superintendente de Saúde Coletiva, cargo vinculado à pasta da Saúde do Estado, explica que a vítima apresentou todos sintomas da gripe H1N1 e faleceu em decorrência de doença respiratória aguda grave e febre. Já foram colhidos materiais do organismo do paciente para a realização de exames que comprovem se a morte foi provocada pela gripe suína. Apesar do primeiro caso de óbito suspeito, a secretaria pede para que os mato-grossenses não entrem em pânico.


Já morreram no país 129 pessoas com gripe suína. Se o caso registrado em Sorriso se confirmar, Mato Grosso passa a compor a lista dos Estados com vítimas fatais, o que deve redobrar o alerta. Em muitos casos, as escolas estenderam o período de férias para evitar aglomeração de pessoas. Até agora foram registrados 13 casos da gripe H1N1 em Mato Grosso. Em Cuiabá, onde o número de infectados é maior, foi confirmado o 7º caso de gripe suína. Desta vez a vítima é um garoto de 9 anos, que esteve hospedado numa pousada em Chapada dos Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário