terça-feira, 28 de julho de 2009

Futuros candidatos republicanos


Dois prefeitos do PR estão dispostos a renunciar ao mandato até abril do próximo ano para encarar candidatura de deputado estadual. Um deles é César Maggi, de Sapezal. Ele é primo do governador Blairo Maggi. Cesar foi reeleito sem adversário nas urnas do ano passado. O outro gestor republicano que já sonha com cadeira na Assembleia é Fernando Gorgen.


A lista com 19 pré-candidatos a estadual, inclusive com os nomes dos dois prefeitos, foi debatida na reunião da Executiva estadual nesta segunda. Foram mais de quatro horas de discussões. Terminou às 22h40. O governador Maggi participou do encontro. A expectativa dos republicanos é garante pelo menos 6 cadeiras na AL. Quanto à Câmara Federal, cinco nomes foram citados, mas somente 2 se mostram mais consistentes.


Quando citaram o nome de César Maggi durante a reunião, o governador disse que a intenção do primo seria de disputar vaga na Assembleia, mas que o projeto não estava completamente definido. Já Gurgen, outro candidato único em 2008 e que teve 3.932 votos, fez discurso no encontro do PR e avisou que será candidato a deputado.


Dos seis deputados estaduais, cinco vão à reeleição. A única exceção é Mauro Savi, que concorrerá à Câmara Federal. Sérgio Ricardo está no páreo à Assembleia, mas sonha ser contemplado com o cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas ainda neste ano.


Os demais deputados do PR que buscarão novo mandato são Jota Barreto, Sebastião Rezende, Wagner Ramos e João Malheiros. Quatro ex-prefeitos republicanos entraram na relação, sendo eles Ondanir Bertolini, o Nininho, de Itiquira; Ezequiel Ângelo da Fonseca, de Reserva do Cabaçal; Dilceu Rossato, de Sorriso; e Zeno Gonçalves, de Rosário Oeste. Apesar de figurar na lista, Zeno não está disposto a entrar na briga eleitoral.


Também são pré-candidatos a estadual pelo partido de Maggi os vereadores Francisco Vuolo, de Cuiabá, Hélio Pichioni, de Rondonópolis, e os presidentes das câmaras municipais de Colíder, Benedito Moreira Brito, o Dito da Empaer, e de Nova Xavantina, Manoel José da Silva, o Branquinho, que foi deputado no ano passado por quatro meses. O PR inclui na lista de virtuais concorrentes o ex-deputado Emanuel Pinheiro; Valmir, de Primavera do Leste; o vice-prefeito de Alta Floresta, Luiz Antonio, o empresário Genésio Gustavo Boer, candidato derrotado a prefeito de Juína nas urnas de 2008, e ainda o ex-deputado Lincoln Saggin.


Quem são os pré-candidatos a deputado estadual do PR: João Malheiros, Wagner Ramos, Jota Barreto, Sérgio Ricardo, Ondanir Bortolini, o Nininho, Emanuel Pinheiro, Francisco Vuolo, Ezequiel Ângelo da Fonseca, Manoel da Silva, o Branquinho, César Maggi, Dilceu Rossato, Valmir (de Primavera do Leste), Luiz Antonio, Genésio Boer, Fernando Gorgen, Zeno Gonçalves, Hélio Pichioni, Benedito Moreira e Lincoln Saggin.


Por enquanto, os republicanos contam somente com dois pré-candidatos à Câmara Federal. O já deputado Homero Pereira buscará a reeleição. A carência de quadros para concorrer ao pleito proporcional levou o comando do PR a pedir empenho das lideranças no sentido de incentivar candidaturas. O pedido foi feito em reunião nesta segunda à noite, quando foi definida a nova Executiva regional.


Desde já o partido anunciou que buscará alianças na proporcional. Além de Homero, outro determinado a encarar a corrida à Câmara dos Deputados é Mauro Savi, que hoje ocupada cadeira na Assembleia e atua como líder do governo Blairo Maggi. Já foi vereador por Sorriso.


Uma terceira candidatura virá com representatividade de Rondonópolis. Três nomes são citados para, ao final, se buscar consenso em torno de uma indicação. O ex-prefeito Adilton Sachetti, hoje secretário de Estado de Políticas Ambientais, e o seu irmão Moisés Sachetti avaliam juntos para tomar decisão familiar sobre candidatura. Um terceiro nome é do vereador e empresário Mohamed Zaher.


Nomes do PR para deputado federal: Homero Pereira, Mauro Savi, Adilton Sachetti, Moisés Sachetti e Mohamed Zaher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário