quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Estudantes podem ser prejudicados com atraso do pagamento do FIES


Os estudantes que pretendem prestar vestibular para uma faculdade particular e já miram o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) podem ter seus planos frustrados.

Ocorre que o Ministério da Educação (MEC) não vem fazendo os devidos pagamentos às instituições de ensino, totalizando um débito de R$ 500 milhões.

Vale esclarecer que o aluno beneficiado tem a mensalidade parcial ou totalmente custeada pelo governo durante o curso e só começa a pagar depois de formado.

Por conta disso, o setor ameaça reduzir e até mesmo cancelar as vagas para novos beneficiários em 2012. Neste ano, R$ 1,1 bilhão foram liberados pela União. As instituições, no entanto, afirmam que mesmo assim falta a quantia referente a matrículas de 2010 e 2011.

Em Cuiabá, nenhuma faculdade quis comentar o assunto, mas a presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios, garante que no Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular havia membros de Mato Grosso presentes e a ideia é pressionar o governo para que os débitos sejam quitados. O MEC, contudo, já teria sinalizado positivamente e o prazo estipulado para regularizar o pagamento é até fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário