quinta-feira, 30 de julho de 2009

Polícia Federal, IBAMA e Força Nacional divulgam o saldo da operação Arco de Fogo em Mato Grosso




A Operação Arco de Fogo, deflagrada em fevereiro de 2008 no estado de Mato Grosso, para o combate do desmatamento ilegal na Floresta Amazônica, apresentou a prisão de 111 pessoas, bem como a instauração de 177 inquéritos policiais como resultado de mais de um ano de atividade.


A operação consta do plano de trabalho do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, com o intuito de desfacelar as quadrilhas e os criminosos ligados à extração e à venda ilegal de madeira em toda a região da Amazônia, contribuindo para erradicar as grandes madereiras que realizam a exploração de trabalhadores e o enriquecimento ilícito com a degradação do meio ambiente. A Operação Arco de Fogo está presente nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Pará.

A operação é desenvolvida através da parceria da Polícia Federal, do Ibama e da Força Nacional de Segurança, a ação, determinada pelo governo federal, aplicou ainda 401 termos circunstanciados de ocorrência nos nove estados pertencentes à Amazônia Legal.

Em Mato Grosso, o pólo da operação se concentra em Sinop. De acordo com informações divulgadas pelo IBAMA, cerca de 578 serrarias e carvoarias foram autuadas durante o período.

O total de madeira apreendido se aproxima dos 50 mil metros cúbicos, além dos 779 mil metros cúbicos de carvão vegetal. A ação também apreendeu 45 motosserras, 169 veículos e 37 armas de fogo.

Os trabalhos da chamada força-tarefa consiste em ações de fiscalização em madeireiras e carvoarias nas regiões identificadas como potenciais para a prática de crimes ambientais.

À Polícia Federal cabe investigar os crimes ambientais, realizar trabalhos de inteligência geográfica, levantamento de empresas, planos de manejo e créditos de madeira fictícios. O objetivo é identificar os beneficiários econômicos do desmatamento, ou seja, aqueles que lucram com a atividade criminosa. A fiscalização administrativa é feita pelo Ibama, com aplicação de multas quando constatada alguma irregularidade.

A Força Nacional de Segurança Pública dá o apoio ostensivo às atividades. Ainda no âmbito da Arco de Fogo, a Polícia Federal desencadeou mais três operações de repressão à crimes ambientais na Amazônia, uma delas, em Mato Grosso. A operação Termes, ocorrida em 29 de abril de 2008, desarticulou um esquema criminoso de liberação de cargas irregulares de madeira e resultou no cumprimento de 59 mandados de prisão e 67 mandados de busca e apreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário