quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ex-vereadores são ouvidos no caso da morte de Frederico Fernandes


Esteve no município na quarta-feira passada (11) o ex-prefeito de Nova Xavantina Esdras Rodrigues Fernandes que se encontra fechado no presídio de Água Boa cumprindo pena pela morte de José Frederico Fernandes.

Seis pessoas foram convidadas pelo juiz para serem ouvidas, sendo 4 ex-vereadores que detinha mandato na época em que Frederico foi brutalmente assassinado. Dentre os ex-vereadores convocados esteve diante do juiz e de Esdras, o senhor Inelson Bosa, Maria de Lurdes, Edson Augusto e Dra. Silvia. O juiz quis ouvir também o atual chefe da CIRETRAN de Nova Xavantina, senhor Elias Bueno que era secretário a época e o bioquímico Dr. Carlos.

Segundo uma das pessoas convocadas pela justiça para ser ouvida, Esdras estava magro e com aparência abatida.

Há 12 anos Esdras foi acusado de ser o mandante do crime que vitimou o titular do cargo de prefeito de Nova Xavantina José Frederico Fernandes. Esdras assumiria a prefeitura na falta do titular, já que era vice-prefeito. O caso ganhou repercussão nacional e Esdras chegou a assumir a prefeitura, mas teve o mandato cassado e chegou também a ficar preso, porém saiu por força de um habeas corpus.

Segundo investigação da policia civil, na época comada pelo delegado Dr. Jales Batista, Esdras contratou Abner Arruda para agenciar pistoleiros para matar Frederico. Depois do “serviço” feito, Abner teria uma secretaria na prefeitura, já que Esdras seria empossado no cargo de prefeito. Abner diante da proposta foi até o município de Canabrava do Norte e contratou dois pistoleiros para vir a Nova Xavantina “fazer o serviço”. Os pistoleiros ficaram por volta de 15 dias no município até encontrar o momento oportuno de entrar em ação, até que no dia 30 de março por volta das 21 horas na chácara em que Frederico estava morando os pistoleiros o assassinaram disparando contra ele vários tiros, inclusive usando armas de grosso calibre.

A comunidade ficou perplexa à época uma vez que Esdras se intitulava evangelico e membro da igreja Assembléia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário