quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Preso o maior assaltante de caixa eletrônicos de Mato Grosso
Um dos maiores assaltantes do país foi preso na noite de ontem pela Delegacia de Roubos e Furtos no bairro Mané Pinto, em Cuiabá. Ele é suspeito de vários assaltos e arrombamentos de caixas-eletrônicos.
Evandro Fernandes França Dias, o "Vandinho", somente em Mato Grosso tinha duas prisões preventivas em aberto e quatro inquéritos em andamento por assaltos e arrombamentos. Ele ainda tem um mandado de prisão na Bahia e é investigado por assaltos nos Estados da Paraíba e Pará.
Em Mato Grosso, Vandinho é suspeito de comandar a quadrilha que realizou o famoso assalto no Edifício Milão, na avenida Issac Póvoas, centro de Cuiabá. Na ocasião, cofres de várias salas comerciais foram levados pela quadrilha, causando um prejuízo milionários no local.
Segundo a delegada Elaine Fernandes, o preso atuava como mentor, organizador e ainda dava suporte logísitico aos assaltante que comandava. "Em alguns casos ele ainda participava da ação. Se trata de um dos maiores bandidos ddo Brasil", disse.
Uma denúncia anônima levou os investigadores da Especializada até o suspeito. Após levantamentos os policiais encontraram Evandro em uma residência, na Rua Rondonópolis, bairro José Pinto, em Cuiabá.
Evandro foi levado a Delegacia de Roubos e Furtos e depois será encaminhado a Penitenciária Central de Cuiabá.
A Polícia Civil contabilizou, ao menos, 40 arrombamentos de caixas eletrônicos na conta do assaltante Evandro Fernandes França Dias, o “Vandinho”, 22.
Segundo a delegada Evandro responde a quatro processos por arrombamento de caixas eletrônicos ocorridos desde 2009 em Mato Grosso, sendo três por roubo e um por furto.
“Podemos dizer que ele (Evandro) é um dos maiores arrombadores de caixas eletrônicos do Brasil, e não só de Mato Grosso", disse a delegada.
Vandinho tem prisão preventiva decretada também pela Justiça da Bahia. Além disso, é investigado por roubos em caixas eletrônicos no Pará e também na Paraíba.
Ao fazer a checagem da ficha criminal, a Polícia descobriu que Vandinho está com a prisão preventiva decretada, desde maio de 2009, quando a Polícia Civil desencadeou a Operação Frente Fria, para prender assaltantes de caixas eletrônicos.
A delegada observou que a participação de Evandro é no apoio logístico, dando suporte ao bando. “Ele também participou de alguns assaltos, mas a função dele mesmo era o suporte”, explicou Elaine Fernandes.
No assalto na Bahia, ele contou com outro especialista em arrombamento de caixas eletrônicos - o comerciante Genésio Eufrásio, morador em Cuiabá e preso em agosto deste ano em Floriano (PI), e também preso há dois anos, durante a Operação Frente Fria.
No Piauí, Genésio foi preso junto com mais oito assaltantes, sendo seis de Cuiabá.
Dias antes, outros assaltante de Mato Grosso, também especializado em arrombamento de caixas eletrônicos, foi preso atuando no Estado de Maranhão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário