quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Vereadores proibidos de utilizar celulares durante seção


Os 19 vereadores de Cuiabá estão proíbidos de fazer uso de telefone celular e/ou ler jornais no plenário durante as sessões ordinárias. O projeto de resolução que alterou a Redação do Art. 3º, parágrafo segundo, do Regimento Interno, foi aprovado nesta quinta (14).


Para validação da proposta de autoria do vereador Francisco Vuolo (PR), foram computados 13 votos favoráveis, duas abstenções e duas ausências. “O uso do celular nos impede de prestar atenção na matéria que está sendo votada e deixa uma péssima imagem aos munícipes que assistem às sessões” defende Vuolo.


É comum vermos os parlamentares lendo jornais e falando ao telefone, principalmente aqueles que se envolveram em escândalos, como era o caso do vereador cassado, Ralf Leite (PRTB). O ex-parlamentar não "desgrudava" do aparelho celular, conversava frequentemente com assessores, familiares e advogados. O uso do celular era tão recorrente que muitas vezes Ralf parecia não estar prestando atenção no transcorrer da sessão. Outra cena comum é a de parlamentares lendo jornais.

Em verdade, deverá ocorrer uma reeducação por parte dos vereadores para que determinados costumes deixem de ocorrer. O artigo alterado já vedava que os vereadores fumassem no plenário. A resolução passa a valer na próxima semana e o não cumprimento pode acarretar crime de quebra de decoro parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário